Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Viagem no tempo

Jerry Seinfeld faz documentário com imagens de arquivo e piadas recicladas

Imagens: Divulgação/Netflix

Jerry Seinfeld em show na Netflix; comediante volta aos palcos para contar o começo de tudo - Imagens: Divulgação/Netflix

Jerry Seinfeld em show na Netflix; comediante volta aos palcos para contar o começo de tudo

JOÃO DA PAZ

Publicado em 21/9/2017 - 5h45

A Netflix conseguiu colocar Jerry Seinfeld de novo em cima de um palco. Mas não há humor novo em Jerry Before Seinfeld, disponível desde a última terça. O especial simplesmente documenta o início da carreira do artista e recicla piadas velhas. O investimento não foi pouco. Especula-se que a gigante do streaming desembolsou US$ 60 milhões (R$ 187 milhões) para contratar a lenda da comédia.

Jerry Before Seinfeld (Jerry Antes de Seinfeld) é a primeira produção da parceria entre o humorista e a Netflix, que inclui dois especiais e os direitos de exibição de novos e antigos episódios de um programa de entrevistas conduzido por Seinfeld, já distribuído pelo Crackle.

Essencial para os fãs do humoristas e admiradores de comédia stand-up, a atração tem pinta de documentário e conta com imagens de arquivo inéditas, como Seinfeld criança brincando com a irmã, registros dos pais do comediante, momentos de sua formatura e até um boletim escolar, com boas notas e uma observação peculiar de um professor: "Jerry exagera nas brincadeiras em sala de aula".

Em frente à casa onde cresceu, na região de Long Island, em Nova York, Seinfeld mostra relíquias de seu acervo pessoal, como discos de vinil de comediantes renomados, de Steve Martin a George Carlin. Ele também abre o baú para exibir centenas de papéis nos quais estão piadas escritas desde o início da carreira.

O programa foi filmado no The Comic Strip, casa nova-iorquina de apresentações de stand-up, local onde Seinfeld fez seu primeiro show, em 1976. A avaliação da noite de estreia, considerada "boa", está pendurada em uma das paredes.

Jerry Seinfeld em uma de sua apresentações antigas no Comic Strip, mesmo local do especial

Uma apresentação antiga de Seinfeld, gravada em VHS, também aparece no especial. Ele faz conta como é engraçado o jeito de as pessoas segurarem o cigarro enquanto fumam. Sua estreia em um talk show na TV norte-americana, ocorrida em 1981, é outro destaque. Oito anos depois, a série Seinfeld (1989-1998) ganhou vida, e o resto é história.

Piadas recicladas
Seinfeld conta no especial da Netflix sua primeira piada, compartilhada em cima do mesmo palco há 40 anos, sobre os estigmas de ser canhoto. Para a produção da Netflix, ele escolheu suas melhores observações sobre o cotidiano e deu uma reciclada, acrescentando algumas anedotas e atualizando o material, que agora inclui comentários sobre o Uber, sites de paquera e maratonas de séries.

A marca registrada de Seinfeld, brincar com situações rotineiras como andar no transporte público e administrar relacionamentos familiares e amorosos, preenche praticamente todo o especial, intercalando com as imagens de arquivo.

De incomum no repertório está a política. Há só uma piada com os símbolos dos principais partidos dos Estados Unidos: um burro (Democrata) e um elefante (Republicano).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.