Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bastidores

Paulo Henrique Amorim despreza garota do tempo e gera climão na Record

Reprodução/Record

Paulo Henrique Amorim e Patricia Costa no último Domingo Espetacular: 'más-vindas' - Reprodução/Record

Paulo Henrique Amorim e Patricia Costa no último Domingo Espetacular: 'más-vindas'

DANIEL CASTRO

Publicado em 26/7/2016 - 5h37
Atualizado em 26/7/2016 - 17h49

Um comentário ácido do jornalista Paulo Henrique Amorim gerou um climão nos bastidores do Domingo Espetacular. Ele respondeu a um e-mail de boas-vindas à jornalista Patricia Costa dizendo que "Janine Borba é insubstituível". Patricia assumiu no último domingo o lugar de Janine, que está no Jornal da Record cobrindo Adriana Araújo, escalada para ancorar os Jogos Olímpicos diretamente do Rio de Janeiro. A resposta de Amorim circulou entre os jornalistas da emissora e foi interpretada como "más-vindas" a Patricia, que é garota do tempo do Jornal da Record, mas também tem atuado como repórter. Amorim diz que apenas quis ser gentil com Janine e que tratou Patricia com respeito e profissionalismo (leia abaixo).

Amorim respondeu a um e-mail enviado a profissionais do Domingo Espetacular por Anael de Souza, editor-chefe da revista eletrônica da Record. Segundo fontes na emissora, Patricia Costa se sentiu desconfortável com a mensagem de Amorim. O e-mail só aumentou a tensão nos bastidores, já que Patricia não se dá com Thalita Oliveira, também apresentadora titular do Domingo Espetacular. As duas não se falam, e Thalita ficou bastante incomodada em ter que trabalhar com uma profissional com a qual não se relaciona. 

A entrada de Patricia Costa no Domingo Espetacular _e as "más-vindas" de Amorim_ serviram de combustível para os comentários sobre mudanças vindouras no programa, que está há 12 anos no ar. Especula-se que, após a Olimpíada, haverá alteração no time de apresentadores, e a ida de Patricia para o programa seria um teste da direção de jornalismo da emissora. Paulo Henrique Amorim é visto como o mais ameaçado, por causa de seu engajamento anti-impeachment de Dilma Rousseff fora do ar, mas o jornalista tem a seu favor o fato de ser a "imagem" do Domingo Espetacular, de acordo com pesquisas encomendadas pela Record.

Não foi a primeira vez que Paulo Henrique fez comentários irônicos em e-mails de chefes do jornalismo da Record. Há dois meses, ele "causou" ao responder a um elogio ao repórter Vinícius Dônola, que entrevistou a apresentadora Ana Hickmann logo após ataque de um fã, em Belo Horizonte. Disse que o material da Record poderia ser exibido pela católica TV Aparecida, tantas eram as referências ao "Papai do Céu".

Outro lado

Após a publicação deste texto, Paulo Henrique Amorim enviou o seguinte e-mail ao Notícias da TV:

"Senhor Daniel Castro,
repudio com veemência a fofoquinha de seu site Noticias (sic) da TV, a respeito de minha recepção à colega e jornalista Patricia Costa.
A certa altura imaginei que o 'Notícias' pudesse ser uma alternativa a esse 'jornalismo' de manicure que se diz de 'TV'.
Me enganei. 
De outras vezes, o senhor me telefonou antes de publicar uma inverdade. Eu desmenti e o senhor não publicou. Pena que tenha mudado de comportamento.
O fato de eu responder a um e-mail com a frase 'Janine é insubstituível' foi, como todos perceberam, uma forma gentil de tratar colega e amiga de muitos anos, a Janine Borba, que, por uns tempos, trabalhará no Jornal da Record.
Invoco o testemunho da própria Patricia sobre como a tratei na noite de estreia: com profissionalismo e gentileza, traços que caracterizam a minha carreira.
Como tratei a trato a Thalita, com quem tenho o prazer de trabalhar, também.
Quanto mais não fosse, porque, ao tratar de excelente reportagem do Raul Dias sobre novas tecnologias - 3D - para a televisão, Patricia me disse que estudava esse tema "tecnologia e televisão" em seu mestrado de Jornalismo. 
Identificá-la como 'moça do tempo', portanto, é lamentável imprecisão.
Quanto à minha iminente substituição, como diz o senhor, lembro que ninguém é insubstituível.
Como o senhor, que saiu da Folha e da Record e ninguém percebeu.
Em tempo: é mentira que eu tenha dito que uma determinada reportagem merecia ser apresentada na TV Aparecida."

► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.