Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Recópia

Record imita Globo em chamadas e estreia voz-padrão feminina

Reprodução/Multishow

Luciana Salomão (Luka) no programa Fábrica de Estrelas, do Multishow; locutora é voz-padrão da Record - Reprodução/Multishow

Luciana Salomão (Luka) no programa Fábrica de Estrelas, do Multishow; locutora é voz-padrão da Record

PAULO PACHECO

Publicado em 29/5/2014 - 18h22
Atualizado em 30/5/2014 - 6h42

Após a Globo inovar nas chamadas e ter sua primeira narradora do sexo feminino, em 2013, a Record foi atrás e também chamou uma mulher para ser voz-padrão de seus comerciais. A locutora e radialista Luciana Salomão, 37 anos, conhecida como Luka, narra as chamadas de Me Leva Contigo, programa de Rafael Cortez.

Por enquanto, a Record abriu o espaço para mulheres apenas nas chamadas do telenamoro. A locutora não vê a possibilidade de imitação dos anúncios da Globo pela Record, mas comemora o aumento do trabalho na TV para vozes femininas: "Se tiver a ver como uma referência, melhor para mim e todas as locutoras. que chamem mais".

A busca por uma voz feminina para narrar os anúncios, segundo Luka, foi uma orientação da emissora. "No programa do Rafael [Cortez], as mulheres comandam. Isso foi muito pontuado quando gravei as chamadas. Quando o programa ia estrear, a brincadeira era essa, o Rafael aparecia e eu não deixava ele falar. Foi um dos motivos de eu ter sido chamada", explica.

Já a voz-padrão da Globo, da atriz e dubladora Mabel Cezar, apareceu nas chamadas de praticamente todos os programas. Ela começou narrando a novela Joia Rara, porém a emissora aprovou seu trabalho e deu o aval para usar a voz feminina nos anúncios de programas de variedades e até do jornalismo.

Ao ser convidada para narrar as chamadas da Record, Luciana Salomão aceitou sem pensar. Empolgada com o trabalho de Mabel Cezar na Globo, a locutora queria voltar a narrar chamadas na TV (a primeira e única experiência havia sido em 2001, na Cultura). Assim como a voz-padrão da Globo, que atuou em Joia Rara, Luka já apareceu na TV no reality Fábrica de Estrelas, do canal pago Multishow.

"Eu achei demais a voz-padrão da Globo, acho que devia ter muito mais voz feminina na TV. Quando me chamaram, falei 'Vou fácil', nem quis saber quanto era. O pessoal das chamadas me ligou e fui achando que era teste, mas já era valendo", recorda Luka.

Na Globo, Mabel Cezar é escalada para narrações suaves. Chamadas do Globo Repórter sobre temas ligados à natureza ou vida saudável, por exemplo, têm a sua voz. Locutora da 89 A Rádio Rock, em São Paulo, Luka aceita qualquer tipo de trabalho.

"Posso falar sobre girassol e metralhadora sem problema nenhum (risos). O legal de ser mulher e ter um estilo diferenciado, eu me vejo como uma pessoa brutalmente feminina. Posso usar um anel de gatinho e a máscara do Jason. Tenho o romantismo na voz e a parte mais agressiva. Acho importante poder andar por todos os lados", diz a locutora.

Luciana Salomão vai à Record uma vez por semana gravar as chamadas de Me Leva Contigo. Na emissora, conheceu Rafael Cortez e rapidamente virou fã do apresentador. "O formato é diferente, o Rafael é um apresentador genial, engraçado, carismático, manda muito bem no improviso. Fiquei impressionada com a humildade dele, merece se dar muito bem", torce.

A Record já fez experiências com narração feminina em chamadas da Liga dos Campeões da Europa, em 2008. A apresentadora Tina Roma também foi voz-padrão no programa Simple Life (2007). 

LEIA TAMBÉM:

+ Locutoras: Rubi, do SBT, narra chamadas de Joia Rara na Globo

Globo aposta na Copa para salvar o pior semestre da história no Ibope

Bêbada e seminua, Helena invade quarto de Virgílio e ‘renasce’

Conar tira do ar comercial 'ofensivo' de Compadre Washington

Cinco motivos para ver Em Família e cinco para desligar a televisão

Em Família, 100 > Protagonistas imorais afastam público

Luciana Gimenez sofreu ameaças antes de desmaiar no ar, diz amigo

Luiz Bacci sai sem se despedir e gera indignação na Record


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Globo

Record

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.