Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AUDIÊNCIA NACIONAL

Com reprises e pouco jornalismo, SBT tem pior primeiro semestre desde 2014

REPRODUÇÃO/SBT

O apresentador Silvio Santos em programa reprisado pelo SBT em 29 de junho

Silvio Santos em reprise exibida no último domingo do primeiro semestre de 2020; SBT sofre na pandemia

REDAÇÃO

Publicado em 3/7/2020 - 6h04

Apesar do aumento no número de televisores ligados nos meses de março e abril, auge da quarentena no Brasil, o SBT não conseguiu converter isso em ganho de audiência. Pelo contrário. Com pouco jornalismo nos horários mais nobres da grade e reprises forçadas dos programas de auditório, sua principal força, a emissora de Silvio Santos perdeu público e teve o pior primeiro semestre no Ibope desde 2014.

De acordo com dados obtidos com exclusividade pelo Notícias da TV, o SBT marcou 5,5 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiências das 15 principais regiões metropolitanas do país, na média-dia (das 7h à meia-noite). O share, porcentagem de televisores ligados, foi de 11,8%. Nessa medição, cada ponto representa 260 mil domicílios.

Desde o período entre janeiro de junho de 2014, quando o desempenho foi de 4,9 pontos e também 11,8% de share, a emissora não tinha um resultado ruim como esse. Como comparação, no ano passado, a média foi de 6,5 pontos, sendo que 14,5% das TVs no Brasil sintonizavam o SBT. 

Na Grande São Paulo, a média-dia foi melhor em relação ao ibope, com 6,2 pontos no primeiro semestre de 2020, mesmo resultado de 2017 e 2015. No entanto, o share foi o pior da última década, com 12,6% dos televisores sintonizados. Em São Paulo, cada ponto equivale a 74.987 domicílios.

Em 2019, o SBT tinha atingido seu auge na comparação com os últimos dez anos, com 7,1 pontos de média e audiência de 14,9% dos televisores sintonizados em SP. 

Consequências da pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os programas jornalísticos ganharam mais espaço e força na Globo e na Record, mas o SBT continuou apenas com a maratona de Primeiro Impacto das 4h às 10h30, horário com menos TVs ligadas, e o SBT Brasil, na faixa das 19h45 às 20h30.

Além disso, As Aventuras de Poliana, que era a atração mais vista fora da Globo no primeiro semestre de 2019 e impulsionava o horário nobre da emissora, sofre com perda de público e registra média abaixo dos 9 pontos.

No sábado, quando ficava na segunda colocação com folga na comparação com a rival, o SBT virou freguês de uma maratona do Cidade Alerta na Record

Até o domingo, único dia da semana que a emissora de Silvio Santos ainda fica na vice-liderança com certa folga na Grande São Paulo, teve problemas. Sem conteúdo inédito, o programa do patrão deixou de anotar média acima dos 10 pontos na Grande São Paulo, o que era comum, e agora tem dificuldade para passar de 9. 

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.