Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FALA PRECONCEITUOSA

Bella Falconi desabafa após ser chamada de autista por Rodrigo Branco

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Bella Falconi em foto publicada no Instagram em 2 de abril de 2020

Bella Falconi em ensaio fotográfico para seu Instagram; musa fitness é amiga de Rodrigo Branco há quatro anos

REDAÇÃO

Publicado em 2/4/2020 - 22h48

Bella Falconi se pronunciou após ser chamada de autista por Rodrigo Branco, ex-diretor da Band. O também guia turístico gerou revolta nesta semana após falas racistas em relação à âncora Maju Coutinho e Thelma Assis, do BBB20. "Eu não compactuo com nada pertinente ao preconceito, mesmo porque sou tia de uma criança especial", desabafou a influenciadora digital em sua rede social nesta quinta-feira (2).

Branco, que é guia turístico de famosos nos Estados Unidos, foi acusado de racismo ao falar de Thelma e da apresentadora Maria Júlia Coutinho, do Jornal Hoje. Na segunda-feira (30), o ex-diretor de TV participou de uma live da influenciadora Jude Paulla e declarou que as duas mulheres só estão em evidência por serem negras.

Hoje, um novo vídeo surgiu nas redes sociais. Na gravação, Branco filma a influenciadora de longe e, ao se aproximar, faz um comentário maldoso. "Sabe que eu senti que a Bella está meio autista depois que voltou do Brasil? Ela fica só no celular. Ela está meio retardada", declarou o guia.

A filmagem viralizou na internet e fez a musa se manifestar sobre o amigo, com quem convive nos Estados Unidos. Bella mora na cidade Dr Phillips, na Flórida, e é amiga do empresário há quatro anos.

"Hoje é um dia muito especial de conscientização a respeito do autismo. Mas, infelizmente, está rodando um vídeo por aí. As pessoas estão me mandando mensagem para saber o que aconteceu. Quem assistiu ao vídeo nitidamente percebe que eu sequer estava escutando o que foi falado", explicou.

"Minha sobrinha, filha da minha irmã (Raphaela Falconi), ela é uma criança especial. Aliás, mais do que especial. Ela é uma criança iluminada, uma criança maravilhosa que nos ensina muito mais do que nós ensinamos a ela", confidenciou.

O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril. A celebração foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2007. "Que hoje seja um dia, realmente, de nos conscientizarmos acerca não só do autismo mas de todas as crianças com necessidades especiais", pediu a empresária.

"Que a gente tenha muito respeito, muito carinho e muito amor por todas essas crianças. Todas elas, sem exceção", enfatizou. "Não vou mais me pronunciar a respeito desse assunto", finalizou a influenciadora digital.

Carta de repúdio de Bella Falconi 

Após revolta nas redes sociais, Preta Gil e Larissa Manoela foram algumas das amigas de Rodrigo Branco que se manifestaram sobre as falas racistas do empresário. Ambas condenaram as declarações preconceituosas sobre Maria Júlia Coutinho e Thelma Assis.

Na quarta-feira (1º), Bella também se posicionou sobre a polêmica do amigo. Em um longo texto de desabafo, ela contou que procurou o guia turístico diretamente para "dizer duras verdades".

Segundo ela, em quatro anos de amizade nunca presenciou "nenhuma situação ou demonstração de racismo". Ao final, ela se disse "abalada e escandalizada" com o conteúdo da transmissão ao vivo.

Leia a carta de Bella Falconi na íntegra:

"Carta aberta a todos os meus seguidores. Principalmente aos que veem me mandando inbox por aqui.

Não é sobre 'passar pano', é sobre ter legitimidade de agir de acordo com o meu coração. E o que estava no meu coração ontem e hoje não era de ir para a internet me manifestar acerca dos fatos decorrentes da live de ontem no Insta da Jude, antes de falar diretamente com o autor dos fatos, a saber Rodrigo Branco.

Quem me conhece sabe que eu repudio toda e qualquer atitude de racismo ou ofensiva e é justamente por essa razão que eu entrei em contato diretamente com o Rodrigo para dizer a ele duras verdades acerca do ocorrido e também de exortá-lo.

Foram diversas mensagens, sem rodeios e sem devaneios. Eu não falaria o que tinha para falar a ele pela internet, uma vez que posso (e devo) falar diretamente a ele. Afinal, não estamos conjecturando a respeito de nada, foram fatos e contra fatos não há argumentos.

Essas diversas mensagens que mandei a ele foram recebidas, lidas e respondidas. Conversei por muito tempo com ele e ele sabe a minha posição e opinião. Eu não sou a juíza desse mundo e não estou aqui para apedrejar nem defender ninguém, senão para deixar o meu mais profundo lamento pela situação.

Manifesto por aqui também meu carinho e solidariedade a Maju e a Thelma, que independente de serem famosas, de trabalharem na TV, são seres humanos que, assim como qualquer ser humano, merecem o respeito de todos.

São mulheres e profissionais incríveis. Ambas! Queria dizer também que, nesses quatro anos de amizade com Rodrigo, eu jamais presenciei nenhuma situação ou demonstração de racismo, e justamente por essa razão fiquei tão abalada e escandalizada com o que ouvi ontem. Acredito que todos tenham se sentido assim.

Ademais, sabemos que cada um responsável pelos seus atos e desejo de coração que essa história tome o curso que deve tomar e que muitas lições sejam aprendidas. Desejo um mundo melhor, melhores relacionamentos, melhores seres humanos e isso inclui cada um de nós.

Que possamos nos sensibilizar cada dia mais uns pelos outros e que tenhamos também ousadia em exortar aqueles que estão ao nosso redor para que atitudes como essas sejam erradicadas do mundo.

Os olhos de Deus estão em tudo e em todos. E há um propósito para todas as coisas embaixo do céu. Maju me Thelma, recebam meu carinho e que Deus abençõe vocês.

Bella Falconi"

Veja vídeo de desabafo de Bella Falconi:

Confira vídeo de Rodrigo Branco que passou a circular nesta quinta-feira:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.