Lista do Fachin

Globo cancela folgas na véspera de feriado e deixa jornalistas revoltados

Reprodução/Memória Globo

Silvia Faria, diretora de jornalismo da Globo, que cancelou todas as folgas no feriado - Reprodução/Memória Globo

Silvia Faria, diretora de jornalismo da Globo, que cancelou todas as folgas no feriado

DANIEL CASTRO - Publicado em 11/04/2017, às 20h58 - Atualizado em 12/04/2017, às 04h11

A Globo cassou no início da noite de terça-feira (11) as folgas de jornalistas no feriado prolongado da Páscoa. A medida afeta metade dos apresentadores, repórteres, produtores, editores e cinegrafistas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além da GloboNews, menos aqueles que atuam em telejornais locais. Visa reforçar a cobertura da abertura de inquérito contra ministros, senadores e deputados investigados por corrupção, determinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão, da diretora de jornalismo, Silvia Faria, deixou profissionais revoltados. Muitos deles já tinham comprado passagens e estadias em hotéis e arrumavam as malas para viajar na quinta-feira. Alguns gastaram mais de R$ 5.000 apenas com hotéis.

Os jornalistas que questionaram seus superiores foram informados de que a medida é irrevogável, sem exceções, e que a emissora não irá reembolsar valores gastos com viagens pessoais não realizadas. Dezenas de profissionais telefonaram para a ouvidoria da Globo para reclamar.

Jornalistas tentaram convencer seus superiores de que a medida pode ser inócua. Argumentaram que a lista de Esdon Fachin deve perder força no máximo até quinta-feira e que, devido ao recesso de parlamentares, não haverá quase nada para fazer na sexta-feira, no sábado e no domingo.

Nas emissoras de TV, jornais, portais de internet e revistas, as folgas em feriados são determinadas com muita antecedência. Geralmente, quem folga no Natal trabalha no Réveillon, descansa no Carnaval e volta a dar plantão na Páscoa.

A Globo também reforçou seu time em Brasília. Produtores, editores e repórteres de São Paulo e Rio de Janeiro foram enviados às pressas para o Distrito Federal no final da tarde de terça.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

The Walking Dead

The Walking Dead

Ficha técnica: Terror, EUA, 2010. Showrunner: Scott Gimple. Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan, Danai Gurira, Chandler Riggs, Jeffrey Dean Morgan. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Baseada em uma história em quadrinhos, The Walking Dead conta a história de um grupo de sobreviventes, liderados pelo xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), após um apocalipse zumbi. Toda a população da Terra é infectada por um vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis. 

Por que assistir: The Walking Dead é mais do que uma simples matança de zumbis (apesar de haver desconcertantes massacres). O drama expõe como o ser humano age na escassez e no caos e precisa da ajuda do outro para sobreviver. E não há espaço para gente frouxa nesse mundo, todos têm de pegar em armas, da dona de casa ao padre. Tudo para derrotar vilões ao longo da jornada.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Mulheres em foco

Claudia Winkleman (à esq.) e Tess Daly, apresentadoras da BBC: salário menor - Reprodução/BBC A BBC, principal rede de TV do Reino Unido, anunciou um novo plano de carreira que melhorará a vida das funcionárias da empresa. Diretora da versão escocesa da emissora, Donalda MacKinnon será a responsável pelo ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook