Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Turma de 1990

Saiba por onde andam os veteranos da Escolinha do Professor Raimundo

Divulgação/Globo

Tássia Camargo e Orlando Drummond: alunos da primeira temporada da Escolinha - Divulgação/Globo

Tássia Camargo e Orlando Drummond: alunos da primeira temporada da Escolinha

FERNANDA LOPES

Publicado em 16/12/2016 - 5h31

Os alunos da atual versão da Escolinha do Professor Raimundo ganharam novos figurinos, novas piadas e uma sala de aula cheirando a tinta, mas continuam fiéis ao estilo de atuação criado pelos atores das primeiras temporadas do humorístico, nos anos 1990. Apesar da passagem de quase três décadas, muitos integrantes do elenco original continuam vivos e acompanham o programa até hoje.

Orlando Drummond, David Pinheiro e Eliezer Motta, por exemplo, fizeram trabalhos na Globo nos últimos anos e aprovam as novas versões de seus personagens. Já Tássia Camargo, Stella Freitas e Claudia Mauro se distanciaram dos humorísticos e atuam em outras emissoras: Tássia está no SBT; Stella e Claudia são do elenco da Record.

Veja como estão os alunos antigos da Escolinha do Professor Raimundo:

Divulgação/Globo

Orlando Drummond em cena como Seu Peru; personagem foi criado originalmente em 1952

Seu Peru - Orlando Drummond
Orlando Drummond está com 97 anos e de repouso em sua casa. De acordo com o UOL, ele fraturou o fêmur após cair de uma escada. Com 70 anos de carreira como ator e dublador, o último trabalho de Drummond na TV foi em Zorra Total, de 2009 a 2013. O personagem Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, foi criado em 1952, para um programa de rádio. Hoje, é interpretado por Marcos Caruso.

Reprodução/Globo

Tássia Camargo durante gravações da Escolinha do Professor Raimundo nos anos 1990

Marina da Glória - Tássia Camargo
Traumatizada após ter problemas de direitos trabalhistas com a Record (onde fez a novela Vidas Opostas em 2007), Tássia Camargo ficou nove anos afastada da TV. Ela fez peças e deu aula de teatro até que retornou às novelas neste ano: a atriz de 55 anos está no elenco de Carinha de Anjo, do SBT.

Tássia Camargo estreou na Globo em 1982, na novela Elas por Elas. Ela participou de 16 produções na emissora até que foi para o SBT, em 2003, e para a Record, em 2007.

DIVULGAÇÃO/GLOBO

O ator Nizo Neto caracterizado como o personagem Ptolomeu, o mais inteligente da sala

Nizo Neto - Ptolomeu
O intérprete do nerd Ptolomeu continuou trabalhando em programas de humor da Globo após o fim do programa de seu pai, Chico Anysio (1931-2012). Nizo Neto, de 52 anos, fez participações em atrações como A Diarista (2004), Sob Nova Direção (2004) e Zorra Total (2008-2015). Ele ainda trabalha como dublador, atua no Zorra e fez três filmes com previsão de estreia em 2017.

DIVULGAÇÃO/GLOBO

A atriz Claudia Jimenez como Cacilda; personagem é interpretada hoje por Fabiana Karla

Claudia Jimenez - Cacilda
Claudia Jimenez terminou recentemente a novela Haja Coração, em que interpretou Lucrécia, tia de Fedora (Tatá Werneck). A atriz de 58 anos estava longe da TV há dois anos, tempo em que conseguiu se recuperar de problemas de saúde: ela tem cinco pontes de safena, um marca-passo e precisou se afastar de Além do Horizonte (2013) para cuidar de uma inflamação na membrana no coração.

Claudia tem longa carreira como comediante na Globo e já teve papéis de destaque em programas como Sai de Baixo (1996-2002), Viva o Gordo (1981) e Zorra Total (1999-2001).

