Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luto

Rubén Aguirre, o Professor Girafales, morre dois dias após aniversário

Reprodução/Youtube

Rubén Aguirre durante divulgação de sua biografia, em 2015; ator morreu nesta sexta (17) - Reprodução/Youtube

Rubén Aguirre durante divulgação de sua biografia, em 2015; ator morreu nesta sexta (17)

REDAÇÃO

Publicado em 17/6/2016 - 11h52

Morreu nesta sexta-feira (17) o ator mexicano Rubén Aguirre, que interpretou o personagem Professor Girafales em Chaves. Ele havia completado 82 anos na última quarta-feira (15). Edgar Vivar, que viveu o Senhor Barriga no seriado, deu a informação sobre a morte do colega pelo Twitter: "Meu professor favorito descansa em paz... Hoje, meu grande amigo Rubén Aguirre partiu deste plano. Sentirei muito a sua falta". Em nota, o SBT, emissora que exibe Chaves desde 1984, lamentou a morte do ator.

A filha de Aguirre, Veronica, disse à rede de TV britânica BBC que o pai havia enfrentado uma pneumonia no fim mês passado e recebido alta após 11 dias no hospital, mas não resistiu às complicações da doença. "É verdade que [ele] já não está com a gente. Lamentavelmente, morreu às 4h10 desta manhã por complicações de pneumonia. Já estava em sua casa, esteve no hospital em maio porque estava um pouco delicado, mas saiu dali", explicou.

Aguirre também sofria com outras enfermidades, como diabetes, cálculos na vesícula, problemas na coluna e de respiração. Em 2007, o ator sobreviveu a um acidente de carro, mas precisou usar cadeira de rodas.

Em junho do ano passado, publicou uma carta aberta em que divulgava seus esforços para conseguir que a Associação Nacional de Atores (Anda) do México pagasse por suas despesas médicas. Sob o título de "E agora, quem poderá me defender?", referência ao seriado Chapolin, o ator disse lutar há dez anos pelo direito a atendimento médico. "Minhas forças se acabaram", declarou em suas redes sociais.

Divulgação

Rubén Aguirre caracterizado como Professor Girafales, do seriado mexicano Chaves

Carreira

Além de ator, Aguirre também trabalhou como locutor de rádio, narrador de touradas, produtor e diretor de TV. Ele começou a atuar ao lado de Roberto Bolaños, o intérprete de Chaves (1970 - 1995), na década de 1960, e ficou mais famoso por sua performance na TV como o Professor Girafales.

Aguirre também participou de diversos filmes no México, como El Chanfle (1979) e Charrito (1984). Em seus últimos anos de carreira, ele se dedicou à direção de seu próprio circo, chamado El Circo del Professor Jirafales. O ator anunciou sua aposentadoria em 2013.

Reprodução/Twitter

Última foto de Edgar Vivar (à dir.) ao lado de Rubén Aguirre; os dois contracenaram em Chaves

Despedidas

Pelas redes sociais e pela TV, amigos e fãs de Aguirre manifestaram tristeza pela morte do ator. O telejornal SP no Ar, da Record, divulgou um áudio na manhã desta sexta-feira em que o ator Edgar Vivar lamentava a perda do amigo. "Infelizmente, hoje nosso querido professor foi chamado por Deus. Está junto com Roberto Bolaños. Obrigado ao Brasil e pelo carinho que sempre nos brindam. Vamos celebrar a vida", declarou.

Carlos Villagrán, que interpretava o Quico em Chaves, publicou uma mensagem em homenagem ao ex-colega de cena em seu perfil no Facebook: "Nosso querido professor se foi, nossa querida vizinhança está se reunindo no céu. Que em paz descanse meu querido Rubén Aguirre, meu professor favorito".

A atriz Tatá Werneck, no ar em Haja Coração, é grande fã de Chaves e se pronunciou no Instagram sobre a morte de Aguirre. "Professor Girafales. Que não deixou de ser meu professor também...serei fã para sempre!", escreveu. Na mesma rede social, o apresentador Luiz Bacci também publicou sua despedida ao ídolo: "Descanse em paz, Professor Girafales".


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.