Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISSÃO DIFÍCIL

Boninho que lute: BBB20 terá de recuperar o público perdido por realities em 2019

REPRODUÇÃO/TV GLOBO/GLOBOPLAY

Montagem de fotos com J.B. Oliveira, o Boninho, e Tiago Leifert, que estarão no Big Brother Brasil 20

O diretor Boninho (à esq.) e o apresentador Tiago Leifert: o Big Brother Brasil 20 estreia em janeiro

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2019 - 5h20
Atualizado em 13/12/2019 - 14h03

Com o encerramento de A Fazenda 11 na quinta (12), a temporada de realities de confinamento da TV aberta chegou ao fim em 2019. E não vai deixar saudades. Big Brother Brasil 19, Power Couple 4 e o programa rural tiveram suas edições com piores audiências médias. Com estreia prevista para 21 de janeiro, o BBB20 terá a missão de recuperar os telespectadores que curtem esse formato e fugiram ao longo do ano. "Boninho que lute", pode dizer o internauta atento aos memes da web.

Diretor de gênero da Globo e chefão do BBB, J.B. Oliveira, o Boninho, está quebrando a cabeça para apresentar novidades e evitar a escalação de um elenco de "plantas", um dos principais problemas da temporada mais recente.

Competidores sem graça e que pouco agregaram ao jogo se tornaram uma pedra no sapato. Muitos deles criaram personagens, evitaram inimizades e mediram as palavras para tentar ficar com uma boa imagem fora da casa. E o pior é que essa estratégia funcionou na maioria dos casos, já que o público rejeitou os brothers barraqueiros e abraçou os "bonzinhos".

Participante do BBB19 e de A Fazenda 11, Hariany Almeida é o retrato dos realities que não deram certo. O jeitinho "legal" conquistou uma base de fãs fiéis, que votavam alucinadamente em cada paredão ou roça que a jovem de 22 anos estava.

Esse tipo de comportamento estragou tanto a atração da Record quanto a da Globo porque, além de proteger Hari, os "grudinhos" --apelido dos fãs da goiana-- ajudaram a defender Paula von Sperling no BBB19 e Lucas Viana em A Fazenda.

Hariany só não disputou o prêmio do Big Brother Brasil porque foi expulsa um dia antes da final após dar um empurrão na melhor amiga durante uma festa. Mesmo assim, ela saiu do confinamento como a mais popular no Instagram --já são mais de 6 milhões de seguidores. E ainda conseguiu ser finalista no reality da Record.

Recordes negativos no Ibope

O melhor desempenho de A Fazenda 11 no Ibope da Grande São Paulo foi de 10,1 pontos. Esse resultado foi conquistado na formação da roça que terminou com a eliminação de Tati Dias e também na semana que Jhenyfer Dulz, a Bifão, deixou o confinamento. As duas eram as que mais movimentavam o jogo, mas foram retiradas da casa pelo próprio público.

REPRODUÇÃO/RECORD

Bifão (à esq.) e Tati Dias movimentaram A Fazenda 11, mas não tiveram vida longa no reality

Desde a saída das rivais, o reality entrou no marasmo e virou notícia apenas pelo relacionamento cansativo entre Hari e Lucas e pelos erros da direção, que fez manobras e lambanças na reta final. Resultado: o programa fechou com média de 8,2 pontos e bateu todos os recordes negativos possíveis no Ibope.

Outro formato da Record que confina celebridades em Itapecerica da Serra, no interior de São Paulo, o Power Couple também apresentou o seu pior desempenho em 2019. Os 63 episódios da quarta temporada da atração, que era apresentada por Gugu Liberato (1959-2019), ficou com 7,1 de média no Ibope.

O BBB19 também não escapou da sina deste ano e fechou com média de 20,3 pontos. A final entre o inexpressivo Alan Possamai e a polêmica Paula marcou 25,1 na Grande São Paulo, a segunda pior da história. Cada ponto equivale a 73.105 domicílios.

O que esperar do BBB20

BBB20 pode ter o retorno da casa de vidro. De acordo com post de Boninho no Instagram na semana passada, a 20ª temporada do programa merece a volta desse tipo de confinamento, que coloca pessoas presas em um ambiente envidraçado dentro de um shopping center disputando uma vaga no confinamento principal.

Antes de falar sobre a casa de vidro, duas publicações do diretor já tinham gerado teorias. A primeira, de junho, era uma imagem com os números "50/50". A outra foi feita em 1º de novembro e exibia uma foto com uma casa separada por pedestais com organizadores de filas. De um lado, um espaço confortável de dois andares, com mesas, cadeiras e televisão; do outro, apenas um balde cheio de pipocas.

"Então, você é pipoca ou camarote no BBB20?", questionou o marido da apresentadora e atriz Ana Furtado na legenda da imagem. Uma das hipóteses levantadas pelos internautas é de uma edição com metade de ex-participantes e metade de novos brothers. Mas Boninho negou a especulação em resposta a um seguidor no Instagram. "Ex[-BBB] já rolou, vem novidade", prometeu.

A novidade pode ser a presença de influenciadores digitais. Em novembro, nomes como Felipe Neto, Lucas Rangel e Felipe Castanhari falaram sobre os convites que receberam (e recusaram) do reality. Boninho despistou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.