Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MANIPULADORA MIDIÁTICA

Provocação ou fotossíntese: Qual é o papel de Manu Gavassi no BBB20?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A cantora Manu Gavassi posa com plantinhas da casa do Big Brother Brasil

A cantora Manu Gavassi posa com plantinhas na casa do Big Brother Brasil: fada ou debochada?

HENRIQUE HADDEFINIR

Publicado em 21/2/2020 - 5h15

"Quem é essa tal de Manu Gavassi?". Se você também se fez essa pergunta quando o BBB20 começou, saiba que foi a própria Manu quem saiu por aí levantando o questionamento. Sim, porque tudo para essa jovem cantora, atriz, roteirista, escritora e influencer é uma questão de branding. Ou seja, de marca. Mas qual é a dela? Ser uma planta ou uma grande provocadora?

Quando tinha um elenco formado apenas por anônimos, o Big Brother fazia um caminho único na promoção de estranhos para o Brasil: assim que saíam de lá, as pessoas começavam a capitalizar em cima da atenção conquistada. A entrada dos influenciadores abriu uma segunda via para essa relação. Cientes de que entrariam, eles ganharam tempo para lucrar enquanto estivessem lá dentro.

Curiosamente, do grande time de "famosos" do BBB20, ninguém mais pensou em trabalhar essa relação transmidiática como Manu Gavassi. Ao lado do empresário, Felipe Simas, a cantora planejou uma participação no programa que dialoga com o mundo aqui fora como nenhum outro participante da história já fez.

Vamos voltar um pouco à pergunta inicial: quem é essa tal de Manu Gavassi? A filha de Zé Luiz começou a carreira como modelo da Capricho, e foi de lá que vieram seus primeiros passos no mundo da música.

Seu canal no YouTube cresceu, e ela conseguiu lançar seu primeiro single, Garoto Errado. Daí vieram os primeiros convites para atuação em novela, série, cinema. Seu trabalho como roteirista começou a aparecer na websérie Garota Errada.

Pode parecer muita coisa para que ela, ainda assim, não fosse tão conhecida. O fato é que Manu sempre foi presente em um nicho muito específico da mídia e da música. Hoje, seus 4 milhões de seguidores já viraram 8 milhões, e isso se deve a como ela e seu empresário decidiram investir no BBB para ampliar o sucesso além do mundo adolescente.

Ela pensou em tudo direitinho. Antes de entrar na casa, a amiga de Bruna Marquezine deixou pequenos vídeos de sua websérie gravados para serem soltos conforme o programa corresse. Segundo Simas, são vídeos para todo tipo de situação, da vitória à eliminação. Assim, já sabendo o que gravou, Manu conduz sua presença no programa para que ela dialogue com as redes sociais.

Um exemplo disso foi o episódio em que, dentro da casa, ela comentava com os colegas sobre como achava que era amiga de Sandy Leah --aqui fora, seu Instagram publicava um dos vídeos em que Manu falava diretamente com Sandy, perguntando por que Júnior Lima tinha parado de segui-la. Imediatamente a dupla respondeu, e o séquito de famosos divulgando a participante continuou a crescer.

Além de Sandy, Júnior e Bruna Marquezine, todas as semanas Gavassi mobiliza um ou outro famoso que sai em sua defesa ou comenta sua participação. Ao contar sobre uma traição que sofreu de um ex-namorado "que o Brasil endeusou", Manu chamou a atenção de Cleo (ex-Pires), que disse saber quem era o sujeito. Chay Suede, que namorou a cantora entre 2011 e 2014, é o principal suspeito.

Mas quem é Gavassi no jogo de estratégias e convivências do BBB? É alguém que nunca esquece que não pode se envolver tanto a ponto de incomodar, nem ficar tão esquecida a ponto de ser considerada uma planta. Ela se posiciona, mas não confronta. Tem o que chama de "pequenas tretas", mas tenta fazer humor em todas.

As brigas com Babu Santana por causa de biscoitos e rapadura acabaram se voltando a favor dela, que fez piada de toda a situação logo após irritá-lo com uma capacidade absurda de buscar um acordo entre partes. Manu não perde a chance de zombar da situação em que está inserida, e seus vídeos no Raio-X, por exemplo, têm se mostrado verdadeiras pérolas.

Com a casa polarizada, ela se manteve no grupo que tem o discurso sociopolítico correto e sensato, surgindo sempre que pode com declarações feministas relevantes para o cenário atual.

Sua relação com a produção também é memorável. Ela já reclamou da roupa das festas, que seus pedidos por psicólogo e remédios não foram atendidos e, recentemente, enlouqueceu a web ao debochar do jogo da discórdia ao vivo.

A última peripécia da cantora foi desconfiar que está grávida. No entanto, seu posicionamento dentro do jogo e conteúdo fora da casa são inofensivos, seguros e engraçados, mas calculados para proteger uma imagem muito bem estudada. 

A iniciativa é, no mínimo, louvável. Além de produzir conteúdo divertido, a cantora está ajudando a redimensionar o impacto do BBB, ressignificando certas impressões sobre o reality que antes não tinham uma voz considerada audível para setores da mídia que desprezavam o formato. De repente, ficou menos feio admitir o programa como opção de entretenimento.

Se Manu Gavassi vai conseguir manter o controle até o final, não sabemos. De fato, ela construiu uma narrativa tão segura que boa parte da graça está em acompanhar se ela alguma hora não cai fora da curva. E caso caia, se também não vai haver um conteúdo espertinho para amortecer o impacto.

Uma coisa é certa: a inteligência, perspicácia e equilíbrio de sua personalidade são notáveis e diferentes de tudo o que já vimos no Big Brother Brasil. Saindo ou ficando, ela já provou que é apenas a "garota certa".


Este texto não reflete necessariamente a opinião do Notícias da TV.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.