Celebridades

Taumaturgo Ferreira

Após recusar novelas bíblicas da Record, ator espera três anos por papel na Globo

Giselle Chamas/Divulgação

O ator Taumaturgo Ferreira, que volta à Globo após 14 anos com papel na série Ilha de Ferro - Giselle Chamas/Divulgação

O ator Taumaturgo Ferreira, que volta à Globo após 14 anos com papel na série Ilha de Ferro

FERNANDA LOPES - Publicado em 14/12/2017, às 06h09

De volta à Globo em Ilha de Ferro, série que estreia em 2018, Taumaturgo Ferreira não será mais chamado de "sumido" pelos fãs que o encontram nas ruas. O ator de 61 anos, que está no ar na reprise de Celebridade (2003), ficou na Record até 2014 e decidiu que era hora de sair quando viu que a emissora se dedicaria quase exclusivamente a tramas bíblicas. Esperou três anos por uma oportunidade de voltar aos Estúdios Globo.

Ferreira chegou a recusar duas propostas para fazer novelas religiosas e uma para atuar na trama de Cristianne Fridman que substituirá Belaventura. Seu foco era retornar à emissora que o consagrou.

"Fui muito bem tratado [na Record], agradeço pelo tempo que fiquei lá, mas ia sair de qualquer jeito. Porque você quer jogar no Barcelona, no Paris Saint-Germain... Eu queria fazer outras coisas e planejar uma volta para a Globo, que demorou, só voltei agora", conta.

"Mas eu estava tranquilo, esperando o trabalho certo, sem pressa. Não queria ficar forçando a barra, pedindo [papel para produtores de elenco, autores]. Apesar de eu conhecer muita gente na Globo, não queria aparecer em qualquer coisa, sou meio supersticioso nesse sentido, gosto de ser convidado. Se tem uma forçação de barra, acabam te enfiando num negócio que não é a sua cara, só pra te ajudar", ele explica.

O retorno de Ferreira à emissora foi a convite de Afonso Poyart, cineasta e diretor de Ilha de Ferro. O personagem dele será o de um trabalhador da plataforma de petróleo onde a trama acontece.

"Ele medita, é todo budista, espiritualizado, suave, engraçado. Tem muito a ver com as coisas que eu leio, que eu penso. Foi o primeiro convite concreto [para voltar à Globo] e foi perfeito. Era exatamente a oportunidade que eu estava esperando", afirma.

joão miguel júnior/tv globo

Taumaturgo Ferreira caracterizado como Nelito, o produtor medíocre da novela Celebridade

Três reprises, duas séries, nenhum plano
No ano que vem, Ferreira aparecerá na Globo em dois papéis ao mesmo tempo. Além de Ilha de Ferro, ele está na reapresentação de Celebridade, no ar desde o dia 4. Na novela, interpreta Nelito, cunhado medíocre da protagonista Maria Clara (Malu Mader), dono de uma produtora de vídeo mequetrefe que se acha um grande cineasta.

"Na época, [o autor] Gilberto Braga me falou: 'Quero que você faça aquelas suas loucuras'. Ele queria que eu improvisasse, colocasse um tempero. Eu gostava muito de fazer porque Nelito se achava um grande talento, um injustiçado, mas era divertido, alto-astral. Acho que hoje Nelito facilmente poderia fazer o maior sucesso no YouTube, publicando as maluquices dele. Se a novela fosse atual, ele podia ser um cara com milhões de seguidores. Tem tanta gente que publica coisa maluca e vira celebridade", comenta.

O ator trabalhou na Globo durante 18 anos, entre 1985 e 2003, período em que se destacou em produções como Grande Sertão: Veredas (que será reprisada pelo canal Viva a partir do próximo dia 18), Mandala (1987), Top Model (1989) e O Cravo e a Rosa (2000).

Na Record, ele afirma que também fez trabalhos bastante satisfatórios. "Ribeirão do Tempo [em reprise desde março] foi a novela mais legal que fiz lá, a que mais gostei. E eu fiz Os Mutantes, que às vezes as pessoas falam que é uma novela trash, mas fez um sucesso estrondoso, a garotada adorava", minimiza o ator.

Nos anos em que ficou fora da TV aberta, Taumaturgo atuou no filme Os Parças (2017) e na série Magnífica 70, da HBO. Ele aparecerá em episódios da terceira temporada da produção, que estreia no ano que vem, e tem destino profissional ainda indefinido após Ilha de Ferro.

"[Atualmente na TV] Você é contratado, faz o trabalho e o próximo só Deus sabe. Para mim, é um dia depois do outro. O principal é que estou feliz de estar fazendo esse trabalho, que eu esperava desde 2014. Estou me sentindo muito querido pelo elenco, pela equipe, estou curtindo isso agora. Depois não depende mais de mim. Só posso fazer um bom trabalho e me dedicar ao máximo, é isso o que eu mais prezo", conclui. 

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

+ Lidas

1

Segundo Sol: Luzia vira traficante e descobre que Manuela será morta

2

Ícone da teledramaturgia, Tarcísio Meira se afasta de novela da Globo

3

Isabella Fiorentino já foi traída por melhor amiga: 'Ficou com meu noivo'

4

Segundo Sol: Roberval dá esculacho ao descobrir que Zefa é mãe de Edgar

5

Deus Salve O Rei: Otávio foi casado com bruxa nobre e é o pai de Selena

ENQUETE

Enquete

O que você achou do vaivém de Datena na Band?

Últimas notícias

Vivian Amorim (BBB17) e Ana Clara Lima (BBB18): novas apresentadoras espantaram o público - REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Catarina (Bruna Marquezine) pegará um punhal para assassinar capanga em Deus Salve o Rei - Isabella Pinheiro/TV Globo
Agenor (Roberto Bonfim) enxotará Rosa (Letícia Colin) de casa em Segundo Sol - Reprodução/Globo
Julieta (Gabriela Duarte) não consegue se entregar a Aurélio (Marcelo Faria) em Orgulho e Paixão - Fotos: Reprodução/TV Globo