Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VAI SOBRAR QUEM?

Torcidas transformam BBB20 em tribunal de cancelamento e banalizam expulsão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com Daniel Lenhardt, de boca aberta, e Gizelly Bicalho, com a expressão fechada, ambos no BBB20

Daniel e Gizelly entraram na mira do tribunal da internet nesta semana: eles merecem a expulsão do BBB20?

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 28/2/2020 - 4h56

O BBB20 é um fenômeno nas redes sociais. Desde que estreou, em 21 de janeiro, não há um só dia em que o reality da Globo não figure entre os assuntos mais comentados do país na internet. Tanta repercussão, no entanto, criou torcidas exageradamente apaixonadas, que transformaram as discussões do programa em um verdadeiro tribunal de cancelamento e banalizaram os pedidos de expulsão.

A vítima mais recente foi Gizelly Bicalho. Na última festa, já visivelmente alcoolizada, ela deu tapinhas no bumbum de Daniel Lenhardt e Pyong Lee, seus amigos no confinamento. Nenhum dos dois manifestou algum tipo de incômodo --o hipnólogo, inclusive, entrou na brincadeira e até empinou o quadril para a advogada bater mais.

Mesmo assim, a hashtag #GizellyExpulsa virou um dos assuntos mais comentados do Twitter na quinta (27). Defensores de Gi especularam que quem começou a pedir a expulsão dela foram os fãs de Daniel. As torcidas criaram uma espécie de rixa por causa do relacionamento de seus respectivos queridinhos com Marcela Mc Gowan.

Diante disso, até os administradores dos perfis oficiais de Daniel Lenhardt tiveram de se posicionar: publicaram que não compactuam com a campanha pela expulsão da capixaba, já que os dois são amigos. Assista ao vídeo com os tapas no bumbum:

Depois da folia, Pyong opinou, em conversa com Marcela, que a amiga passa do ponto na bebida. "Você fala pra ela parar, e ela não te ouve", reclamou. Ele também disse que Gizelly ficou pulando em cima e o empurrou em alguns momentos da festa. Mas não fez menção de que se machucou ou de que foi colocado em risco, o que poderia ser motivo para um pedido de expulsão. Veja:

No BBB19, por exemplo, Hariany Almeida recebeu a punição máxima do reality depois de dar um empurrão em Paula von Sperling, que caiu sentada no chão. A decisão só foi tomada pela direção do programa após o entendimento de que o ato foi uma agressão, que arriscou a integridade de Paula.

Pedidos de expulsão como o de Gizelly colaboram para invalidar casos mais sérios, que já aconteceram no próprio BBB20, como as "investigações" que o próprio Pyong e o eliminado Petrix Barbosa enfrentaram após terem atitudes vistas como assédio.

Se todo dia diferentes torcidas subirem hashtags para os temas mais comentados do Twitter, com pedidos para que participantes sejam retirados da casa por motivos banais, a Globo poderá se dar o luxo de ignorar o "barulho" das redes sociais.

Nesta semana, por exemplo, a emissora não emitiu nenhum posicionamento após reclamações para que Daniel fosse punido por ter passado a mão em Gizelly enquanto os dois estavam deitados em uma esteira na área externa. Veja o vídeo:

Tribunal de cancelamento

Dos 15 confinados no Big Brother Brasil 20, são poucos os que ainda não foram "cancelados" nas redes sociais. O problema é que, enquanto as torcidas se preocupam em destruir a reputação de seus desafetos por frases infelizes ou atitudes precipitadas, e até criar fake news contra alguns dos participantes, se esquecem que a melhor ferramenta para tirar alguém do jogo é a votação.

Machismo, racismo, relacionamento abusivo e outras pautas do tipo devem ser assunto para críticas, debates, explicações e afins nas redes, mas a postura de verdade definitiva imposta por torcidas apaixonadas pode atrapalhar o reality.

A enorme quantidade de cancelamentos e pedidos de expulsão nas redes sociais durante esta edição do reality show da Globo também está deixando o público sem paciência. Mesmo quem não defendeu Gizelly ironizou a "chatice" dos internautas que não toleram nenhum erro dos confinados.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.