Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok
Alanis Guillen como Juma Marruá em Pantanal (2022) - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Alanis Guillen

Alanis Guillen Caratella é uma atriz brasileira conhecida pelos papéis de protagonista nas novelas Malhação: Toda Forma de Amar (2019) e Pantanal (2022), ambas da Globo.

A artista nasceu em 20 de maio de 1998 em Santo André, município do Grande ABC, em São Paulo. Começou a carreira cedo, aos três anos, com participações em comerciais de grandes marcas. Na adolescência, decidiu seguir o sonho de atuar.

Quem é Alanis Guillen?

A jovem fez cursos livres de teatro e dança e, depois, se formou em Artes Cênicas. Determinada a crescer profissionalmente, Alanis saiu da casa dos pais e foi morar sozinha aos 19 anos no Rio de Janeiro.

Aprovada em um teste para protagonista de Malhação (1995-2020), ela estreou nas novelas como Rita na 27ª temporada, Toda Forma de Amar, exibida entre 2019 e 2020.

Mesmo com a pouca experiência na TV, Alanis foi escolhida como a nova Juma Marruá e virou uma das grandes apostas da emissora para o remake de Pantanal.

A andreense se declara feminista e é ativista pela causa ambiental. Na vida amorosa, diz que não gosta de rótulos e se "relaciona com pessoas". "Eu sou uma mulher múltipla, eu nem coloco mais se eu sou bi ou o quê eu sou. Se tem um coração que se conecta com o meu, eu vou me relacionar", explicou em entrevista no Fantástico.

Alanis Guillen é filha de quem?

A atriz é filha de uma arquiteta e de um engenheiro e músico. Ela já revelou que os pais escolheram o nome de batismo inspirados na cantora Alanis Morissette.

"Meu tio deu de presente aos meus pais o CD Jagged Little Pill, quando minha mãe estava de barrigão, e logo eles bateram o olho na capa do CD e decidiram!", contou a jovem ao Gshow.

Alanis Guillen em Malhação

A estreia de Alanis na TV aconteceu na última temporada inédita da novela adolescente da Globo, que cancelou o folhetim após 26 anos no ar. A atriz interpretou Rita Gomes Moraes, uma jovem de 15 anos que tem a filha recém-nascida entregue para a adoção. A mocinha é enganada pelo pai, que afirma que a bebê não resistiu ao parto.

Mas, após a morte do patriarca, Rita descobre que a menina está viva e é criada pelos ricaços Lígia (Paloma Duarte) e Joaquim (Joaquim Lopes). A protagonista entra na Justiça e começa uma batalha para conseguir a guarda de Nina.

No entanto, a jovem acaba se apaixonando por Filipe (Pedro Novaes), filho do casal que adotou a criança. Além disso, Rita também lida com a aparição de Rui (Rômulo Arantes Neto), pai biológico de Nina.

O final de Toda Forma de Amar foi prejudicado pela pandemia da Covid-19, que fez com que a novela terminasse sem beijo entre os protagonistas e sem a tradicional festa de despedida com todo o elenco reunido.

Encurtada em cerca de um mês, a novela perdeu semanas decisivas e encerrou uma série de histórias que ainda estavam longe de serem resolvidas. O último capítulo trouxe Filipe e Rita contando tudo o que aconteceu com os outros personagens. Mas, como a Globo antecipou o fim das gravações e liberou os demais atores, não foi possível gravar todos os desfechos.

Alanis Guillen em Pantanal

A artista foi escolhida para o folhetim de Bruno Luperi já no primeiro teste. "Eu vi a foto dela e percebi o que estava buscando", disse ao Fantástico o autor, que adaptou a obra do avô Benedito Ruy Barbosa. O roteirista afirmou que não teve dúvidas de sua decisão depois de cruzar o rosto da jovem com imagem de uma onça, animal em que ela se transforma na história.

"Acho que foi o cabelão selvagem, solto, essa sobrancelha mais grossa, que eu já não fazia. Eu estava pronta, já estava no esquema", brincou Alanis. Ela não era nem nascida quando a Manchete (1983-1999) exibiu a primeira versão da novela e se interessou pela personagem depois de assistir uma reportagem do próprio Fantástico sobre o remake da trama.

"Não tinha assistido a primeira [versão da novela], não era nem nascida. Eu fui pesquisando sobre Juma e, primeiro, me deu uma vontade muito grande de fazê-la", explicou a atriz em entrevista ao Notícias da TV.

Nova Juma

Alanis recebeu a bênção de Cristiana Oliveira, que ficou com o papel principal em 1990. "Ela disse muito sobre como a Juma é minha agora, para não ficar presa e confiar em mim", detalhou a atriz.

A jovem se esforçou muito para conseguir dar vida a essa personagem tão emblemática na história da teledramaturgia. Além de vários testes e superação de medos, ela até teve de virar uma espécie de "mulher das cavernas" na preparação ao andar com pedaço de madeira para cima e para baixo como se estivesse carregando uma arma.

