Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PEDRO HMC

Marcela fala sobre HIV no BBB20, e youtuber aponta informação errada: 'Desserviço'

REPRODUÇÃO/GLOBO E YOUTUBE

Montagem com Marcela Mc Gowan no BBB20 e Pedro HMC em seu canal do YouTube

Marcela Mc Gowan fala sobre transmissão de HIV no BBB20 e é criticada pelo youtuber Pedro HMC

REDAÇÃO

Publicado em 17/3/2020 - 9h47

Depois de ficarem cientes sobre o coronavírus, alguns participantes do BBB20 começaram a falar sobre outras doenças graves e vírus, como câncer, tétano e HIV. Marcela Mc Gowan, que é ginecologista, falou sobre a transmissão e foi criticada pelo youtuber Pedro HMC, que a acusou de passar uma informação errada em rede nacional: "Que desserviço a Marcela no BBB falando de HIV", reclamou.

Pedro é dono do maior canal LGBT do YouTube, o Põe na Roda, e autor do livro Um Livro Pra Ser Entendido. Ele tenta desmistificar o preconceito que existe em torno de pessoas infectadas com o HIV e apontou um erro na fala da médica: "Quem tem HIV e se trata é indetectável, não transmite o vírus. Ela disse que quem tem HIV, transmite", explicou ele, em suas redes sociais.

Enquanto tiravam dúvidas sobre doenças sem cura, Thelma Assis e Marcela responderam algumas perguntas de Pyong Lee, Felipe Prior e Babu Santana sobre a transmissão do vírus HIV.

O ilusionista perguntou a diferença entre Aids e HIV, e as médicas explicaram que a primeira é a manifestação da doença, enquanto HIV é o vírus. "Tem gente que é contaminada, mas a carga viral no sangue é praticamente zerada, ela se trata e vive normal", esclareceu. "Ela transmite?", perguntou Pyong. "Transmite, mas ela vive normal", afirmou Marcela. Babu e Thelma endossaram a fala. Confira:

"Que desserviço a Marcela no BBB falando de HIV. Não falar que quem se trata é indetectavel? Pyong perguntou se qualquer um que tem HIV transmite, e ela disse que sim. Não!", escreveu o YouTuber em seu Twitter. Segundo ele, é impossível uma pessoa em tratamento transmitir o vírus do HIV. "Não tem como transmitir de maneira alguma, porque não tem o vírus concentrado no sangue", explicou.

Muitos internautas defenderam que Marcela alertou sobre a profundidade do assunto e que, para não ser mal interpretada, era melhor se reservar a dizer que a melhor forma de evitar a transmissão do HIV era utilizar preservativos durante a atividade sexual.

Outros, porém, decidiram tirar dúvidas com Pedro, que respondeu atentamente o maior questionamento de todos: quem pode transmitir o HIV? "Quem não sabe que tem e transa sem proteção por aí", esclareceu ele. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.