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Lúcio Mauro como Aldemar Vigário; ele chegou a visitar a gravação da nova Escolinha

Aldemar Vigário - Lúcio Mauro
Aposentado, Lúcio Mauro tem se recuperado de problemas de saúde que enfrentou neste ano. Ele teve um derrame em abril e sintomas de pneumonia em outubro. No ano passado, o ator de 89 anos visitou as gravações da nova Escolinha do Professor Raimundo e se emocionou com o que viu: Lucio Mauro Filho interpreta o personagem dele, Aldemar Vigário.

Lúcio Mauro começou a carreira na TV em 1960 e fez seu primeiro trabalho com Chico Anysio em 1973, no humorístico Chico City.

Reprodução/globo

Lug de Paula, que abandonou a carreira de ator após interpretar Seu Boneco no humorístico

Seu Boneco - Lug de Paula
Filho mais velho de Chico Anysio, Lug de Paula abandonou a carreira de ator. Há anos ele mantém negócios em Palmas, no Tocantins, e vive lá. Seu último trabalho na TV foi uma participação no Zorra Total, em 2001.

De Paula, que está com 59 anos, deu uma entrevista ao programa Câmera Record em 2015 na qual falou sobre seu personagem mais marcante, Seu Boneco: "Eu diria que o Seu Boneco morreu. Acabou. É um personagem que eu não faço mais. Ele teve uma vida com outro personagem, que foi o Professor Raimundo".

DIVULGAÇÃO/GLOBO

O ator David Pinheiro, que usou o nome Sambarilove, de seu personagem, em sua candidatura

Sambarilove - David Pinheiro
David Pinheiro, conhecido como Armando Volta ou Sambarilove na Escolinha, participou de duas produções na TV neste ano: fez a série E Aí.. Comeu?, do Multishow, e ficou no ar até agosto em Malhação. No início do ano, o ator de 66 anos foi internado com uma infecção no estômago e no intestino delgado e ficou afastado da trama, mas se recuperou bem.

Pinheiro estreou na TV em 1977, na novela Sinhazinha Flô. Em 2012, ele chegou a se candidatar a vereador no Rio de Janeiro como David Sambarilove.

Reprodução/globo

Eliezer Motta em cena como Batista; personagem é interpretado hoje por Rodrigo Sant'Anna

Batista - Eliezer Motta
Eliezer Motta, 71 anos, fez seu último trabalho na TV em 2012 _na Escolinha do Gugu, da Record, ele interpretava o mesmo Batista que consagrou na Escolinha do Professor Raimundo. Dono de empreendimentos comerciais, ele declarou, em entrevista ao jornal Extra, que pensava em se mudar para a Flórida (EUA) e viver lá com a família.

Na TV, Motta atuava em humorísticos desde a década de 1960 e ganhou reconhecimento por programas como Planeta dos Homens (1976-1980) e Viva o Gordo (1981-1987).

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Claudia Mauro, a primeira Capitu da Escolinha; quem vive a personagem hoje é Ellen Rocche

Capitu - Claudia Mauro
Claudia Mauro, que interpretou a aluna Capitu na Escolinha, já tem data para voltar à TV: ela estará em O Rico e Lázaro, novela da Record prevista para estrear no início de 2017. A atriz de 47 anos também gravou a série Sem Volta, que irá ao ar no início do ano, também na Record.

Claudia Mauro fez seu primeiro trabalho na TV na Escolinha do Professor Raimundo e atuou em outras 12 produções na Globo, como as novelas História de Amor (1995), O Beijo do Vampiro (2002) e Páginas da Vida (2006). Seu último trabalho na emissora foi Em Família (2014).

Crédito

Stella Freitas interpretava a aluna Cândida na Escolinha; atriz está na Record desde 2007

Cândida - Stella Freitas
Desde 2007, Stella Freitas faz parte do elenco da Record. A atriz participou de oito produções da emissora, como as novelas Chamas da Vida (2008) e Os Dez Mandamentos (2015). Além da Cândida da Escolinha do Professor Raimundo, a atriz de 62 anos fez outras personagens marcantes na Globo, como a Dinalda de Sassaricando (1985) e a Cuca do Sítio do Picapau Amarelo (1978).


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.