Alanis tentou incorporar Juma de maneira mais naturalmente possível. No entanto, a atriz contou que toda essa espontaneidade não foi fácil de conseguir. Ela teve ainda aulas de equitação e kung fu para buscar práticas que lhe trouxessem mais energia da terra, de firmeza, de instinto e de força.

"As pessoas me falaram muito sobre a Juma. Minha mãe me falou muito, e algumas outras pessoas. Cheguei a ver uma coisa ou outra, assisti algumas partes, alguns pedaços, e isso já me trouxe a atmosfera do Pantanal, de assistir um outro tempo, os olhares de todos ali, essa natureza, e ali adentrei um pouco."

Filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), Juma é uma mulher de personalidade forte, selvagem e arredia --apesar da pouca idade. A personagem se apaixona por Jove (Jesuíta Barbosa). Surge entre eles um amor puro, fruto do encontro improvável e natural que marca para sempre o destino de todos. Mas as diferenças culturais e sociais tornam a relação complicada e bastante improvável.

Quais foram os trabalhos de Alanis Guillen?

  • Malhação: Toda Forma de Amar (2019) - Rita
  • Pantanal (2022) - Juma Marruá

Alanis Guillen é bissexual?

A artista já assumiu que se envolveu com homens e mulheres, mas não gosta de colocar rótulos nos relacionamentos. "Aprendi muito com minhas relações, tanto com mulheres quanto com homens. É lindo você se respeitar, e seria mais lindo ainda se o mundo respeitasse a individualidade do outro. É importante dar voz a essas tantas pessoas", ressaltou em conversa com a revista Marie Claire.

Alanis Guillen e namorado

Atualmente, a atriz está solteira. Na época em que protagonizou Malhação, ela precisou negar os boatos de que tinha se envolvido com Pedro Novaes --seu par romântico na novelinha teen.

Qual é o signo de Alanis Guillen?

Touro.

Idade da Alanis Guillen

A atriz tem 24 anos.

Redes sociais da Alanis Guillen

A atriz costuma ser discreta em suas redes sociais. Veja os números da atriz, até março de 2022.


Personagens


Galeria de fotos de Alanis Guillen

Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; mocinha recebeu Tenório (Murilo Benício) na tapera com bala
Juma (Alanis Guillen) surtará ao ver Tenório (Murilo Benício) chegar à tapera em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) e Alcides (Juliano Cazarré) terão um impasse ao decidir quem matará algoz
Os pombinhos Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) se reconciliarão em Pantanal
Filó (Dira Paes) vai até Juma (Alanis Guillen) para falar de Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal
Onça brava, Juma (Alanis Guillen) vai disparar contra Tenório (Murilo Benício) em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) vai atirar contra Tenório (Murilo Benício), que fugirá da tapera na novela
Sensata, Juma (Alanis Guillen) decidirá seguir os conselhos do Velho do Rio (Osmar Prado)
Juma (Alanis Guillen) não gostará de um conselho do Velho do Rio (Osmar Prado) nesta quinta (4)
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; mocinha está novamente dividida entre os irmãos Leôncio
Alanis Guillen negou envolvimento amoroso com Poli Pierrati e disse que ambas são apenas amigas
Alanis Guillen como Juma: Globo estica Pantanal em guerra contra jogo da Libertadores no SBT
Juma (Alanis Guillen) e Filó (Dira Paes) em cena de Pantanal; menina-onça planeja parto natural
Juma (Alanis Guillen) e José Lucas (Irandhir Santos) em cena de Pantanal: onça volta à tapera
Juma (Alanis Guillen) mostrará seus instintos ferinos para fugir de armadilha do sogro na novela
Juma (Alanis Guillen) se transformará em onça para fugir da fazenda na novela Pantanal
Mais que Jove (Jesuita Barbosa), a tapera é o grande amor de Juma (Alanis Guillen) em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) fugirá da fazenda e abandonará Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) teve crise de ansiedade e falta de ar antes de casamento em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa) fugirão do próprio casamento para transar
Juma (Alanis Guillen) entrará em surto antes de subir ao altar com Jove (Jesuita Barbosa)
Juma (Alanis Guillen) prestes a se casar em Pantanal; ela vai surtar antes do sonhado 'sim'
Juma (Alanis Guillen) virará onça ao ser trancada em quarto por José Leôncio (Marcos Palmeira)
Juma (Alanis Guillen) ficará com ciúme de Jove (Jesuita Barbosa) com Érica (Marcela Fetter)
Com casamento, Juma (Alanis Guillen) decidirá voltar para fazenda da família Leôncio
Juma (Alanis Guillen) avisará a José Lucas (Irandhir Santos) que não é mais casada em Pantanal
Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) em cena de sexo da novela Pantanal, da Globo
Juma (Alanis Guillen) decidirá morar com Jove (Jesuita Barbosa) na fazenda nesta segunda (18)
Juma (Alanis Guillen) decidirá morar na fazenda com Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) vai morar na tapera com José Lucas (Irandhir Santos) em Pantanal

Últimas notícias de Alanis Guillen


Últimas notícias