Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RICARDO LINHARES

'Salvador' das novelas da Globo foge de amarras e se renova em minissérie

Maurício Fidalgo/TV Globo

Xande Valois (Eduardo) e João Gabriel d'Aleluia (Paulo) estrelam Se Eu Fechar os Olhos Agora - Maurício Fidalgo/TV Globo

Xande Valois (Eduardo) e João Gabriel d'Aleluia (Paulo) estrelam Se Eu Fechar os Olhos Agora

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 2/9/2018 - 7h11

A minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, lançada na quarta (29) no Now, marca um ponto de virada para Ricardo Linhares. Contratado pela Globo aos 21 anos e escrevendo novelas desde 1987, o autor de 56 anos pôde se libertar das amarras dos folhetins e ousar na narrativa. É justamente o oposto do que fez nos últimos anos, quando foi escalado para "salvar" A Lei do Amor (2016) e Deus Salve o Rei (2018) com tramas mais tradicionais.

"É ótimo ter essa liberdade para fazer uma coisa diferente. Eu fugi completamente da estrutura. Se fosse uma novela, o Antonio Fagundes precisaria aparecer logo no primeiro capítulo. E eu jamais poderia colocar dois adolescentes [Xande Valois e João Gabriel d'Aleluia] como protagonistas. Queria desconstruir o que eu estava acostumado a fazer em novelas e aquilo que o público está acostumado a ver", explica ele em entrevista ao Notícias da TV.

Se Eu Fechar os Olhos Agora, de fato, não é parecido com nada que a Globo já tenha produzido. Apesar de ter jovens nos papéis principais, a trama não segue a linha Malhação, com namoricos e dilemas escolares. Pelo contrário: a minissérie é densa, repleta de mistérios, assassinatos e personagens dúbios.

O texto é baseado no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre, que procurou Linhares para adaptar outra de suas obras. "Ele tinha uma ideia de fazer algo com várias historinhas, como no filme Relatos Selvagens [de 2014]. Mas eu não acho que esse formato funciona muito bem na TV. Aí falei que tinha outro livro dele que eu adoraria adaptar, que era Se Eu Fechar os Olhos Agora, e ele topou", lembra.

O formato de minissérie também possibilitou que Linhares vivenciasse um pouco do cotidiano das gravações _algo que ele jamais teria tempo de fazer caso estivesse escrevendo uma novela, que impõe uma rotina muito mais puxada ao autor.

Márcio nunes/tv globo

Ricardo Linhares assina a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora: momento de renovação

"Acompanhei as gravações, mas só como visitante, sem palpitar. Mas depois participei do processo de edição com o Manguinha [o diretor Carlos Manga Jr.], da sonorização, estive em todas as etapas, foi um passo muito interessante. A equipe técnica da minissérie é incrível, e acho que o resultado final salta ao público."

Formato ideal
Acostumado a escrever novelas que têm cerca de 150 capítulos, Ricardo Linhares também teve de se renovar para contar uma história com início, meio e fim em apenas dez. "Acho que esse é o formato ideal para a televisão. Não é uma série com 22 episódios, nem uma microssérie com quatro. De oito a 12 é a quantia certa para dar profundidade sem precisar inventar fatos para levar a trama adiante", defende.

Isso não significa, porém, que o autor está abandonando o formato das novelas de vez. Atualmente, ele trabalha em um episódio da série Os Experientes, mas já planeja uma trama mais longa para os próximos anos. "Eu escrevo novelas desde que tinha 20 e poucos anos, é o que eu mais gosto de fazer."

Enquanto isso, ele ainda pode ser chamado para supervisionar autores iniciantes, como fez com Maria Helena Nascimento no sucesso Rock Story (2016), ou de ser chamado às pressas para consertar tramas que naufragaram na audiência _as já citadas A Lei do Amor e Deus Salve o Rei.

"Dá muito prazer em fazer esse trabalho de supervisão, porque eu não tenho vaidade nenhuma de precisar ter meu nome na abertura. E eu gosto de trocar, acho que sou o autor que tem mais parcerias com outros autores na Globo. Fico feliz de saber que a emissora tem essa confiança em mim para ajudar os outros", minimiza.

Disponível para locação no Now por R$ 29,90, a primeira temporada de Se Eu Fechar os Olhos Agora deve chegar ao Globoplay em novembro e estrear na TV em janeiro.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.