Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Linha de produção

Globo grava seis minisséries, mas não sabe quando colocar no ar

Reprodução/02 Filmes

Lima Duarte e Selton Mello em leitura de roteiro da minissérie 13 Dias Longe do Sol, no dia 1º - Reprodução/02 Filmes

Lima Duarte e Selton Mello em leitura de roteiro da minissérie 13 Dias Longe do Sol, no dia 1º

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 16/12/2016 - 5h36
Atualizado em 16/12/2016 - 11h52

A Globo vai gravar seis minisséries em 2017, um feito inédito do departamento de teledramaturgia, mas nenhuma delas tem data certa para entrar no ar. A maioria só será exibida a partir de 2018. A mais adiantada é 13 Dias Longe do Sol, com Selton Mello e Carolina Dieckmann. As gravações começam nesta sexta (16) em São Paulo.

As minisséries serão gravadas sem previsão de exibição porque isso é vantajoso artística e economicamente. O trabalho antecipado permite corrigir erros e oferecer um produto melhor acabado. E sai mais barato do que gravar às pressas. A estratégia não é novidade. Dois Irmãos, minissérie que irá ao ar em janeiro, foi rodada há quase dois anos, no início de 2015.

Coprodução da 02 com a Globo, 13 Dias Longe do Sol mostrará o drama das vítimas do desabamento de um prédio. Além de Selton Mello e Carolina Dieckmann, que voltam a contracenar após 22 anos, estão no elenco Lima Duarte, Débora Bloch, Paulinho Vilhena, Henrique Dias e Camila Márdila.

O texto é de Elena Soares e Luciano Moura. Ela é roteirista de cinema _trabalhou em filmes como Xingu (2011) e Os Desafinados (2005). Moura é ligado à publicidade, já fez TV e dirigiu o filme A Busca (2011).

"É o projeto mais desafiador que já fiz na minha vida, tem uma complexidade muito grande de logística, de cenário, de locação", diz Moura, que também dirige a minissérie, em vídeo publicado no site da 02, produtora de Fernando Meirelles. O fato de alguns personagens estarem presos debaixo de escombros torna as gravações mais complexas.

Ao longo de 2017, a Globo também gravará O Anjo de Hamburgo, de Mário Teixeira, Irmãos de Sangue, de Euclydes Marinho, Elis, de Gilberto Braga, O Alienista, de Selton Mello, e Jogo da Memória, de Licia Manzo, que a princípio seria uma novela das onze.

Com direção de Jayme Monjardim, O Anjo de Hamburgo mostrará o heroísmo da brasileira Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), mulher do escritor Guimarães Rosa (1908-1967), que salvou aproximadamente 200 famílias de judeus da prisão e da morte na Alemanha de Hitler, nos anos 1930 e 1940, quando trabalhava na embaixada brasileira em Hamburgo.

Para interpretar os protagonistas da minissérie, a Globo negocia com Rodrigo Santoro e Alice Braga, os atores brasileiros mais bem-sucedidos em Hollywood.

O Alienista, livro de Machado de Assis publicado em 1881, é projeto de Selton Mello com Filipe Miguez, coautor da novela Cheias de Charme (2012). Mello dirigirá e será o protagonista da produção.

Elis, a minissérie, marcará a volta do consagrado Gilberto Braga à televisão, depois da malsucedida Babilônia (2015). A minissérie de dez capítulos será dirigida por Dennis Carvalho e contará a trajetória da cantora Elis Regina (1945-1982).

Irmãos de Sangue deverá mostrar em 20 capítulos uma história inspirada em tragédias de William Shakespeare (1564-1616). A direção será de Amora Mautner (A Regra do Jogo, Avenida Brasil).

Por fim, Jogo da Memória será um drama familiar ambientado em três épocas, com três elencos distintos. Seria uma novela com 88 capítulos, mas a direção de teledramaturgia da Globo mudou de ideia ao constatar que a história ficaria arrastada. Optou, então por algo mais curto.

A direção, que seria de José Luiz Villamarim, foi transferida para Luiz Henrique Rios. As gravações começam no final do ano, e a exibição está prevista para 2018.


 ► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.