Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Continua internado

William Waack recebe stents no coração e é afastado por tempo indeterminado

Reprodução/TV Globo

William Waack no Jornal da Globo: jornalista permanece internado no Sírio-Libanês - Reprodução/TV Globo

William Waack no Jornal da Globo: jornalista permanece internado no Sírio-Libanês

DANIEL CASTRO

Publicado em 25/7/2017 - 6h14

William Waack ficará afastado do Jornal da Globo por tempo indeterminado. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última quinta-feira (20), quando passou mal. Na sexta, recebeu quatro stents, tubinho metálico que desobstrui artérias entupidas por gordura. O quadro do jornalista é mais grave do que se imaginava na Globo.

Na quinta e na sexta, Waack foi substituído por Carlos Tramontina _e a audiência do Jornal da Globo até cresceu. A edição exibida no início da madrugada desta terça (25) foi apresentada por Renata Lo Prete, sua substituta oficial, que estava em férias na semana passada.

Procurados, Globo e Sírio-Libanês não se manifestaram sobre a situação de William Waack até a conclusão deste texto.

O titular do Jornal da Globo foi submetido a um cateterismo na sexta-feira. "O cateterismo pode ter duas funções: diagnóstico ou tratamento. O exame diagnóstico consiste em avançar um cateter por dentro de uma artéria até chegar no coração, e lá injetar contraste. Artérias levam o sangue do coração a algum lugar. Quando a pessoa tem doença coronária, as artérias vão se entupindo e o espaço disponível para a passagem do sangue diminui", explica Ibraim Masciarelli Pinto, cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

"Se sobra mais da metade do vaso [livre para passagem do sangue], geralmente o caso recebe tratamento clínico, a pessoa fica em observação. Se o entupimento é maior, você pode avaliar se o caso precisa de revascularização. Pode ser feita por cirurgia ou stent", continua.

"O stent é o cateterismo terapêutico. O médico pega uma artéria da perna, chega até o coração e avança um balãozinho por dentro. Em cima desse balão tem um tubinho metálico, o stent. O catéter chega até o ponto que está entupido e solta o stent. Ele esmaga a placa de gordura que estava entupindo o vaso e limitando a passagem do sangue. O stent esmaga essa placa e restaura o espaço para o sangue passar", conclui o médico.


 Colaboraram FERNANDA LOPES e LUCIANO GUARALDO

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.