Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAZENDA DE VERÃO

Romance lésbico e ameaça com machado: o reality que a Record prefere esquecer

Divulgação/RecordTV

Angelis Borges (à esq.) e Manoella Stoltz tiveram romance (boicotado) na Fazenda de Verão - Divulgação/RecordTV

Angelis Borges (à esq.) e Manoella Stoltz tiveram romance (boicotado) na Fazenda de Verão

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 31/10/2017 - 5h54

Depois de cinco edições de A Fazenda com famosos (alguns nem tanto), a Record decidiu aproveitar a estrutura montada em Itu e produzir um reality show em que anônimos disputavam um prêmio de R$ 1 milhão. Há exatos cinco anos, em 31 de outubro de 2012, estreava a Fazenda de Verão, um programa que a Record gostaria de esquecer que existiu.

Nada deu muito certo na primeira (e única) temporada do reality. A começar pelo casal principal da edição, formado por duas mulheres, o que chocou a direção da Igreja Universal e acabou censurado dentro do próprio programa. Outro participante teve um surto psicótico e ameaçou um dos peões com um machado.

Criada para bater de frente com Carrossel, do SBT, a Fazenda de Verão tomou uma verdadeira surra da novela infantil e acabou sendo exibida mais tarde, para fugir da concorrência com o fenômeno estrelado por Larissa Manoela. Nem o sempre carismático Rodrigo Faro conseguiu salvar o reality do fracasso.

Aliás, a Fazenda de Verão foi um programa tão baixo astral que três confinados desistiram da competição. E ainda há quem diga que a vida na roça é tranquila...

Confira cinco motivos pelos quais a Fazenda de Verão não emplacou: 

reprodução/recordtv

Beijos e trocas de carinhos entre Angelis e Manoella foram editados na TV durante 22 dias

Censura a casal lésbico
Como todo reality de confinamento, a Fazenda de Verão também formou seus casais. Mas, para desespero dos bispos da Universal, a dupla mais quente da edição foi formada por Angelis Borges e Manoella Stoltz. As duas viviam aos beijos e abraços, e a emissora fazia de tudo para abafar o caso na TV.

O primeiro beijo das duas só foi ao ar no dia 28 de dezembro, 22 dias depois da primeira troca de carinho entre elas. Enquanto a edição tentava não mostrar o romance gay, o casal heterossexual Victor Hugo e Natália Inoue tinham seus beijos e amassos escancarados no ar.

A Record negou qualquer censura às duas, mas grupos LGBT se revoltaram e fizeram campanha pela permanência delas em Itu. A torcida deu certo, e o casal só se separou quando os confinados jogaram uma contra a outra na roça. No fim, Angelis se sagrou a grande campeã do reality, com 69% dos votos em uma decisão tripla. 

reprodução/recordtv

Em reencenação de sua briga dentro da casa, o desistente Halan deu cabeçada em Zucatelli

Cadê a resistência?
Nada menos do que três participantes do reality desistiram de participar do programa. O primeiro foi o personal trainer Rodrigo Simões, que alegou estar com saudade de casa e angustiado com o tédio do confinamento. Três dias depois, Halan Assakura tocou o sino pelo mesmo motivo. O terceiro foi Haysam Ali, que sofreu bullying dentro da casa por ser gay. "Eu não quero mais sofrer", desabafou.

Das três desistências, a mais controversa foi a de Halan. O público do reality já pedia a expulsão do participante, que perdeu a cabeça em uma discussão com o advogado Rodrigo Carril e teria dado uma cabeçada no rival. No Hoje em Dia, Celso Zucatelli fez uma reencenação da briga com Halan e acabou levando uma cabeçada de fato. 

reprodução/recordtv

Lucas Barreto (de costas) foi expulso do programa depois de ameaçar rival com um machado

O louco do machado
A participação de Lucas Barreto na Fazenda de Verão durou apenas cinco dias. Escalado para substituir o desistente Halan, o modelo entrou no meio da edição e começou a agir de forma impulsiva. Primeiro, irritou os outros participantes ao tomar banho completamente nu _ele já tinha posado para a G Magazine.

Mas a gota d'água veio quando, em um surto, começou a ameaçar o promotor de eventos Haysam. "Sua vida vai virar um inferno quando você sair daqui", provocou ele. Em seguida, pegou o machado usado para cortar lenha e o empunhou. Foi até Haysam e gritou no ouvido dele: "Eu não vou te deixar em paz".

Lucas acabou expulso do programa. "Pelo comportamento incompatível com o funcionamento do programa e incompatível com regras básicas de convívio, a Record decidiu tirar o participante Lucas do jogo", explicou Rodrigo Faro.

edu moraes/recordtv

Rodrigo Faro fez sua estreia à frente de reality shows no Fazenda de Verão: texto não ajudou

Nem Faro salva
Conhecido por sua simpatia e carisma, Rodrigo Faro foi escalado para apresentar a Fazenda de Verão, no lugar que era ocupado por Britto Jr. nas edições com famosos. O apresentador até se saía bem na interação com os peões e na hora de coordenar a votação das roças, mas sofria com os textos engessados do programa.

Em 2013, ao comentar o fracasso do reality, Faro afirmou que acreditava no potencial do formato. Acho que a gente tem que acostumar o público com a Fazenda sem celebridades. Porque anônimo é BBB, artista é A Fazenda, sempre foi assim. Mas, em termos de retorno para emissora, vai cumprir com o que foi previsto. Trouxe um lucro absurdo. Teve pancadaria, teve um monte de casal, teve gente embaixo do edredom, casal gay, brigas homéricas. Teve tudo!", valorizou.

Como outras temporadas do reality nunca foram feitas, o apresentador não teve a chance de provar se sua tese estava certa.

lourival ribeiro/sbt

Com Maisa Silva e Larissa Manoela, Carrossel foi fenômeno de audiência e humilhou o reality

Embate com Carrossel
Inicialmente, a Fazenda de Verão era exibida por volta das 20h30, para bater de frente com Carrossel, que estava começando a incomodar no Ibope e transformou o SBT em casa oficial das novelas infantis. Mas a estratégia da Record não funcionou, e Maria Joaquina (Larissa Manoela) e sua turma levaram a melhor.

Quinze dias depois, cansada de apanhar no Ibope, a emissora mudou a Fazenda de Verão para a faixa das 22h, onde estaria livre tanto da concorrência com Carrossel quanto do embate com Salve Jorge, que não repetiu o sucesso de Avenida Brasil, mas mantinha a Globo na liderança disparada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.