Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sucesso no SBT

Há 20 anos, Chiquititas virava fenômeno infantil com balbúrdia na Argentina

Divulgação/SBT

Atrizes mirins da primeira temporada de Chiquititas, que estreou em julho de 1997 no SBT - Divulgação/SBT

Atrizes mirins da primeira temporada de Chiquititas, que estreou em julho de 1997 no SBT

FERNANDA LOPES

Publicado em 28/7/2017 - 4h51

Em julho de 1997, 15 crianças brasileiras trabalhavam na Argentina sem ter a menor noção do fenômeno que se tornariam nos meses seguintes. Toda gravada no país vizinho, a novela Chiquititas lançou ao estrelato atores Bruno Gagliasso, Débora Falabella e Fernanda Souza. Enquanto a novela ia bem no Ibope e CDs com a trilha sonora vendiam milhões de cópias, os profissionais mirins se divertiam e faziam algazarra em Buenos Aires.

Chiquititas entrou no ar há exatos 20 anos, em 28 de julho de 1997, com a missão de manter o sucesso da mexicana de Maria do Bairro. Baseada na versão original argentina, a história de meninas que moravam em um orfanato teve ótima repercussão com as crianças brasileiras. Com cinco temporadas e 807 capítulos, Chiquititas lançou dezenas de clipes, cinco CDs com músicas inéditas, revistas e diversos produtos licenciados.

Longe do sucesso no Brasil, as atrizes da primeira temporada viveram infância e início de adolescência bem animadas na Argentina. Durante o período em que gravaram a novela, elas enfrentavam o nervosismo de dar o primeiro beijo em cena, deixavam a síndica do condomínio onde moravam enlouquecida e até dançavam axé em cena.

Confira cinco fatos curiosos sobre o fenômeno infantil Chiquititas:

divulgação/sbt

Atrizes de Chiquititas se divertem nos bastidores da novela, toda gravada na Argentina

Farra no condomínio
Como as gravações da novela eram feitas em um estúdio em Buenos Aires, todas as chiquititas tiveram que mudar para a capital argentina e foram morar no mesmo prédio. A bagunça que faziam no lugar era generalizada, mas Renata Del Bianco (a Vivi) e Francis Helena (a Cria) superavam as amigas.

"Eu e a Francis morávamos no mesmo andar, uma de frente para a outra. Em cima da gente morava a dona do condomínio, que tinha uma piscina. Nós pulávamos o muro pra nadar na piscina dela. A mulher não gostava, saiu do prédio até. Mas era muito legal", confessou Renata ao Notícias da TV.

divulgação/sony

Elenco da novela na capa do terceiro CD da trilha sonora de Chiquititas, lançado em 1999

Músicas dubladas
As músicas que as chiquititas cantavam na novela foram uma aposta muito acertada do SBT. Renderam clipes e CDs bastante lucrativos: só o primeiro álbum, Chiquititas (1997), teve 1,2 milhão de cópias vendidas e ganhou três discos de platina.

Porém, os fãs mirins se chateariam ao descobrir que, na verdade, as atrizes não cantavam música alguma. Elas eram dubladas por cantoras profissionais, que recebiam créditos nos encartes dos CDs. Ao longo das temporadas, Flávia Monteiro se revelou um talento na música e passou a interpretar as canções de sua personagem, dispensando a dubladora.

reprodução/sbt

As atrizes principais de Chiquititas durante coreografia feita para a abertura da novela

É o Tchan na Argentina
A febre do axé nos anos 1990 chegou até a Argentina. A coreógrafa portenha das meninas teve que aprender os passos do hit Segure o Tchan, do grupo Gera Samba (que precedeu o É o Tchan), para ensinar as meninas. Em uma cena do início da primeira temporada, todas dançam a música (com os movimentos clássicos e sexualmente sugestivos) na sala do orfanato. 

reprodução/sbt

Atrizes mirins contracenam com o veterano Gésio Amadeu na primeira temporada da novela

Problemas com sindicato
Todo o elenco infantil de Chiquititas tinha que conciliar a escola com as gravações, que muitas vezes tinha durações longas demais. O sindicato argentino de atores ficou sabendo dos abusos da produção e passou a fazer visitas constantes ao estúdio da novela, delimitando que nenhuma das meninas passasse mais de seis horas no trabalho.

"No meio da cena, aparecia a mulher do sindicato, abria a porta do estúdio e começava a falar: 'Francis Helena, Fernanda Souza, Aretha Oliveira, casa!' E não tinha como questionar", disse Fernanda Souza em 2016, numa edição do programa Vai Fernandinha, do Multishow.

reprodução/sbt

Os atores Paulo Nigro e Fernanda Souza formaram par romântico no início de Chiquititas

Primeiro beijo em cena
As emoções da pré-adolescência aconteceram de forma um tanto quanto forçadas para o elenco de Chiquititas. Por exemplo: Fernanda Souza e Aretha Oliveira, as duas protagonistas da primeira temporada, deram seus primeiros beijos em cena. E no mesmo garoto: o ator Paulo Nigro.

"Essa menina estava tão nervosa, apavorada. Sabe o que fiz? Tirei um monte de gente do estúdio para ela se sentir mais reservada. E o beijo era só um estalinho", relembrou Aretha, também no Vai, Fernandinha. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.