Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luiz Fernando Carvalho

Globo dispensa diretor de Velho Chico e Dois Irmãos após 30 anos de casa

Reprodução/Viva

O diretor Luiz Fernando Carvalho, de Velho Chico, que não é mais contratado fixo da Globo - Reprodução/Viva

O diretor Luiz Fernando Carvalho, de Velho Chico, que não é mais contratado fixo da Globo

DANIEL CASTRO

Publicado em 24/2/2017 - 12h01

Um dos diretores mais criativos da Globo, Luiz Fernando Carvalho não é mais exclusivo da emissora. O contrato de Carvalho com a emissora está vencendo e não será renovado. O diretor de 56 anos vinha tendo problemas nos bastidores. Ele continuará trabalhando para a Globo, mas apenas por obra certa, sem vínculo de longo prazo. E poderá negociar com outras emissoras e se dedicar ao cinema.

Diretor-geral da novela Velho Chico (2016) e da minissérie Dois Irmãos, exibida em janeiro, Carvalho está na Globo desde o final da década de 1980. Ele comandou importantes obras da emissora, como as novelas Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). Em 2002, após o fracasso de Esperança, se afastou das novelas, formato que só retomou em 2014, com Meu Pedacinho de Chão. Nesse período, se dedicou a séries e minisséries, como a elogiada Hoje É Dia de Maria (2005).

A Globo já usa o modelo de obra certa com atores. Pelo sistema, o profissional é contratado apenas para trabalhar em uma novela ou minissérie. Após o final da obra, fica livre no mercado.

"A Globo continuará contando com o trabalho de Luiz Fernando Carvalho numa dinâmica como a que hoje tem com outros grandes diretores do mercado. Sempre que houver uma grande história para ser contada por Luiz Fernando Carvalho na Globo, a emissora e o diretor trabalharão juntos para levar o projeto ao ar", disse Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, em nota oficial.

Nos bastidores, a nota foi vista como uma forma elegante de demitir um profissional de primeira linha. Carvalho vinha numa trajetória de desgaste. Foi alvo de reclamações de profissionais que trabalharam com ele e teve uma relação conflituosa com a direção de teledraturgia durante Velho Chico, no ano passado.

Em dezembro, na apresentação de um clipe de Dois Irmãos à imprensa, o diretor não gostou do que viu e criticou os envolvidos na frente de todo mundo. "Vocês mereceriam ter visto um vídeo com áudio melhor, não um que não dá para entender nada. Por mim, não teria [sido] exibido", afirmou. Logo depois, ele pediu desculpas.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.