Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rir para não chorar

Nos Estados Unidos, falar de política em talk show dá audiência

Reprodução/YouTube

O apresentador Stephen Colbert faz piada e imita Donald Trump no The Late Show, da CBS - Reprodução/YouTube

O apresentador Stephen Colbert faz piada e imita Donald Trump no The Late Show, da CBS

JOÃO DA PAZ

Publicado em 23/2/2017 - 6h08

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na semana passada em um encontro com jornalistas que falar sobre ele na TV dá audiência. Para o apresentador Stephen Colbert, essa afirmação, embora um tanto arrogante, é verdadeira. Seu The Late Show, na CBS, fechou a terceira semana seguida como líder de audiência entre os talk shows da TV norte-americana, com média de 3 milhões de telespectadores, destronando o até então imbatível The Tonight Show, que Jimmy Fallon comanda na NBC.

Fallon ocupou o primeiro lugar no horário durante um ano e quatro meses consecutivos. A última derrota tinha sido justamente para Colbert, em setembro de 2015, quando ele estreou no The Late Show.

O aumento recente na audiência de Colbert, que cresceu cerca de 300 mil telespectadores, se deve ao fato de o apresentador não fugir de temas polêmicos da política dos Estados Unidos e ser um crítico voraz de Trump, seja em seus monólogos ácidos e bem-humorados ou em piadinhas nas entrevistas com os convidados.

O estilo quase ativista de Colbert se contrapõe ao de Fallon, adepto de um programa mais leve, cômico e apartidário. A fórmula sem compromisso do The Tonight Show é um sucesso, o que explica o longo período que Fallon passou na liderança e sua supremacia no YouTube: seu canal tem 13 milhões de inscritos, 10 milhões a mais que o de Colbert.

Porém, em uma época politicamente tensa nos EUA, fugir do assunto não tem sido a melhor opção. E Colbert chegou ao topo da audiência justamente uma semana após Trump assumir a presidência do país.

Em setembro do ano passado, quando o empresário estava em plena campanha, Fallon recebeu o político em seu programa e foi criticado por não ter feito nenhuma pergunta mais incisiva. Público e mídia não pouparam o comediante, e o encontro ficou marcado pela cena de Fallon bagunçando o cabelo de Trump, imagem que simboliza bem o estilo do apresentador.

Já a veia política de Colbert é conhecida desde os tempos do canal Comedy Central. Exibido no horário nobre, o programa The Colbert Report sucedia o também ácido Daily Show de Jon Stewart, e tinha conteúdo estritamente político. Com dez temporadas, entre 2005 e 2014, o Colbert Report ganhou sete prêmios Emmy.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.