Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Telas

Festival em SP terá exposição de 40 figurinos de Meu Pedacinho de Chão

Divulgação/TV Globo

Irandhir Santos (Zelão) em cena de Meu Pedacinho de Chão com roupa feita de plástico e canudinho - Divulgação/TV Globo

Irandhir Santos (Zelão) em cena de Meu Pedacinho de Chão com roupa feita de plástico e canudinho

REDAÇÃO

Publicado em 30/10/2014 - 17h47

Novela que se notabilizou pelo figurino e cenário inovadores, Meu Pedacinho de Chão terá uma exposição de 40 peças de roupas completas no primeiro Telas, festival internacional de televisão de São Paulo, que abre na próxima sexta (7). A mostra Thanara Schönardie - Meu Pedacinho de Chão ficará em cartaz na Praça das Artes (no centro) de 9 a 16 de novembro, com entrada gratuita. No dia 12, a designer Thanara Schönardie e diretor Luiz Fernando Carvalho apresentarão uma colagem de cenas da novela e farão uma palestra na Faap, também grátis.

A figurinista usou materiais alternativos e formas inusitadas para desenhar as roupas da lúdica Meu Pedacinho de Chão, saga rural de Benedito Ruy Barbosa contada sob o ponto de vista de crianças. Thanara usou vinil, látex, canudinhos, bolinhas de pingue-pongue, bijuterias, bexigas, talheres de plástico, pedaços de brinquedo e até rendas originais do século 18. O objetivo era destituir a função original dos objetos para que eles readquirissem novos significados na composição dos personagens.

Para Luiz Fernando Carvalho, o diretor mais experimental do Projac, a central de estúdios da Globo, a figurinista produziu peças "futuristas, mas repletas de uma nostalgia pós-moderna, promovendo uma aproximação com linhas da arquitetura contemporânea e da própria natureza que nos cerca".

A exposição será a mesma apresentada no Rio de Janeiro em julho, acrescida de vestidos de noiva dos capítulos finais e da coleção de inverno da novela. Serão exibidas peças da professora Juliana (Bruna Linzmeyer), Zelão (Irandhir Santos) e Gina (Paula Barbosa). Na montagem, as casacas de Epa (Osmar Prado), Ferdinando (Johnny Massaro) e Renato (Bruno Fagundes) estarão suspensas e presas a fios, se transformando em balões. Os sapatos de Catarina (Juliana Paes), feitos com balas e doces, serão servidos em bandejas, virando guloseimas.


SERVIÇO:

Exposição: Thanara Schönardie - Meu Pedacinho de Chão: de 9 a 16 de novembro, das 10h às 18h, na Praça das Artes (avenida São João, 281, centro, São Paulo). Entrada Grátis.

Palestra com Luiz Fernando Carvalho e Thanara Schönardie: dia 12 de novembro, das 18h às 20h, na Faap ((rua Ceará, 84, Higienópolis, São Paulo. Entrada grátis.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.