Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA TEMPORADA

Música country, romance e protesto: cinco marcas do The Voice americano

Divulgação/NBC

Blake Shelton (à esq.), Gwen Stefani, Adam Levine e Alicia Keys, técnicos do The Voice USA - Divulgação/NBC

Blake Shelton (à esq.), Gwen Stefani, Adam Levine e Alicia Keys, técnicos do The Voice USA

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 28/2/2017 - 5h56

Reality show de maior audiência da TV norte-americana, o The Voice volta nesta terça-feira (28) à grade do Canal Sony com sua 12ª temporada. A principal novidade está no elenco: Gwen Stefani retorna às cadeiras dos técnicos, no lugar que Miley Cyrus ocupou na edição anterior. Ela se junta aos veteranos Adam Levine e Blake Shelton, que estão desde o início do reality, e à cantora Alicia Keys, em sua segunda temporada consecutiva.

Em 11 edições, o The Voice americano já exibiu mais de 280 episódios _chegará ao programa de número 300 na atual edição. É bagagem suficiente para estabelecer algumas marcas, favoritismos e ter espaço para protestos e até romance. Confira:

Reprodução/NBC

O cantor country e técnico Blake Shelton em sua cadeira no The Voice: ele soma cinco vitórias

Country na frente
Representante da música country entre os técnicos, Blake Shelton é quem soma mais vitórias no reality: ele ganhou 5 das 11 temporadas de que participou _inclusive, é o atual campeão. Dos títulos, quatro foram com candidatos que também cantavam country: apenas Jermaine Paul, ganhador da segunda temporada, não tinha um pezinho no gênero musical, pois cantava R&B.

O segundo técnico com mais títulos é Adam Levine, que levou três edições. Christina Aguilera, Usher e Pharrell Williams, atualmente fora das cadeiras, têm uma vitória cada. Já Gwen Stefani e Alicia Keys nunca ganharam, mas vão tentar conseguir o primeiro troféu neste ano.

divulgação/NBC

Alicia Keys sem maquiagem no The Voice: protesto contra os padrões de beleza impostos

Cara limpa
Em maio do ano passado, antes mesmo de estrear como técnica do The Voice, a cantora Alicia Keys divulgou uma carta na qual revelava que não usaria mais maquiagem. "Eu estava cansada de ver o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para serem magras, sexies, desejáveis, perfeitas. E eu não quero mais me cobrir, esconder meu rosto, minha mente, minha alma, meus pensamentos ou minhas lutas. Nada disso", escreveu.

Depois do texto, Alicia começou a frequentar tapetes vermelhos e aparecer em seus shows sem maquiagem. E foi de cara limpa que surgiu como técnica do The Voice. Como o reality tem a proposta de valorizar as vozes, e não as aparências de seus candidatos, Alicia segue à risca a ideia de ser conhecida apenas por seu talento.

reprodução

Alisan Porter aos 9 anos no filme A Malandrinha (à esq.) e com o troféu da décima temporada

De atriz mirim a campeã
A vencedora da décima temporada, exibida no primeiro semestre do ano passado, foi Alisan Porter, que deu a primeira vitória à técnica Christina Aguilera. Antes de se aventurar como cantora, porém, Alisan fez sucesso como atriz mirim e protagonizou o clássico A Malandrinha (1991), último filme dirigido por John Hughes _que também fez Clube dos Cinco (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986).

Na temporada seguinte, outro ex-astro infantil ressurgiu no reality: Billy Gilman fez sucesso como cantor country em 2000, quando tinha apenas 12 anos, e foi inclusive indicado ao Grammy pela música One Voice. Sem repetir o sucesso com álbuns posteriores, sumiu da mídia e só voltou a aparecer quando fez a audição às cegas para a competição. Ficou na segunda posição, atrás do campeão Sundance Head.

Reprodução/Instagram

Gwen Stefani no colo de Blake Shelton em intervalo do reality: namoro em meio à competição

Namoro na TV
Apesar de o clima ser de competição, inclusive entre os técnicos, o The Voice também tem espaço para o amor. Que o digam Blake Shelton e Gwen Stefani, que assumiram o namoro em novembro de 2015, quando ocupavam cadeiras de técnicos na nona temporada do reality. O romance nos bastidores deu tão certo que, na décima edição, Gwen auxiliou Blake na fase de batalhas.

E o amor não se restringiu aos técnicos na nona temporada: nas audições às cegas, a dupla Jubal Lee Young e Amanda Preslar se apresentou e fez duas cadeiras virarem. Após a performance, Gwen perguntou aos dois se eles eram casados. "Ainda não, mas um dia", respondeu Amanda. Com a deixa, Young se ajoelhou, tirou uma aliança do bolso e pediu a amada em casamento. O casal de noivos acabou eliminado nas batalhas.

Divulgação/NBC

O técnico Adam Levine no The Voice americano: mesmo com três finalistas, ele foi derrotado

Derrota humilhante
Se alguém acredita que chegar à final com vários candidatos aumenta a chance de o técnico ser campeão, Adam Levine tem uma má experiência para compartilhar. Na sétima temporada, o cantor emplacou três dos quatro finalistas. Porém, Matt McAndrew, Chris Jamison e Damien acabaram derrotados pelo quarto concorrente, Craig Wayne Boyd, o único do time de Blake Shelton.

Como no ano anterior Levine já tinha causado polêmica ao cochichar "Eu odeio esse país" após ter dois de seus candidatos eliminados em uma única noite, ele preferiu ficar quieto com a derrota tripla. Mas, certamente, não estava nada feliz em perder novamente para o "rival" Shelton, alvo da maior parte de suas provocações.

A 12ª temporada do The Voice estreia nesta terça (28), às 21h55, no Canal Sony. A exibição acontece com apenas um dia de diferença em relação aos Estados Unidos _amanhã (1º), vai ao ar no Brasil o episódio exibido hoje no exterior. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.