Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ator aposentado da Globo morre aos 87 anos; última aparição foi em Malhação

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lafayette Galvão em entrevista à Globo; ator morreu aos 83 anos no Hospital Miguel Couto, no Rio - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lafayette Galvão em entrevista à Globo; ator morreu aos 83 anos no Hospital Miguel Couto, no Rio

REDAÇÃO

Publicado em 10/6/2019 - 14h23

O ator, escritor e roteirista Lafayette Galvão morreu aos 87 anos na sexta-feira (7), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta segunda (10) pelo Retiro dos Artistas, onde o ator morava desde 2017. Galvão estava internado no Hospital Miguel Couto, no bairro do Gávea. A causa da morte foi uma sépsis pulmonar, quadro de infecção no pulmão.

Lafayette Galvão nasceu em 12 de julho de 1931, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Sua estreia na televisão foi em Rua da Matriz, minissérie da Globo, exibida em 1965.

O último trabalho de Galvão na Globo foi na novela Malhação ID, em 2009, e ele estava aposentado desde então. Na 17ª temporada da novela adoelescente, o ator interpretou o idoso rabugento Emílio, personagem que implicava com os estudantes do colégio fictício Primeira Opção. Nesta edição, a novela era protagonizada pelos atores Fiuk e Cristiana Ubach.

Em 2008, ele fez participações nas séries Faça a Sua História e Guerra e Paz. Galvão interpretou um padre em A Casa das Sete Mulheres (2003) e América (2005). Em O Cravo e A Rosa (2000), o ator também fez o papel de um religioso.

Nos anos 1990, ele atuou em novelas como Quem É Você (1996), Corpo Dourado (1998), Suave Veneno (1999) e Terra Nostra (1999). Também atuou na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999), na pele do conde D'Eu.

Na Manchete, Galvão atuou em Dona Beija (1986) e A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990).

Veja a nota de pesar completa do Retiro dos Artistas do Rio, publicada nas redes sociais: 

"É com muita tristeza que comunicamos que faleceu hoje [7] pela manhã o nosso querido residente Lafayette Galvão. Lafayette foi ator, escritor e roteirista, apaixonado pela sua profissão, dedicou décadas a sua carreira no Teatro e Televisão, entre personagens inesquecíveis e produções como: Dona Beija e A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Manchete; e A Viagem, Terra Nostra e A Casa das Sete Mulheres, na Globo. Lafayette tinha 87 anos e residia em nossa instituição desde 2017. Descanse em paz."

reprodução/tv globo

O ator Lafayette Galvão na novela Malhação ID (2009), seu último trabalho na televisão


Despedida

O sobrinho de Lafayette Galvão, o advogado Rodrigo Campos, prestou uma homenagem ao tio pelo Instagram. Ele compartilhou uma foto antiga em que aparecia ao lado de Galvão. "Com ele aprendi grande parte do humor que a vida é e que precisa ter. Com um humor irônico e muitas vezes pesado, nunca deixou de arrancar sorriso de todos a sua volta", escreveu Campos na legenda.

O ator Otto Júnior, que está no elenco da série O Mecanismo, da Netflix, também se despediu pelo Instagram. "Descanse em paz, grande, querido, rabugento, amado Lafayette Galvão. Ator imenso. Uma honra infinita poder ter trabalhado com você, contracenado, viajado, bebido, ouvido seus causos e histórias", homenageou. 

Confira a publicação do sobrinho de Lafayette Galvão no Instagram: 

Veja a publicação completa do ator Otto Jr. no Instagram: 

Ver essa foto no Instagram

Descanse em paz, grande, querido, rabugento, amado Lafayette Galvão. Ator imenso. Uma honra infinita poder ter trabalhado com você, contracenado, viajado, bebido, ouvido seus causos e histórias. Conterrâneo que também imigrou para o Rio. Em sua homenagem, posto abaixo nos comentários o texto/poesia com o qual você encerrava a peça "Nada - Uma peça para Manoel de Barros". Se emocionava e emocionava a todos, todas as noites, em todas as apresentações. Inesquecível. Parabéns e obrigado por tudo, Lafa. Eu estimei trabalhar com você mais do que fosse a rapadura do mascate. Com todo amor, uma salva de palmas para você. 🌹👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 . . . . . . Foto 1: @emilia.silberstein Foto 2: @wandasantos171 na @cantinalunadicapri #lafayettegalvao

Uma publicação compartilhada por Otto Jr (@ottojr___) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.