Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Que delícia!

Juiz volta atrás e libera crianças para apresentar programa no SBT

Leonardo Nones/SBT

Ana Julia e Matheus Ueta, apresentadores do Bom Dia & Cia.; crianças voltam ao ar na segunda (27) - Leonardo Nones/SBT

Ana Julia e Matheus Ueta, apresentadores do Bom Dia & Cia.; crianças voltam ao ar na segunda (27)

DANIEL CASTRO

Publicado em 24/7/2015 - 14h38

O juiz Flavio Bretas Soares, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, reconsiderou a decisão que proibiu Matheu Ueta, 11 anos, e Ana Julia, 8, de apresentarem o programa infantil Bom Dia & Cia., do SBT. Após analisar parecer favorável do Ministério Público do Trabalho, o magistrado resolveu conceder novo alvará para que Ueta e Ana Julia voltem a trabalhar na TV, desde que a carga não ultrapasse quatro horas diárias de permanência na emissora e que não afete o desempenho escolar. 

Ueta e Ana Julia voltam ao ar na próxima segunda-feira (27), 12 dias após o juiz ter supendido o alvará anterior, para análise da carga de trabalho da dupla. As crianças, no entanto, não apresentarão mais sozinhas. Dividirão a atração com a diretora Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos, que assumiu o programa às pressas no último dia 15. Silvia foi muito bem avaliada pelos executivos da emissora.

Em recurso apresentado à Justiça do Trabalho, o SBT demonstrou que oferece condições ideais de trabalho para crianças. Comprovou que Ueta e Ana Julia só trabalham das 9h às 11h15. O Bom Dia segue no ar até as 13h30, mas as crianças deixam trechos gravados e saem antes do final da atração para irem para a escola. O SBT também anexou boletins escolares e documentos atestando que oferece a seu elenco mirim psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e até professores para aulas extras.

O maior temor do SBT era o de que decisões como a de Bretas Soares impedissem o trabalho de crianças em suas novelas. O mesmo juiz, contudo, já havia concedido alvarás para os atores-mirins de Cúmplices de Um Resgate, próxima novela infantojuvenil da emissora, no ar a partir do próximo dia 3. 

O juiz Bretas Soares foi protagonista de outra decisão polêmica. Também neste mês, ele vetou a participação de dois atores-mirins, Matheus Braga, 13, e Kalebe Figueiredo, 10, no espetáculo Memórias de um Gigolô, dirigido por Miguel Falabella.

No último dia 13, Falabella protestou no palco do Teatro Procópio Ferreira, onde o musical está em cartaz: "Uma das razões alegadas foi que a de que o personagem usava a palavra 'masturbação' no texto, e que isso poderia prejudicar o desenvolvimento psíquico dos menores. O teatro, senhor juiz, muito pelo contrário, ensina esses dois jovens talentos a dominar a língua, a se expressar com clareza, a aguçar o raciocínio e a olhar o mundo com os olhos da poesia. E o teatro musical ainda por cima lhes ensina a música".

Silvia Abravanel apresenta brincadeira no Bom Dia & Cia durante suspensão de crianças

Silvia Abravanel

A informação de que a Justiça proibiu o trabalho de Matheus Ueta e Ana Julia foi publicada em primeira mão pelo jornalista Mauricio Stycer, colunista do UOL. Na manhã do dia 15, Silvia apresentou pela primeira vez o programa que até então dirigia. Um tanto apreensiva, cometeu alguns erros, mas a audiência subiu para 6,8 naqule dia, contra 6,2 na quarta-feira anterior (15).

A filha de Silvio Santos, que já havia apresentado programa feminino (Programa Cor de Rosa, em 2004), se comportou como uma mãe. Em seus primeiros dias, chamou a atenção por repetir o bordão "Ai, que delícia!". Em entrevista à Folha de S.Paulo, disse que teve à frente do programa o mesmo cuidado que tem com as filhas, de 16 e 9 anos. "Eu falo que me sinto como uma mãe do Brasil. A minha responsabilidade é muito grande. Tenho que ser saudável, oferecer uma programação família. É uma responsabilidade acima do normal", afirmou.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.