Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Jornalismo

Recuperado de cirurgia às pressas, apresentador volta ao ar na Globo

Reprodução/TV Globo

Carlos Tramontina no SP TV 2ª Edição de 26 de março, o último que ele apresentou - Reprodução/TV Globo

Carlos Tramontina no SP TV 2ª Edição de 26 de março, o último que ele apresentou

DANIEL CASTRO

Publicado em 28/4/2016 - 5h42

Fora do ar desde 26 de março, quando apresentou o SP TV 2ª Edição pela última vez, o jornalista Carlos Tramontina volta na próxima segunda-feira (2) a comandar o telejornal, uma das maiores audiências da Globo em São Paulo. Há um mês, o jornalista teve que se submeter a uma cirurgia no baço e foi substituído às pressas por César Tralli.

A Globo aproveitou a licença médica de Tramontina para testar a aceitação de Izabella Camargo como apresentadora. Moça do tempo no Hora 1 e Bom Dia Brasil, Izabella completa amanhã (29) três semanas à frente do SP TV 2ª Edição. Para bombá-la, a Globo tirou Tralli do SP TV noturno, o mantendo apenas no telejornal local do meio-dia. Com isso, a emissora rompeu com um esquema que já vigorava havia pelo menos dois anos: sempre que Tromontina se ausentava, Tralli o substituía e acumulava os dois SPs, e vice-versa. 

Durante sua ausência, Tramontina publicou dois vídeos no Facebook. No primeiro, logo após a revelação pelo Notícias da TV do motivo de seu afastamento, tranquilizava seguidores. "Estou aqui, estou ótimo, estou na minha casa, vou descansar alguns dias", disse, sem comentar a cirurgia pela qual passou.

REProdução/facebook

Carlos Tramontina em vídeo publicado no Facebook no último dia 18: 'vexame' dos deputados

No segundo vídeo, publicado dia 18, comentou o que chamou de "vexame" dos deputados federais durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff, ocorrida na véspera. "Quantas agressões à nossa língua portuguesa!", lamentou. "Eu fiquei com a impressão de que tem deputado federal ali que nunca leu um livro na vida", disse, lembrando que era o Dia Nacional do Livro Infantil e citando Monteiro Lobato, que estaria aniversariando se fosse vivo. "É do Lobato uma frase que continua valendo até hoje: Um país se faz com homens e livros", lembrou.

O jornalista, de 59 anos, está na Globo desde 1978. Começou como repórter e logo se destacou, no Bom Dia São Paulo, apresentando quadro Café da Manhã, em que entrevistava personalidades (como Regina Duarte e Raul Cortez) enquanto faziam o desjejum. Em 1986, foi promovido a âncora do Bom Dia São Paulo, do qual também foi editor-chefe _em 1992, no aniversário de 15 anos do telejornal, apresentou o noticiário ao vivo de um helicóptero, algo inédito na televisão brasileira.

Tramontina comanda o SP TV 2ª Edição desde 1998. Depois de William Bonner, é o apresentador há mais tempo à frente de um telejornal da Globo. Desde 2000, também apresenta o Antena Paulista, nas manhãs de domingo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.