Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LU BARSOTI

Xodó de Silvio Santos nos anos 1990 troca carreira artística pela advocacia

Fotos: Arquivo pessoal

Lu Barsoti em 1999, quanto tinha 16 anos, no Programa Livre: dois anos de estudos no SBT  - Fotos: Arquivo pessoal

Lu Barsoti em 1999, quanto tinha 16 anos, no Programa Livre: dois anos de estudos no SBT

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 23/11/2017 - 6h25

Antes de Maisa Silva e Larissa Manoela, Silvio Santos só tinha olhos para Lu Barsoti. Contratada aos 14 anos pelo dono do SBT, a jovem do interior de São Paulo passou dois anos nos bastidores do SBT, apenas se preparando para se tornar uma comunicadora. Estreante, apresentou o Programa Livre e a segunda fase do Fantasia. Aos 19, foi demitida da emissora e, frustrada, decidiu trocar a vida pública pelo direito.

"O grande problema do meio artístico é o ego. Tem muita gente que sente inveja daquilo que você conquistou e, em vez de batalhar para conseguir do próprio jeito, prefere puxar seu tapete para te derrubar", desabafa a ex-apresentadora, que suspeita que algumas pessoas no SBT não viam com bons olhos a admiração do patrão pela então adolescente.

A contratação de Lu, em setembro de 1997, tinha todo o jeito de mais um capricho de Silvio Santos: ela foi ao SBT apenas para participar do programa Em Nome do Amor, que faria uma homenagem a Chitãozinho & Xororó _dois anos antes, a dupla sertaneja tinha colaborado com a reforma da ala infantil da Santa Casa de Rio Claro, cidade em que Lu nasceu.

Nos corredores do estúdio, a desenvoltura da adolescente chamou a atenção de Silvio Santos, que lhe ofereceu um emprego na mesma hora.

"O curioso é que, como se tratava de Silvio Santos, a equipe avisou meus pais para não se empolgarem muito, porque podia ser uma coisa de momento. Voltamos para Rio Claro e, três dias depois, me ligaram dizendo para eu ir para o SBT porque o Silvio estava louco por eu ter ido embora sem assinar contrato", conta Lu.

Sem nenhum projeto na emissora, Lu foi moldada para ser uma boa apresentadora: fez cursos de teatro, etiqueta, dança, interpretação, inglês e canto, além de colocar aparelho nos dentes e cortar e tingir os cabelos com Jassa.

"Também acompanhava tudo nos bastidores dos programas, produção, técnica. O Silvio dizia que uma boa comunicadora precisava entender todas as etapas", lembra. 

Lu, aos 14 anos, com Silvio Santos e a dupla Chitãozinho & Xororó no Em Nome do Amor

Em 1999, com a ida de Serginho Groisman para a Globo, Lu foi colocada no comando do Programa Livre _ela se revezava na apresentação com Otávio Mesquita, Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt e Christina Rocha, cada um em um dia da semana.

"Eu tinha a idade da plateia, não podia me colocar como uma grande apresentadora, então queria me divertir com todo mundo", explica ela, que passou seis meses na atração até que Babi Xavier assumiu o formato.

Em seguida, Lu foi deslocada para a apresentação do Fantasia, novamente dividindo a apresentação com Mesquita, Márcia e Christina e com a adição de Celso Portiolli à equipe.

"Eu cuidava mais das provas que envolviam crianças, encarava tudo como uma grande brincadeira", diz ela, que só tem boas recordações do programa: "Foi o auge do meu reconhecimento, se eu ia ao restaurante não conseguia almoçar porque todo mundo queria foto e autógrafo".

No ano 2000, o Fantasia foi cancelado e Lu, escalada para um programa novo, o Rainha por Um Dia. Foi demitida (pela primeira vez) antes de o formato estrear. Silvio, que estava de férias, mandou que recontratassem a jovem 30 dias depois e ofereceu a ela o Pequenos Brilhantes, antes comandado por Moacyr Franco.

"Comecei a gravar sem data para ir ao ar, fiz uma frente de seis meses de programa e nada. Um dia depois do meu aniversário de 19 anos, me ligaram para que eu fosse ao SBT. Achei que finalmente iam definir a estreia. Entrei na sala da direção e avisaram que não tinham mais nenhum projeto para mim e que eu estava demitida. Foi um choque, saí de lá completamente atordoada", lembra.

Sem saber o que fazer em seguida, Lu procurou Jassa, que organizou um encontro dela com Silvio no salão. "Contei para ele que tinha sido demitida e ele falou: 'Vai para outra emissora que eu te recontrato'. Depois, fiquei sabendo que alguém lá dentro plantou que eu tinha pedido demissão porque não me sentia valorizada. O Silvio ficou bem magoado quando ouviu isso." 

reprodução/instagram

Lu em reencontro com Otávio Mesquita, seu colega de apresentação nos tempos de SBT

A apresentadora até tentou investir na carreira artística: ficou um ano em cartaz com a peça de teatro As Filhas da Mãe, participou de programas de Gilberto Barros e do Superpop. Mas, depois de sofrer com depressão e ganhar um pouco de peso, as oportunidades na televisão acabaram.

Decepcionada, Lu decidiu se afastar do ambiente artístico e estudar direito. Atualmente, faz especialização em direito digital e se prepara para lançar um livro sobre o tema no ano que vem. Mas ainda mantém contato com Christina Rocha, Ratinho, Jackeline Petkovic e Babi Xavier, que considera uma amiga de verdade.

Apesar das frustrações e da saída tumultuada do SBT, Lu revela que não guarda nenhum rancor de sua experiência televisiva. "Aprendi com meus pais a não me apegar às coisas ruins. Só fico triste por ter saído como ingrata, porque podia manter uma relação bonita com o Silvio", explica ela.

"Queria dizer a ele que sou muita grata pelo que aconteceu. Ele tem suas falhas, seus caprichos, que todos conhecem, mas não desmerece segurança, faxineiro, porteiro. Não bate no peito e fala: 'Sou o dono daqui, cale a boca'. Os ensinamentos que tive com ele carrego para a vida", resume a agora advogada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.