Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV em crise

Funcionários da TV Cultura entram em greve por aumento e abono

Reprodução/Sindicato dos Radialistas

Faixa exposta na portaria da TV Cultura, em São Paulo; funcionários estão em greve desde a meia-noite - Reprodução/Sindicato dos Radialistas

Faixa exposta na portaria da TV Cultura, em São Paulo; funcionários estão em greve desde a meia-noite

DANIEL CASTRO

Publicado em 19/6/2015 - 14h15
Atualizado em 19/6/2015 - 15h04

Funcionários da TV Cultura estão em greve desde a meia-noite de hoje (19). Segundo profissionais da emissora pública, a adesão é grande, quase toda a produção está parada. Cerca de 80% dos radialistas, principal conjunto de trabalhadores da emissora, aderiram à paralisação. A programação não foi afetada significativamente. Telejornais estão sendo transmitidos precariamente, com duração menor, e programas ao vivo, como o Metrópolis, irão ao ar em edições gravadas ou executadas por profissionais que ocupam cargos de confiança.

Liderados pelo sindicato dos radialistas, os grevistas reivindicam o pagamento de abono de 50% sobre os salários base, prometido pela direção da emissora e vetado pelo governo estadual, que não repassou a verba, e o pagamento do reajuste integral da campanha salarial de 2014-15. Mantida pelo governo do Estado de São Paulo, a TV Cultura vem sofrendo os contínuos cortes orçamentários. Neste ano, a redução foi de 21%.

A greve tem status de geral, mas por enquanto apenas os radialistas pararam. Os jornalistas estão em assembleia neste momento (15h) para decidirem se aderem. Como os jornalistas precisam dos radialistas (câmeras, operadores de áudio) para colocarem telejornais no ar, o trabalho está prejudicado. Todas as gravações de externas previstas para hoje e amanhã foram canceladas.

Em nota, a direção da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das Rádios e TV Cultura, disse que "respeita a decisão dos funcionários radialistas, que em assembleia realizada na última quinta-feira (18/6) decretaram greve a partir da 0h desta sexta-feira (19)". Segue a nota: "A instituição está tomando todas as providências necessárias para manter as atividades administrativas e as emissoras no ar" e "permanece aberta ao diálogo com os funcionários e continua em busca de solução para as reivindicações referentes ao período 2014/2015".


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Greve

TV Cultura

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.