Sensacionalismo moderado

Record veta exploração do drama de Marcelo Rezende em programas

Reprodução/RecordTV

O repórter Raul Dias Filho durante entrevista com o apresentador Marcelo Rezende - Reprodução/RecordTV

O repórter Raul Dias Filho durante entrevista com o apresentador Marcelo Rezende

DANIEL CASTRO - Publicado em 15/05/2017, às 11h39 - Atualizado às 19h19

A Record adotou uma postura diferente com o drama de Marcelo Rezende, que enfrenta câncer no pâncreas e no fígado. Diferentemente de outras histórias de grande repercussão e situações envolvendo seus artistas, a emissora decidiu não reprisar exaustivamente a entrevista do jornalista exibida ontem (14) no Domingo Espetacular. Somente o Cidade Alerta reapresentou o material nesta segunda.

A ordem partiu de Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da emissora. Nenhum dos programas matinais (Balanço Geral, SP no Ar, Fala Brasil e Hoje em Dia) reexibiu o material. O veto também vale para o Balanço Geral do meio-dia e para todas as emissoras da rede. Em seus programas, os apresentadores da casa só estão autorizados a expressarem apoio a Rezende.

Há um ano, quando Ana Hickmann foi feita refém por um fã em um hotel de Belo Horizonte, a postura foi bem diferente. A emissora reprisou a entrevista da apresentadora, veiculada primeiramente no Domingo Espetacular, em todos os programas da segunda-feira seguinte.

É postura da rede também repetir entrevistas exclusivas, como a de Suzane von Richthofen ao programa de Gugu Liberato, em fevereiro de 2015.

No Domingo Espetacular de ontem, Marcelo Rezende contou que começou a desconfiar de que algo estava errado com sua saúde quando perdeu a vontade de tomar café da manhã e de beber uma taça de vinho. "Aí pensei: Eu estou com alguma coisa no fígado, porque eu tenho um paladar lascado e um olfato lascado", lembrou.

O apresentador titubeou um pouco, mas acabou indo ao médico, e os exames detectaram um câncer no pâncreas já "irradiado" para o fígado.  Na última segunda-feira (8), Rezende começou a fazer quimioterapia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele deve permanecer afastado do Cidade Alerta até a próxima sexta-feira.

O jornalista não deve reaparecer com visual muito diferente. No Domingo Espetacular, ele ironizou a notícia de seu médico de que seu tipo de quimioterapia não faz o cabelo cair. "Mas que cabelo? Não tem mais o que cair. Não é essa a minha preocupação, a minha preocupação é vencer essa etapa."

O comandante do Cidade Alerta foi enfático ao afirmar que o câncer não lhe tira o sono, mas demonstrou religiosidade: "Eu estou me lixando para a doença. Quem se importa com doença é médico e hospital. E eu sei que vou sair dessa. Qualquer que seja o resultado, eu já saí. Você acha que eu não sei que vou atravessar um período difícil? Eu sei que vou. Mas nada é difícil quando você tem Deus do seu lado".

A entrevista de Rezende ao Domingo Espetacular foi gravada na manhã do dia 8, pouco antes da primeira sessão de quimioterapia. A direção da Record exigiu sigilo absoluto, e o jornalista proibiu o hospital de divulgar boletins médicos. Na sexta-feira (12), o Notícias da TV antecipou que ele está lutando contra um câncer no fígado e no pâncreas.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Logan

Logan

Ficha técnica: EUA/Austrália/Canadá, 2017, 137 min. Direção: James Mangold. Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen, Boyd Holbrook, Stephen Merchant, Eriq La Salle. Disponível no Now.

Sinopse: Em 2029, os mutantes praticamente foram exterminados e os X-Men não existem mais. Logan (Jackman), com o poder de cura fraquejando, virou alcoólatra e luta para cuidar de um Charles Xavier (Stewart) à beira da morte. Apesar das dificuldades, ele leva uma vida tranquila como motorista particular. Até que a pequena Laura (Dafne) surge em seu caminho e muda sua vida completamente.

Por que assistir: Indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado, Logan é o filme estrelado por X-Men que menos se parece com uma história em quadrinhos. Extremamente tenso e deprimente, provoca reflexões e emociona. Mas fãs das HQs vão gostar de ver o terrível Wolverine finalmente mostrar toda a sua violência, com cenas de lutas sangrentas.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Choradeira do sucesso

A técnica Claudia Leitte foi às lágrimas na hora de eliminar candidatos de seu time - Reprodução/TV Globo Com a estreia da fase de batalhas, o The Voice Kids bateu recorde histórico de audiência no domingo (18). O programa apresentado por André Marques teve média de 21,1 pontos na Grande São Paulo, seu ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Depois de Ana Paula, quem merece sair do BBB com maior rejeição?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook