Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSARALHO

Globo demite diretor de esportes em SP; jornalistas falam em até 60 cortes

Reprodução/Facebook

Na Globo desde 1999, o diretor regional de esportes Cesar Seabra foi demitido da emissora  - Reprodução/Facebook

Na Globo desde 1999, o diretor regional de esportes Cesar Seabra foi demitido da emissora

DANIEL CASTRO

Publicado em 17/10/2017 - 15h32
Atualizado em 17/10/2017 - 17h02

A Globo demitiu o jornalista Cesar Seabra, que ocupava o cargo de diretor regional de esportes em São Paulo desde janeiro do ano passado. Outros 60 profissionais da área esportiva também foram dispensados nesta terça (17). São cerca de 50 no Rio de Janeiro e dez em São Paulo.

A emissora confirma as demissões, sem falar em números. Os cortes são consequência de um movimento de unificação das estruturas de suas redações _como noticiado pelo Notícias da TV em outubro do ano passado.

Há um ano, Roberto Marinho Neto, herdeiro do fundador da Globo, Roberto Marinho, assumiu o comando da área de esportes da emissora. Passou a controlar da aquisição de direitos ao conteúdo dos programas esportivos e iniciou um processo de reestruturação do setor, eliminando sobreposições de estruturas na TV Globo, no Sportv, nos canais Premiere e nos sites do grupo.

Procurada pelo Notícias da TV sobre a demissão de Seabra, a assessoria de imprensa do Grupo Globo emitiu uma nota genérica:

"Desde outubro de 2016, quando a área de esportes passou a atuar em um novo modelo organizacional, trabalhamos intensamente para implementar uma estrutura funcional ainda mais dinâmica. O projeto como um todo não nasceu com o objetivo de cortar pessoas e sim de rever a forma de atuação das diferentes áreas que atendem ao esporte, criando uma visão sinérgica.

Houve ajustes em função do desenho integrado ideal e uma readequação dos cargos, respeitando os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais. Todos os funcionários de esportes já fazem parte de uma estrutura integrada, subordinada à direção de esportes do Grupo Globo. Haverá uma readequação dos cargos, respeitando os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais".

Cesar Seabra estava no Grupo Globo desde 1985. Começou como repórter do jornal O Globo. Participou da cobertura de bairros e política até ser destacado para a editoria de esportes no início dos anos 1990. A ida para a televisão ocorreu em 1999, a convite de Luis Erlanger, então diretor editorial da Central Globo de Jornalismo.

Em 2004, Seabra tornou-se chefe do escritório da Globo em Nova York, atuando na reestruturação dos escritórios internacionais da emissora. Depois, assumiu a direção da Globo News e passou a coordenar os esportes da Globo em São Paulo. Em 2016, assumiu seu posto com o desafio de integrar redações da Globo, Sportv e internet.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.