Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ofensiva mexicana

'Estamos dispostos a trabalhar com a Globo', diz diretor da Televisa

Divulgação/Record

Elenco central de Rebelde, coprodução da Televisa com a Record; mexicana agora quer intervir nas produções no Brasil - Divulgação/Record

Elenco central de Rebelde, coprodução da Televisa com a Record; mexicana agora quer intervir nas produções no Brasil

GILVAN MARQUES

Publicado em 10/10/2013 - 14h48
Atualizado em 11/10/2013 - 0h02

Maior produtora de telenovelas do mundo, a rede mexicana Televisa está abrindo seu primeiro escritório no Brasil. O advogado José Maurício Fittipaldi foi nomeado diretor-geral de negócios da emissora no país e comandará uma equipe cuja missão será vender formatos e buscar parceiros para coproduções.

A "filial" marca uma nova estratégia do grupo no Brasil, até agora focada apenas na venda de novelas "enlatadas" e de textos para SBT e Record, sem uma representação física permanente no país.

Em entrevista ao NTV, Fittipaldi foi cauteloso ao falar da concorrência com a Globo no mercado de telenovelas. "De certa forma, são conteúdos que vão disputar o mesmo espaço, mas estamos dispostos a trabalhar com eles também", afirmou.

Os mexicanos, portanto, almejam parcerias com a Globo e canais da Globosat.

Fittipaldi diz que a Televisa continuará disponibilizando às emissoras brasileiras seu acervo de cerca de mil roteiros, de novelas de sucesso como A Usurpadora e Carrossel. E quer inaugurar um modelo mais agressivo de coprodução do que o experimentado com a Record em Bela a Feia (2009) e Rebelde (2011/12). Na parceria com a Record, a Televisa não interferia na produção. Agora, a produtora quer participar ativamente.

"Queremos inserir produtos com a qualidade Televisa no mercado brasileiro", afirma o diretor.

O advogado José Maurício Fittipaldi, diretor de negócios da Televisa para o Brasil, em palestra 

Segundo Fittipaldi, as produções poderão ser realizadas tanto no Brasil quanto no México. Ele, porém, prefere não informar quais os tipos de produtos que poderão ganhar uma versão nacional e nem com quais redes, canais ou pordutoras a Televisa está negociando.

Diz apenas que em breve terá novidades.

O escritório da Televisa em São Paulo será formada por uma equipe enxuta e somente com brasileiros. Para a inauguração oficial da "filial", são esperadas as presenças de executivos importantes da rede, como o presidente, Emilio Azcárraga Jean, o vice-presidente da Televisa Internacional, Fernando Pérez Gavilán, e o presidente de conteúdos, Pepe Bastón.

Televisa x Globo

A rede Televisa é formada por quatro emissoras abertas no México (Canal de las Estrellas, Galavision, o canal de notícias foroTV e o Canal 5) 

Organizações Globo e o Televisa disputam o título de maior grupo midiático da América Latina, geralmente calculado pelo faturamento. Em todas as pesquisas, a Globo vence.

A principal diferença entre os dois conglomerados é que o negócio dos mexicanos é mais pulverizado. De TVs, sites e revistas a times e estádio de futebol.

Perfil de Fittipaldi

José Maurício Fittipaldi é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atuou durante 12 anos como advogado no escritório Cesnik, Quintino e Salinas, no setor de entretenimento. Há alguns anos, foi consultor da Televisa no Brasil.

Fittipaldi é também professor de cursos de pós-graduação.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.