Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Balanço

Novela bomba e golpe de marketing: veja os maiores micos da TV em 2015

João Cotta/TV Globo

As atrizes Adriana Esteves e Gloria Pires em Babilônia, um dos micos do ano na TV - João Cotta/TV Globo

As atrizes Adriana Esteves e Gloria Pires em Babilônia, um dos micos do ano na TV

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 5/12/2015 - 7h35

Em um ano marcado por uma guerra acirrada por pontos de audiência, as emissoras fizeram o possível e o impossível para manter o telespectador diante da tela da televisão. Nesse vale tudo por ibope, obviamente, o público foi presenteado por micos inimagináveis. Confira o pior da TV em 2015:

Paulo Belote/TV Globo

Nos 50 anos da Globo, a novela Babilônia, protagonizada por Bruno Gagliasso, foi um fiasco

Babilônia

A novela de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga merece o título de mico do ano pelo conjunto da obra. A trama sofreu mudanças para agradar uma audiência conservadora, mas perdeu a identidade, virou uma verdadeira bomba. Apesar de tudo, o elenco, encabeçado por Gloria Pires (Beatriz), salvou o folhetim de um desastre ainda maior. Mesmo assim, Babilônia foi a cereja que estragou o bolo da festa dos 50 anos da Globo.

 reprodução/record

Guilherme Winter, o Moisés, em cena de Os Dez Mandamentos, sucesso da Record

Planejamento da Record

Sabe aquele ditado “Quem nunca comeu doce, quando vê melado se lambuza”? Ele se aplica perfeitamente à estratégia de "planejamento" da Record. Diante da boa audiência conquistada pela saga bíblica de Moisés (Guilherme Winter), a emissora não soube o que fazer para não perder os números que ganhou. Esticou Os Dez Mandamentos o quanto pôde, engavetou A Escrava Mãe, novela que já está pronta, optou por uma reprise de O Rei Davi e, no final, decidiu produzir uma segunda temporada da novela bíblica, no começo de 2016. Para completar, encerrou o ano arrendando seu complexo de estúdios, o RecNov. A falta de planejamento compromete a credibilidade da Record quando o assunto é dramaturgia.

Reprodução/TV Globo

Cinegrafista opera câmera da caixa cênica de A Regra do Jogo; mais marketing que inovação

A caixa cênica de A Regra do Jogo

A missão dada a João Emanuel Carneiro não era das mais fáceis: o cultuado autor de Avenida Brasil (2012) era visto como a salvação da lavoura global diante do fracasso de Babilônia. Sua atual trama das nove, A Regra do Jogo, não chega a ser um desastre, mas está longe de ser uma grande história. A tal da caixa cênica proposta pela diretora Amora Mautner, que traria inovação ao gênero ao inserir elementos de reality show na ficção, ficou só na promessa, puro golpe de marketing para vender a novela no início. Toda a expectativa para o folhetim se traduziu em frustração para os noveleiros de plantão.

REPRODUÇÃOQTV GLOBO

O semblante de espanto do ator Eri Johnson é a face do humorístico Tomara que Caia 

Tomara Que Caia

Com a proposta “inovadora” de unir humor e interatividade, o humorístico ocupou as vagas de domingo à noite e constantemente levava surras do velho Programa Silvio Santos. O "patrão" ria à toa enquanto atores como Marcelo Serrado, Heloísa Périssé e Priscila Fantin se revezavam em esquetes sem graça. A trajetória do programa fez jus ao seu título: caiu. Ainda bem.  

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rainer Cadete em cena que bombou na internet; choro após seu personagem levar um fora 

Visky (Rainer Cadete), de Verdades Secretas

Walcyr Carrasco conseguiu movimentar as redes sociais, e sua novela foi o presente que a Globo esperava nos 50 anos. Mas de Verdades Secretas também saiu um dos personagens mais chatos que já foi visto em folhetins: Visky. Caricato e estridente, o booker berrava o tempo todo. Em que pese a dedicação do ator e o trabalho de caracterização da equipe da trama, o personagem era simplesmente irritante. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.