Celebridades

Artistas engajados

Adriana Esteves vira meme ao assinar manifesto contra Regina Duarte; entenda

Divulgação/Globo

Adriana Esteves com expressão preocupada em cena como Thelma de Amor de Mãe

Adriana Esteves em cena de Amor de Mãe; atriz assinou manifesto em oposição a Regina Duarte e virou meme

REDAÇÃO - Publicado em 10/05/2020, às 08h06

Um grupo de 512 artistas e profissionais ligados à indústria cultural no Brasil assinou um manifesto em oposição a Regina Duarte, secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro. Uma assinatura se destacou: a de Adriana Esteves. A Thelma de Amor de Mãe colocou seu nome e, na parte em que deveria marcar sua profissão, escreveu apenas "Adriana Esteves". Nas redes sociais, ela virou meme e motivo de piada.

Nomes importantes da TV assinaram seus nomes no manifesto, como os atores Alice Braga, Marcelo Serrado, Marieta Severo e Renata Sorrah; os autores Alessandro Mazon, Walcyr Carrasco e Daniel Ortiz; os músicos Caetano Veloso, Chico Buarque e Rita Lee; os apresentadores Astrid Fontenelle, Fabio Porchat e Marilia Gabriela, entre muitos outros famosos.

Todos assinalaram seus nomes e suas respectivas profissões, como autor/roteirista, apresentador, ator, jornalista, etc. Só Adriana colocou seu próprio nome novamente na profissão. Os internautas não perdoaram.

No Twitter, a atriz virou um dos assuntos mais comentados. "Quando acabar a quarentena quero me matricular no curso Adriana Esteves, pois meu sonho é ser Adriana Esteves", disse usuária chamada Glauce Gonçalves. "Detalhe pra profissão de Adriana Esteves. Ela não é atriz, ela é ADRIANA ESTEVES", brincou internauta identificada como Marz Alves. Confira algumas reações do público:

Os artistas decidiram se manifestar contra Regina Duarte numa crítica às falas dela durante entrevista concedida à CNN Brasil na quinta (7). A secretária minimizou mortes durante a Ditadura Militar (1964-1985), e de artistas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

"Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa", diz trecho do manifesto dos artistas. Vários deles se pronunciaram também em suas próprias redes sociais, como Anitta, Bruno Gagliasso e Fabio Assunção.

Confira o manifesto na íntegra:

"Brasil, 08 de maio de 2020

Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da Ditadura Militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa".

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Sorridente, Roberto Carlos se apresenta em live multiplataforma transmitida em 19 de abril

ESPECIAL DIA DAS MÃES

Live Roberto Carlos: Saiba onde assistir ao show ao vivo na TV e online

Parte externa da TV Excelsior em São Paulo, no fim dos anos 1960

Memória da TV

Antes de Bolsonaro ameaçar Globo, canais perderam concessões

Raquel de Queiroz de cabelo preso, posa para foto em paisagem com árvores ao fundo

Raquel de Queiroz

Última Narizinho do Sítio do Picapau, atriz aguarda de auxílio do governo

O ator Caio Castro com expressão séria em cena em restaurante como o personagem Grego de I Love Paraisópolis

I Love Paraisópolis

Para viver vilão, Caio Castro fez 'amizade' com chefe de tráfico

+ Lidas

1

Zeca Camargo assina com a Band após deixar a Globo e vai ser diretor

2

Fina Estampa: Chiara recebe ultimato de Vilma e se assusta

3

Paolla Oliveira revela decepção com minissérie da Globo: 'Cena de bunda'

4

Por onde andam atores que foram campeões de cartas na Globo?

5

Band suspende gravações do MasterChef; equipe vai a hospital por Covid-19

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Carolina Dieckmann está agachada apertando o rsoto de malvido salvado, deitado no chão de olhos fechados, em cena de Fina Estampa
Michelle Gianella chorando na bancada de um telejornal da TV Gazeta
Reprodução de imagem de Flávia Noronha e Íris Stefanelli em ensaio fotográfico no Instagram
Na praia, Cassandra (Juliana Paiva) grita ao ver que está queimada demais enquanto leva uma bronca de Adele (Jéssica Ellen)