Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Atriz com esclerose

Após determinação da Justiça, Claudia Rodrigues volta a ser funcionária da Globo

Reprodução/RedeTV!

Claudia Rodrigues em entrevista ao Superpop em agosto deste ano; atriz foi recontratada pela Globo - Reprodução/RedeTV!

Claudia Rodrigues em entrevista ao Superpop em agosto deste ano; atriz foi recontratada pela Globo

FERNANDA LOPES

Publicado em 19/9/2018 - 11h18
Atualizado em 19/9/2018 - 18h30

A atriz Claudia Rodrigues teve uma vitória judicial na ação que movia contra a Globo e foi reintegrada ao quadro de funcionários da emissora. Nesta quarta (19), ela apareceu em uma foto nas redes sociais segurando seu novo crachá. Claudia foi demitida após revelar que sofre de esclerose múltipla e entrou na Justiça contra a empresa. Ela ganhou o direito de voltar a trabalhar e receber salários referentes aos últimos três anos.

A decisão favorável à atriz saiu no último dia 3, e ela se apresentou à Globo na segunda (17) para sua reintegração. Segundo Adriane Bonato, empresária de Claudia, a atriz fez exame médico admissional e um check-up médico completo para provar à emissora que está em plenas condições de trabalhar.

"Agora permanece tudo como se ela nunca tivesse sido mandada embora. Ela está há cinco anos se preparando para essa volta", diz Adriane ao Notícias da TV.

Claudia estava afastada da Globo desde 2013, e a emissora havia se comprometido a ceder mais alguns meses de plano de saúde como agradecimento pelos anos de trabalho prestado. 

Reprodução/Instagram

Claudia Rodrigues com seu novo crachá da Globo

No entanto, Claudia afirmou que teve de pagar o tratamento de seu próprio bolso e acredita que foi vítima de discriminação por ser portadora de esclerose. Com a vitória na ação, Claudia conquistou o retorno ao elenco da Globo e o direito de receber salário de atriz por 36 meses de trabalho. A emissora ainda pode recorrer da decisão.

Tanto a Globo quanto a empresária da atriz não comentam questões judiciais.

Trajetória de superação
Claudia Rodrigues começou a trabalhar na Globo em 1996, no infantil Caça Talentos, e ganhou projeção nacional ao interpretar a socialite burra Ofélia, no Zorra Total (1999-2003). Também fez sucesso ao viver a empregada doméstica Sirene no Sai de Baixo (2000-2002).

A humorista chegou ao auge da carreira em 2004, quando ganhou uma série própria. Em A Diarista, interpretou a protagonista Marinete durante quatro temporadas.

Claudia sofre de esclerose múltipla desde 2000, e a doença se agravou ao longo dos anos. Os portadores têm lesões nos nervos, que provocam problemas como perda de visão, dificuldades de locomoção, coordenação motora, fala e dores no corpo.

Em 2007, Claudia teve um surto de esquecimento durante uma gravação de A Diarista, e no mesmo ano a série chegou ao fim. A atriz foi afastada da Globo pela primeira vez para se tratar e voltou em 2009, novamente como a Ofélia do Zorra Total.

Em 2013, Claudia teve outras complicações, como surtos de desequilíbrio e incapacidade de andar e falar direito. A atriz passou por sessões de fonoaudiologia, fisioterapia e fez um transplante de células-tronco em 2015, quando raspou a cabeça e chegou a seu estado de saúde mais delicado. 

Afastada da mídia durante as fases mais críticas de tratamento, ela também sofreu com depressão e chegou a pensar em suicídio. Mas, em 2017, Claudia demonstrou ter se recuperado, apesar de conviver com sequelas de dicção e locomoção.

Em entrevista ao Superpop em agosto deste ano, ela declarou que está bem melhor após começar um tratamento à base de canabidiol (uma das substâncias químicas encontradas na maconha) e quer voltar a trabalhar em breve.

"Se quiserem, eu volto. Quero trabalhar. Eu quis me tratar para falar 'agora estou pronta'. Eu não sei se vai ser na Globo, se vai ser aqui, se vai ser acolá. Eu quero é trabalhar", declarou.

A empresária de Claudia comenta que ela voltará ao teatro em 22 de novembro, numa comédia com Diogo Portugal, Marcelo Médici e David Pinheiro, em Curitiba. A atriz também dará palestras sobre superação e melhoria da qualidade de vida, em que contará sua trajetória ao lado de uma neurocientista.

O retorno em um programa de TV ainda não tem data, mas Claudia está feliz e empolgada com a reintegração à Globo. "Ela está pronta para trabalhar. A pergunta que fazem a ela sempre é a mesma: "E aí, quando vai voltar?'. A resposta é que ela está à disposição, a Globo é quem sabe", conclui Adriane Bonato.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.