Riz Ahmed

Astro de The Night Of rima a favor de imigrantes na Inglaterra; veja vídeo

Divulgação

Seta esquerda
Seta direita

JOÃO DA PAZ - Publicado em 23/08/2016, às 06h10

A minissérie The Night Of, surpreendente novo sucesso da HBO, apresenta ao grande público o trabalho do ator britânico Riz Ahmed, protagonista do drama sobre um universitário acusado de estuprar e matar uma jovem. O rapaz que luta para provar que é inocente chama-se Nasir Khan (Ahmed), é filho de um taxista paquistanês e mora no Queens, bairro de Nova York. Entre tantas questões polêmicas na atração, a mais proeminente é a xenofobia, tema que o ator aborda em sua carreira musical. Sua canção mais recente se chama Englistan, junção das palavras England (Inglaterra) com Pakistan (Paquistão).

Sim, Ahmed é um rapper _e talentoso, por sinal. No meio musical, ele é conhecido como Riz MC, e Englistan é a principal canção do álbum homônimo de nove faixas lançado em abril, disponível no Spotify. O clipe da música (que pode ser conferido acima) chegou ao YouTube no mês passado e se aproxima da marca modesta de 100 mil visualizações. Nele, Riz MC aparece com uma camiseta customizada, em que uma metade representa a Inglaterra e a outra o Paquistão, inspirada nos uniformes das seleções de críquete de ambos os países.

Em entrevista para a revista Dazed, o ator/rapper conta que decidiu fazer esse álbum para expressar "o real significado de ser inglês nos dias de hoje, dizer como é viver uma vida com dupla identidade e falar sobre não se sentir incluído [na sociedade britânica]". Riz MC, que nasceu em Londres e tem pais paquistaneses, valoriza a presença de imigrantes na Inglaterra em Englistan, e o vídeo é uma forma de homenageá-los. As cenas mostram o trabalho de comerciantes, crianças jogando bola nas ruas e fiéis orando em uma mesquita. O rapper abusa das ironias e faz críticas ácidas na música: "Nós apenas nos reunimos para assistir X Factor ou cobrança de pênaltis que vamos perder", alfineta.

Ahmed começou a rimar em 2006 e lançou o primeiro disco em 2011, intitulado Microscope. Paralelamente à carreira musical, ele atuava em algumas séries de TV e em filmes _concorreu três vezes ao prêmio de melhor ator no British Independent Film Award, cerimônia que prestigia a cena independente do Reino Unido. O ator esteve no filme O Abutre (2014), em que contracenou com Jake Gyllenhaal, mas foi em The Night Of que Ahmed definitivamente atingiu o estrelato. O próximo grande trabalho dele será Rogue One: Uma História Star Wars, previsto para chegar ao cinema em dezembro deste ano. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Notícias da TV Recomenda

The Walking Dead

The Walking Dead

Ficha técnica: Terror, EUA, 2010. Showrunner: Scott Gimple. Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan, Danai Gurira, Chandler Riggs, Jeffrey Dean Morgan. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Baseada em uma história em quadrinhos, The Walking Dead conta a história de um grupo de sobreviventes, liderados pelo xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), após um apocalipse zumbi. Toda a população da Terra é infectada por um vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis. 

Por que assistir: The Walking Dead é mais do que uma simples matança de zumbis (apesar de haver desconcertantes massacres). O drama expõe como o ser humano age na escassez e no caos e precisa da ajuda do outro para sobreviver. E não há espaço para gente frouxa nesse mundo, todos têm de pegar em armas, da dona de casa ao padre. Tudo para derrotar vilões ao longo da jornada.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook