Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Copa do Mundo

Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox

João Miguel Júnior/TV Globo

Galvão Bueno na transmissão do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em dezembro de 2013 - João Miguel Júnior/TV Globo

Galvão Bueno na transmissão do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em dezembro de 2013

PAULO PACHECO

Publicado em 9/6/2014 - 18h59
Atualizado em 10/6/2014 - 18h12

Narrador titular do canal pago Fox Sports 2 para a Copa do Mundo, Paulo Bonfá, 42 anos, lamenta a falta de renovação de locutores esportivos. Para ele, a principal causa é o estilo tradicional de Galvão Bueno, que irá para sua décima Copa do Mundo e impediu que outras formas de narrar futebol fossem testadas.

"O Galvão tem um lugar quase insubstituível, porque ele está há tanto tempo dominando esse espaço que ficou difícil para outras pessoas fazerem coisas diferentes no mesmo ambiente. Ele acabou virando uma referência, quase coibindo o novo. Está funcionando, então vá em frente. Diminuiu-se o espaço para a experimentação", analisa Paulo Bonfá.

Embora o narrador da Globo seja visto com um entrave para a renovação dos locutores esportivos, Paulo Bonfá não vê defeitos no estilo de Galvão Bueno, constantemente cornetado pelos torcedores e telespectadores.

"Galvão tem uma marca, é excelente no que faz, não é à toa que está há tanto tempo fazendo isso na principal emissora do país. Ele é uma super referência, inclusive para quem quer tirar sarro. Existem quantos imitadores do Galvão? Você só faz paródia de algo que é sucesso", elogia Bonfá.

Por sua locução tradicional, Galvão Bueno não conseguiria fazer uma transmissão mais descontraída do que a habitual, na visão de Bonfá, que irá para sua quinta Copa do Mundo, a primeira como narrador.

"Você não ensina uma pessoa a ser descontraída. Você não consegue ensinar um cara a ser irreverente. É muito difícil treinar alguém a agir assim. Não tem técnica, ou tem isso dentro de si ou não tem. A dificuldade maior nessa adequação de linguagem é identificar quem são os profissionais que cabem nela, os possíveis novos condutores de uma forma diferente de fazer e falar futebol", diz o narrador.

Bonfá não vê concorrência entre narradores. Fã de José Silvério, locutor da rádio Bandeirantes, o narrador do Fox Sports acredita que haverá público para todos os canais abertos e pagos.

"Tem vários narradores? Tem. E tem público para cada um deles. Uma pessoa fanática pelo Brasil talvez queira assistir a uma transmissão tradicional, com análises táticas e recursos tecnológicos, mas quando tiver Bósnia x Irã, este mesmo cara vai pensar: 'Bósnia e Irã? Deixa eu botar no Fox Sports 2 e ver como eles narram esse jogo'", argumenta.

​Paulo Bonfá grava chamadas da Copa do Mundo para o canal pago Fox Sports 2 (Divulgação)

Rock Gol

Bonfá tem longa experiência com locução esportiva com bom humor. Narrou durante 13 anos o Rock Gol, torneio de futebol entre músicos realizado pela MTV. Em 2011, fez testes para virar narrador no SporTV, porém a ideia não avançou porque, na opinião dele, a narração irreverente foi "ousada demais" para o canal pago.

"Gravei piloto de uma narração para o Campeonato Brasileiro, mas não fui contratado para isso. Não se chegou a um meio-termo que os deixasse satisfeitos e que me deixasse também satisfeito para botar no ar. Acabou não acontecendo. Talvez eu tenha sido muito ousado para o SporTV ou talvez o SporTV tenha sido muito formal para mim", afirma.

No Fox Sports 2, Bonfá narrará e coordenará as três equipes de transmissão do canal na Copa. Ele será narrador com os comentários da jornalista Marília Ruiz, sua mulher. O locutor Cadu Cortez terá companhia da ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira. A terceira equipe terá Paulinho Arapuã e comentários de Maurício Borges, o Mano. Apesar da irreverência, Bonfá não pretende reviver os tempos de MTV.

"É óbvio que não vou reproduzir o Rock Gol. Nem eu quero fazer isso, nem o futebol numa Copa do Mundo se presta a isso. Porém, sou a mesma pessoa, minha visão de mundo não mudou, minha tendência a ser mais irrevente não mudou e os meus recursos são muito melhores agora, pois tenho a estrutura e a equipe do Fox Sports", explica.

Em pelo menos uma partida, o espírito do Rock Gol da MTV voltará. Seu antigo companheiro de casa, Marco Bianchi, será convidado da partida entre Suíça e Honduras, na Arena Amazônia, no dia 25 de junho. Em todos os jogos, artistas participarão da transmissão do Fox Sports 2. Palmirinha Onofre, o humorista cego Geraldo Magela e Danilo Gentili são alguns dos nomes confirmados. O apresentador do SBT deverá comentar a final da Copa, no Maracanã.

LEIA TAMBÉM:

Narrador da Copa Datena já invadiu treino da seleção disfarçado

Sem programa adulto, Xuxa Meneghel não volta ao ar na Globo

Em Família investe em barraco na favela e unhada entre lésbicas

Aguinaldo Silva alfineta Maneco: 'Não sou de guardar história'

De manhã, rádio tem o dobro da audiência da TV aberta em SP

Rejeitados pelo público, Luiza e Laerte vão viver entre tapas e beijos


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.