Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Artista, apresentadora e mãe

Atriz mirim que vingou, Fernanda Rodrigues vira guru de infância e lança livro

Raquel Cunha/TV Globo

Fernanda Rodrigues durante participação no programa Tamanho Família; atriz lançará um livro - Raquel Cunha/TV Globo

Fernanda Rodrigues durante participação no programa Tamanho Família; atriz lançará um livro

FERNANDA LOPES

Publicado em 28/9/2018 - 5h18

Fernanda Rodrigues trabalha desde os 11 anos na TV e, de lá para cá, só acumulou funções. Começou como atriz, virou apresentadora de um programa para crianças e blogueira de maternidade. Em outubro, a profissional de 38 anos lança seu primeiro livro, Meu Jeito de Ser Mãe, e confessa que o papel de guru de infância e maternidade lhe veio por acaso.

"Sempre quis ser mãe, já gostava do assunto. Mas, com certeza, depois que a minha filha nasceu, essa vontade de viver tudo que envolve esse universo aumentou muito. Agora com dois filhos, se deixar só falo disso. Não sei se sou referência, mas quero muito poder ajudar! É um momento de muitas aflições e inseguranças, e quando a gente tem essa troca com outras mães dá um carinho no coração", explica.

"Tenho um blog de maternidade há uns seis anos e lá eu conto minhas experiências, troco ideias com mães, dou dicas, recebo um monte de mensagens. É uma rede de apoio que eu acho muito importante. Então resolvi juntar tudo e colocar em um livro. Fiquei dois anos trabalhando nele! Foi meu parto mais demorado e difícil", brinca.

O foco do livro são as experiências de Fernanda com a maternidade _ela é mãe de Luísa, de 8 anos, e de Bento, de 2. Mas, para ter um respaldo maior para suas histórias e opiniões, ela convidou médicos (de especialidades variadas, como obstetras, pediatras e dermatologistas) para participarem de seus relatos.

Ao mesmo tempo em que viajará pelo país para lançar o livro, ela continuará gravando a oitava temporada do programa Fazendo a Festa, no GNT.

Na atração, crianças ganham a chance de terem as festas de aniversário de seus sonhos. Fernanda conversa com elas para pegar todos os "requisitos", repassa os pedidos para as especialistas em cada área (bolo, decoração, recreação) e depois acompanha todo o evento, se jogando nas brincadeiras.

"Esse programa é a minha cara, eu amo festas infantis. É um universo que eu frequento e gosto. Eu me divirto muito apresentando. No início foi um aprendizado, porque era diferente para mim apresentar, mas depois de quatro anos já me sinto em casa! O Fazendo a Festa é meu xodó", conta. Em novembro, ela já começará a gravar a próxima temporada, para o ano que vem.

raquel cunha/tv globo

Fernanda Rodrigues fez sucesso em O Outro Lado do Paraíso como a vilã mesquinha Fabiana

De volta às novelas
Em 2019, Fernanda tem outro projeto ligado à maternidade. Ela entrará em cena no longa Tô Grávida - O Filme, baseado na peça que estrelou ao lado de Paulo Vilhena.

O retorno da atriz à Globo também deve acontecer no ano que vem. Fernanda não diz o nome da novela, mas confirma que estará de volta à teledramaturgia da emissora no segundo semestre.

"Eu amo fazer novela! Fiz a vida toda, né? Sinto falta quando dou essas pausas. Novelas, acho que já fiz mais de 15, com diversos tipos de personagens, e trabalhei com os meus maiores ídolos, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso e Nathalia Timberg", comenta.

As três veteranas estiveram juntas no papel mais recente da atriz. Ela fez sucesso com o público como Fabiana, a herdeira e mesquinha de O Outro Lado do Paraíso. Até hoje os telespectadores falam sobre a personagem com a atriz, que confessa sentir falta de suas falas absurdas.

"Amei fazer uma personagem tão diferente de mim e do que eu já tinha feito na minha carreira. A ponto de as pessoas pedirem pra ela voltar para novela, já que a princípio era só uma participação de dez capítulos. Foi demais! Falam o tempo todo dela comigo, dizem que têm saudade das coisas absurdas que ela falava. Eu também tenho", confessa.

Na Globo desde 1991, Fernanda atuou ainda criança em Vamp e Deus nos Acuda (1992). Mais tarde, fez sucesso em Malhação (1995), O Profeta (2006) e O Astro (2011).

Agora, ela vê a história se repetir: sua filha Luísa já mostrou ter talento e recentemente atuou como uma das crianças da família Von Trapp no musical A Noviça Rebelde. Fernanda imagina que esse seja um caminho sem volta.

"Ela ainda é muito nova, mas se for esse o seu caminho, vamos incentivar, claro! Nós conversamos muito com ela sobre isso, tem que estudar e se dedicar. Mas parece que não tem muita saída, não! (risos)", confessa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.