Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANATOMIA DO CRIME

Nova série desvenda Maníaco do Parque, Atirador do Shopping e casal Nardoni

Reprodução/Discovery

Alexandre Nardoni (de azul) é conduzido pela polícia em cena de Anatomia do Crime - Reprodução/Discovery

Alexandre Nardoni (de azul) é conduzido pela polícia em cena de Anatomia do Crime

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 24/5/2017 - 5h11

Crimes de grande repercussão que ocorreram no Brasil são o foco da série Anatomia do Crime, que estreia neste sábado (27) no canal Investigação Discovery. A primeira temporada trata de casos como o assassinato da menina Isabella Nardoni, o serial killer Francisco de Assis Pereira, mais conhecido como o Maníaco do Parque, e a história do estudante Mateus da Costa Meira, o Atirador do Shopping, que matou três pessoas em uma sala de cinema em 1999.

Mais do que apenas relembrar os casos, a série traça um perfil psicológico dos criminosos, com a participação de criminólogos, psicoterapeutas, psicólogos e psiquiatras forenses. Também recupera imagens das cenas dos crimes e das reconstituições da polícia, além de áudios e fotos tiradas pelos legistas.

O Notícias da TV assistiu ao primeiro episódio, que relembra o assassinato de Isabella Nardoni em março de 2008, quando tinha apenas 5 anos. Segundo a polícia, em tese acatada pela Justiça, a menina foi agredida pela madrasta, Anna Carolina Jatobá, e posteriormente asfixiada e jogada da janela do sexto andar pelo pai, Alexandre Nardoni.

Os assassinos são pintados por especialistas como um casal imaturo, inconsequente e frio. "O Alexandre era um menininho mimado, que brincava de casinha. Teve uma filhinha, outro filhinho, mas não tinha condições de ter uma família de fato", diz a psicoterapeuta Gisela Ferrari no programa.

Já o psicólogo Carlos de Faria aponta o quanto a relação entre Nardoni e Anna Carolina era doentia. "Um deles tem um efeito muito nocivo sobre o outro, há uma manipulação entre as partes. E, se hoje um manipula, pode ser manipulado amanhã em outros aspectos", cita ele, ressaltando ainda que, após o crime, eles preferem ligar para o pai de Nardoni do que para a polícia. "Estão preocupados em salvar a pele deles".

O programa também revela que Isabella poderia sobreviver à queda do prédio caso não tivesse sofrido asfixia prévia e mostra fotos do apartamento dos Nardoni, marcado pela desorganização, com roupas e produtos espalhados pelo chão.

Em sua conclusão, Anatomia do Crime ainda revela que, apesar de Alexandre Nardoni ter sido condenado a 31 anos, um mês e dez dias e Anna Carolina Jatobá receber pena de 26 anos e oito meses de reclusão, os dois deverão ser soltos em breve pela lei de progressão de pena.

A primeira temporada de Anatomia do Crime conta com dez episódios de meia hora, que também abordarão o sequestro do garoto Ives Ota, morto aos 8 anos em 1997; o assassinato da advogada Mércia Nakashima, em 2010; e o caso do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que matou e esquartejou a paciente Maria do Carmo Alves.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.