Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Além do Horizonte

Globo assina acordo, mas exibe cena imprópria em novela das sete

Reprodução/TV Globo

Lili (Juliana Paiva) em cena de Além do Horizonte após ser dopada com um sonífero pelo próprio pai - Reprodução/TV Globo

Lili (Juliana Paiva) em cena de Além do Horizonte após ser dopada com um sonífero pelo próprio pai

DANIEL CASTRO

Publicado em 21/2/2014 - 9h10
Atualizado em 21/2/2014 - 10h20

A Globo teve que assinar um compromisso com o Ministério da Justiça para poder manter a novela Além do Horizonte no ar antes das 20h. No documento, a emissora se compromete a adequar a trama das 19h aos critérios de classificação indicativa de programas inadequados para menores de 10 anos. A rede, no entanto, não está cumprindo o termo à risca. No capítulo de hoje (21), um vilão irá colocar sonífero do chá da mocinha, o que é impróprio para menores de 12 anos.

O ministério publicou o compromisso assinado pela Globo em seu site, para "acompanhamento pela sociedade". Pelo monitoramento realizado pelo governo, a novela apresentou cenas de sexo e violência que a tornariam imprópria para menores de 12 anos, o que impediria sua exibição antes das 20h.

Desde dezembro, o Ministério da Justiça vem pressionando a Globo, ameaçando reclassificar a novela para depois das 20h. Em dezembro, advertiu a Globo de que Além do Horizonte estava apresentando conteúdo incompatível com a classificação de 10 anos, principalmente "assassinatos e conteúdo sexual".

Em 20 de dezembro, a Globo esclareceu ao ministério que "as tendências [de cenas fora da classificação de 10 anos] seriam pontuais e que os conteúdos a serem exibidos, a partir de então, estariam adequados à autoclassificação da novela".

A novela, no entanto, apresentou algumas cenas consideradas fortes para 10 anos no final de dezembro e início de janeiro. Em uma delas, o vilão Kleber (Marcello Novaes) capturou uma fugitiva da "comunidade" da novela numa mata e a aterrorizou. Dias depois, um corpo apareceu boiando em um rio.

No final de janeiro, o ministério prorrogou o monitoramento por mais 15 dias para "colher subsídios" para uma eventual reclassificação. As cenas de violência desapareceram, mas os vilões da trama continuam dopando os bonzinhos. No capítulo de hoje, LC, personagem de Antonio Caloni, irá colocar sonífero no chá de Lili (Juliana Paiva), sua filha na história, para que ela seja colocada em uma máquina que a deixa "feliz", sem capacidade de questionamento.

Pelos critérios do Ministério da Justiça, colocar sonífero no chá de alguém é uma cena imprópria para menores de 12 anos (veja aqui) e só pode ir ao ar depois das 20h (a novela entra às 19h35 e termina às 20h30). Programas com o selo de 10 anos não podem ter brigas e sangue; atos criminosos só são permitidos sem a presença de violência.

A Globo não comentou.

LEIA TAMBÉM:

Vilã de Em Família tem cobra de estimação e apavora avião

'Presidente' Dilma vai dar bronca no programa de Rafinha Bastos

Danilo Gentili vai entrevistar Rachel Sheherazade no SBT

Sabrina Sato quer adotar cadela que a 'substituiu' no Pânico

Silvio Santos adia volta das férias e só grava no final de março

Disfarçado de mendigo, Luiz Bacci quase apanha na Cracolândia

Pecado Mortal derruba ibope da Record e empata com Cultura

Em Família: Com cobra de estimação, vilã apavora avião

Em Família: Juliana rouba R$ 150 mil de Helena para comprar Bia

Em Família: Laerte e Helena se reencontram e saem no tapa

Brasileira que faz sucesso nos EUA aceita fazer novela de Glória Perez

Globo decreta fim do 'Jornal do Carnaval' e põe Tiago Leifert para sambar

Globo proíbe jeans rasgado, manga bufante, cabelão e unha preta


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.