Riz Ahmed

Astro de The Night Of rima a favor de imigrantes na Inglaterra; veja vídeo

Divulgação

Seta esquerda
Seta direita

JOÃO DA PAZ - Publicado em 23/08/2016, às 06h10

A minissérie The Night Of, surpreendente novo sucesso da HBO, apresenta ao grande público o trabalho do ator britânico Riz Ahmed, protagonista do drama sobre um universitário acusado de estuprar e matar uma jovem. O rapaz que luta para provar que é inocente chama-se Nasir Khan (Ahmed), é filho de um taxista paquistanês e mora no Queens, bairro de Nova York. Entre tantas questões polêmicas na atração, a mais proeminente é a xenofobia, tema que o ator aborda em sua carreira musical. Sua canção mais recente se chama Englistan, junção das palavras England (Inglaterra) com Pakistan (Paquistão).

Sim, Ahmed é um rapper _e talentoso, por sinal. No meio musical, ele é conhecido como Riz MC, e Englistan é a principal canção do álbum homônimo de nove faixas lançado em abril, disponível no Spotify. O clipe da música (que pode ser conferido acima) chegou ao YouTube no mês passado e se aproxima da marca modesta de 100 mil visualizações. Nele, Riz MC aparece com uma camiseta customizada, em que uma metade representa a Inglaterra e a outra o Paquistão, inspirada nos uniformes das seleções de críquete de ambos os países.

Em entrevista para a revista Dazed, o ator/rapper conta que decidiu fazer esse álbum para expressar "o real significado de ser inglês nos dias de hoje, dizer como é viver uma vida com dupla identidade e falar sobre não se sentir incluído [na sociedade britânica]". Riz MC, que nasceu em Londres e tem pais paquistaneses, valoriza a presença de imigrantes na Inglaterra em Englistan, e o vídeo é uma forma de homenageá-los. As cenas mostram o trabalho de comerciantes, crianças jogando bola nas ruas e fiéis orando em uma mesquita. O rapper abusa das ironias e faz críticas ácidas na música: "Nós apenas nos reunimos para assistir X Factor ou cobrança de pênaltis que vamos perder", alfineta.

Ahmed começou a rimar em 2006 e lançou o primeiro disco em 2011, intitulado Microscope. Paralelamente à carreira musical, ele atuava em algumas séries de TV e em filmes _concorreu três vezes ao prêmio de melhor ator no British Independent Film Award, cerimônia que prestigia a cena independente do Reino Unido. O ator esteve no filme O Abutre (2014), em que contracenou com Jake Gyllenhaal, mas foi em The Night Of que Ahmed definitivamente atingiu o estrelato. O próximo grande trabalho dele será Rogue One: Uma História Star Wars, previsto para chegar ao cinema em dezembro deste ano. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook