Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COZINHA OU CHIQUEIRO?

Nojeiras dos peões na cozinha de A Fazenda podem causar vômito e diarreia

REPRODUÇÃO/PLAYPLUS

Imagem de Thayse Teixeira colocando comida que caiu em seu peito de volta na panela em A Fazenda 11

Thayse Teixeira é uma das participantes que ignoraram a higiene na cozinha de A Fazenda

PAOLA ZANON

Publicado em 5/10/2019 - 5h16

As nojeiras que acontecem dentro da cozinha de A Fazenda podem causar alguns problemas de saúde e provocar náuseas e diarreia. Colocar o dedo na panela, usar o mesmo talher para se servir e comer, compartilhar o garfo e escovar os dentes na pia, além de discussões e punições, transmitem inúmeras bactérias.  

Um dos hábitos arquerosos mais comuns dos participantes desta temporada do reality show da Record veio à tona durante um barraco entre Andréa Nóbrega e Drika Marinho. "Eu não como essa comida de vocês, cheia de dedo, tenho nojo", disse a socialite, referindo-se ao fato de que a chef de cozinha Tati Dias, ao cozinhar, havia colocado o dedo na comida para prová-la.

A lista de porquices seguiu com Thayse Teixeira comendo direto da panela, derrubando comida no próprio peito e colocando de volta na panela. Os internautas não deixaram passar em branco: 

De acordo com o infectologista Gustavo Dittmar, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas (SP), colocar o talher ou o dedo na boca e depois voltar para a panela, aumenta os riscos de contaminação. "A saliva tem milhares de bactérias que podem causar a transmissão cruzada de contaminação fecal-oral", diz ele. 

Em outras palavras, as bactérias presentes na saliva e nas mãos podem transportar diversos vírus, bactérias e protozoários. Alguns deles causam desde intoxicação alimentar, como salmonela, até enterocolite, popularmente conhecida como virose. Ambas as doenças provocam náuseas, diarreia e febre.

Escovar os dentes na pia da cozinha ou enquanto se faz comida também está na lista de nojeiras dos participantes. Jhenyfer Dulz, a Bifão, que também é chef de cozinha, ignorou seus protocolos de trabalho e escovou os dentes enquanto fazia o almoço. Confira:

Bifão não foi a única. Guilherme Leão também escovou os dentes na pia da cozinha por estar na baia e não poder usar a pia comum da sede.

Dittmar explica que a importância de ter um lugar para as necessidades fisiológicas e outro para cozinhar e comer é a mesma de não compartilhar utensílios de uso coletivo, pois o risco de uma contaminação é maior.

Mesmo que a pessoa que está escovando os dentes ou comendo diretamente na panela não esteja doente, a mistura de bactérias pode causar intoxicação e virose. "O mínimo que se espera é bom senso, mesmo dentro de casa. Lavar as mãos com sabonete e higienizar os utensílios de uso pessoal e comum é o básico a ser feito", declara o infectologista.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.