Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALÔ, VOCÊ

Esquecido, Fernando Vanucci desabafa: 'É triste estar fora da Olimpíada'

Divulgação

O jornalista e apresentador esportivo Fernando Vanucci, que trabalha na nanica Rede Brasil - Divulgação

O jornalista e apresentador esportivo Fernando Vanucci, que trabalha na nanica Rede Brasil

FERNANDA LOPES

Publicado em 11/8/2016 - 6h27

Com 45 anos de carreira e sete olimpíadas no currículo, Fernando Vanucci acompanha a Rio 2016 em casa, pelo SporTV. Conhecido pelo bordão "Alô, você", ele trabalhou durante mais de 20 anos na Globo. Há dois anos, assina uma coluna sobre esporte no programa RB Notícias, da nanica Rede Brasil, que não tem direito de exibir os Jogos. Em São Paulo, onde mora, Vanucci admite estar "triste" por não poder trabalhar na primeira Olimpíada realizada na América do Sul.

"A Rede Brasil não tem muita imagem, é complicado. É difícil. Só estou fazendo Campeonato Brasileiro. Faço alguns comentários rápidos sobre o Brasil na Rio 2016, mas coisa de 15 segundos. Poxa, cobri olimpíadas. Agora, não estar presente na Olimpíada do Brasil é meio triste. Mas faz parte da vida, é assim mesmo", lamenta.

O jornalista participou da cobertura dos jogos de 1980 a 1996 na Globo, de 2000 na Band e de 2004 na RedeTV!. Sua troca de emissoras foi tão traumática que ele considera, até hoje, que seu maior arrependimento na carreira foi ter rompido com a Globo.

Na emissora, o veterano apresentou diversos programas, como Jornal Nacional, Jornal Hoje e Esporte Espetacular. Mas foi uma gafe no Globo Esporte que mudou os rumos de sua carreira. Em 1998, ele foi flagrado pela câmera comendo uma bolacha quando o Esporte Espetacular estava no ar, ao vivo. Vanucci explica que era comum fazer um lanche entre as reportagens com Mylena Ceribelli, hoje na Record. Naquele dia, no entanto, não houve misericórdia.

"Isso foi uma coisa muito particular do diretor de esportes na época comigo. O cara não ia muito com a minha cara. Eles [da equipe] estavam esperando uma falha minha para ter um motivo para... [me prejudicarem]", suspira.

Vanucci foi afastado e ficou na geladeira da Globo. "Pedi inúmeras desculpas, mas não adiantaram nada", ele afirma. Depois, apresentou o Bom Dia Rio, o Bom Dia Brasil, ficou de férias e foi chamado de volta para a transmissão do Carnaval. "Narrei durante 16 anos o Carnaval na Globo. Acho que [essa última] foi a melhor transmissão de Carnaval que eu fiz na vida. Pensei: 'Voltei para minha casa, para o meu lar'".

Mas estava enganado. "Na semana seguinte, recebo uma notificação cobrando uma multa contratual. Fiquei muito chateado. Estava recebendo propostas de tudo quanto é lugar, e fui embora. Esse é o meu único arrependimento. Se pudesse voltar atrás, talvez não faria isso [pedir demissão]. Talvez esperasse um pouco mais [para ser perdoado] e estaria lá até hoje", lamenta.

Crédito

Fernando Vanucci no comando do programa de debates esportivos Bola na Rede, da RedeTV!

Novos rumos

Em 1999, Vanucci assinou contrato para apresentar o Show do Esporte na Band, onde ficou até 2001. Após uma rápida passagem pela Record em 2002, foi para a RedeTV! em 2003, emissora em que viveu outro episódio traumático de sua carreira.

No final da Copa do Mundo de 2006, o jornalista passou mal no ar enquanto comentava a vitória da Itália sobre a França. Com fala arrastada e confusa, Vanucci foi acusado de estar bêbado. Ele alega que havia bebido vinho no almoço e, após uma discussão familiar, tomou um remédio contra ansiedade, e a combinação provocou efeitos colaterais.

Ele permaneceu na RedeTV! até 2011, quando seu  contrato não foi renovado pela emissora. O jornalista afirma que não sente mágoa ou raiva de ninguém em todas as empresas pelas quais passou. Tanto que chegou a receber proposta para voltar para a RedeTV! neste ano, mas a negociação não progrediu. Para ele, o mercado jornalístico nunca esteve tão difícil.

"Pessoas novas vão chegando, você vai envelhecendo. É diferente, esse mundo de televisão e jornal é meio complicado. Claro que está mais fácil para quem é mais novo. O cara vai ganhar qualquer coisa, quer meter a cara dele lá para ficar conhecido. Não é o meu caso, fiz uma história e hoje estou aqui vendo [a Olimpíada] pela televisão. Mas estou feliz, está tudo bem", conclui.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.