Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FOI PARA O IML

Corpo de Gugu Liberato deixa hospital em Orlando após retirada de órgãos

REPRODUÇÃO/RECORD

O apresentador Gugu Liberato no palco do Canta Comigo, programa que comandava na Record

O corpo de Gugu Liberato deve chegar ao Brasil durante a semana, após os trâmites nos Estados Unidos

REDAÇÃO

Publicado em 24/11/2019 - 17h19
Atualizado em 24/11/2019 - 17h39

O corpo de Gugu Liberato (1959-2019) não está mais no hospital Orlando Health Medical Center, nos Estados Unidos. Na tarde deste domingo (24), após a realização do processo para a retirada dos órgãos para a doação, o corpo foi levado para o que é equivalente ao Instituto Médico Legal norte-americano. Lá, será emitido o atestado de óbito.

"Nesse instituto, o corpo fica aproximadamente 24 horas, depois é transferido para uma casa funerária", informou o repórter Fabio Menegatti, que entrou ao vivo dos EUA no plantão de jornalismo da Record dentro do programa Hora do Faro.

Segundo a assessoria de Gugu, os procedimentos para a retirada dos órgãos começaram na noite de sábado (23) e duraram mais de seis horas. A instituição Our Legacy foi a responsável pelos trâmites de retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.

Antes do início da cirurgia, a equipe médica do hospital fez uma menção de honra a Gugu e os familiares leram um texto escrito por eles em primeira pessoa, como se fosse do próprio Gugu. Leia abaixo na íntegra:

"Deus, em sua infinita bondade, nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade. Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E, neste momento, quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus".

"Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver. Aos meus familiares, eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

"Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu"

Velório e enterro de Gugu

corpo de Gugu Liberato (1959-2019) será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo em cerimônia aberta ao público. O enterro será no jazigo da família, no cemitério Gethsêmani Morumbi, na zona sul da cidade. Ainda não há confirmação sobre a data exata.

De acordo com a assessoria do apresentador, o corpo deve ficar nos Estados Unidos até quarta-feira (27) para que sejam realizados todos os trâmites para o traslado até o Brasil.

Gugu sofreu um acidente doméstico na quarta (20), em Orlando, onde morava. A morte foi confirmada na noite de sexta (22). Ele sofreu uma queda acidental de cerca de quatro metros em sua casa quando fazia um reparo no ar-condicionado.

Logo após o acidente, ele deu entrada no hospital Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão, deu entrada em escala de Glasgow de 3 (usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente) e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. 

A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico.

Atendendo a uma vontade de Gugu, todos os órgãos foram doados. Segundo informações da equipe médica responsável, essa doação poderá beneficiar até 50 pessoas.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.