Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESCRAVA MÃE

Novela de época da Record ganha prêmio internacional e desbanca Globo

Divulgação/RecordTV

Gabriela Moreyra e Pedro Carvalho em cena da novela Escrava Mãe, premiada na Coreia do Sul - Divulgação/RecordTV

Gabriela Moreyra e Pedro Carvalho em cena da novela Escrava Mãe, premiada na Coreia do Sul

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 8/9/2017 - 13h24

A novela Escrava Mãe, exibida pela Record entre maio do ano passado e janeiro deste ano na Record, sagrou-se vencedora na categoria melhor produção longa do Seoul International Drama Awards, premiação mundial promovida pela Coreia do Sul importante para o comércio internacional de produções televisivas. A série Supermax (2016), da Globo, que concorria em duas categorias, saiu de mãos vazias.

Escrita por Gustavo Reiz, Escrava Mãe contava a história de Juliana (Gabriela Moreyra) e Miguel (Pedro Carvalho), pais da escrava Isaura (eternizada por Lucélia Santos na novela de mesmo nome, de 1976). A trama superou finalistas da Turquia, da Rússia, da Colômbia, dos Emirados Árabes Unidos, do Líbano e de Portugal.

A Globo, por sua vez, não conseguiu o mesmo êxito. Fracasso de audiência no ano passado, Supermax concorria ao Seoul Drama Awards como melhor minissérie e melhor roteirista para Marçal Aquino e Fernando Bonassi.

Na categoria minissérie, Supermax competia com produções da Alemanha, Israel, Austrália, Taiwan, Bélgica, Japão, Estados Unidos e com a própria Coreia do Sul. Perdeu para a belga Please, Love Me, enquanto a australiana Deep Water ganhou o segundo lugar, espécie de prêmio de consolação.

A dupla formada por Aquino e Bonassi concorria com escritores da Alemanha, Áustria, Coreia do Sul, Reino Unido, Portugal e Israel. Os dois perderam para a roteirista Rodica Doehnert, da produção austríaca Hotel Sacher.

O Seoul International Drama Awards é considerado uma vitrine importante para o mercado asiático, despertando o interesse de emissoras do continente para produtos estrangeiros. Com isso, a Record abre uma porta para negociar suas novelas com países da região.

Séries como The Tudors (2007-2010) e Skins (2007-2013) e a minissérie The Night Manager (2016) já foram premiadas no Seoul Drama Awards. Neste ano, a grande vencedora foi a produção norte-americana This Is Us, da NBC, que também tem grandes chances no Emmy.

Escrava Mãe é a primeira produção brasileira a levar um troféu na premiação. O Brasil bateu na trave em 2011, quando a novela Passione ficou com o segundo lugar na categoria melhor produção longa; perdeu para a romena In the Name of Honour.

A Globo tem resultados melhores no Emmy Internacional, premiação na qual ganhou a categoria melhor telenovela pelos últimos cinco anos. A emissora é uma das patrocinadoras da premiação.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.