RECEBE SEM TRABALHAR

Fora do ar desde 2010, Ione Borges escapa de demissões na Gazeta

Divulgação/TV Gazeta

Ione Borges grava a vinheta de final de ano de 2016, última vez que apareceu na TV Gazeta - Divulgação/TV Gazeta

Ione Borges grava a vinheta de final de ano de 2016, última vez que apareceu na TV Gazeta

DANIEL CASTRO - Publicado em 25/10/2016, às 06h03

Ícone da programação feminina da televisão brasileira, Ione Borges não trabalhou nem um mês inteiro nos últimos seis anos, mas, mesmo assim, sobreviveu ao "passaralho" que abalou a TV Gazeta na semana passada. Pequena, a emissora paulista extinguiu cinco programas e demitiu cerca de 50 profissionais _entre eles quatro apresentadores.

Prestes a completar 66 anos, Ione vive reclusa. Não dá entrevistas. Já recusou várias tentativas de programas da Record e do SBT. Manda alguém dizer sempre que está viajando. A última vez que apareceu na Gazeta foi no final do ano passado, para gravar a vinheta de final de ano da emissora. Deve repetir o gesto nas próximas semanas.

Segundo pessoas próximas, Ione já não tem mais a voz que as telespectadoras acostumaram a ouvir nos 19 anos em que apresentou o vespertino Mulheres, entre 1980 e 1999, os primeiros 17 ao lado da "parceirinha" Claudete Troiano. O cigarro fez muito mal às suas cordas vocais. Beldade nos anos 1960, também não lida muito bem com o envelhecimento do corpo. Por isso, no ano passado ela recusou uma nova tentativa da Gazeta de coloca-la à frente de um talk show aos sábados.

Ione foi poupada dos cortes na Gazeta por compaixão e gratidão. Superintendente-geral da Fundação Cásper Líbero, mantenedora da emissora, Sergio Felipe dos Santos a considera "da família". Ione começou na Gazeta em 1972, apresentando um desfile de modas patrocinado pelo Mappin, loja de departamentos referência do comércio varejista de São Paulo no século 20. Ela nunca deixou a emissora, e a cúpula da Gazeta aprecia essa fidelidade.

Antes de se tornar apresentadora da Gazeta, Ione foi modelo, empresária da moda e atriz _fez alguns filmes e participou da primeira versão de Meu Pedacinho de Chão, na Globo, em 1972.

Começou a trabalhar muito cedo, com apenas 12 anos, participando de programas infantis da Record. Em 1969, virou garota-propaganda do Mappin, posição que ocupou durante dez anos. Chegou a ter uma grife de roupas, mas deixou o negócio de lado quando assumiu o Mulheres, 36 anos atrás.

Depois do Mulheres, Ione apresentou o talk show que levava seu nome, no horário nobre, e o feminino Pra Você. Em 2010, pediu demissão, alegando cansaço e necessidade de tempo para cuidar da saúde. A Gazeta não aceitou a demissão e a manteve empregada, mesmo afastada do vídeo. Tirando as vinhetas de fim de ano, Ione só apareceu no ar em 2014, quando cobriu as férias de Ronnie Von, durante duas semanas.

Procurada pelo Notícias da TV, Ione Borges não foi localizada. Segundo seu assessor, ela está viajando. Ele afirmou que a apresentadora está bem de saúde e com a voz em perfeito estado.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Culto ao terror

Assustadores palhaços revelam o tema do sétimo ano de American Horror Story - Reprodução/FX O título da sétima temporada da aclamada série American Horror Story será Cult, conforme revelado pelo FX na feira geek Comic-Con, realizada nesta semana em San Diego, Estado da Califórnia. O canal aproveitou também para ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem é mais mau caráter em A Força do Querer?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook
Click Click