Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PESADELO NA COZINHA

Erick Jacquin luta jiu-jítsu para salvar restaurantes falidos na TV

Reprodução/Facebook

Erick Jacquin com o lutador Demian Maia, dono da academia de jiu-jítsu usada pelo programa - Reprodução/Facebook

Erick Jacquin com o lutador Demian Maia, dono da academia de jiu-jítsu usada pelo programa

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2017 - 6h13

No programa Pesadelo na Cozinha, que estreia nesta quinta-feira (26) na Band, o chef Erick Jacquin terá a missão de resgatar restaurantes à beira da falência. Para isso, vale tudo: além de reformar os estabelecimentos e mudar os cardápios, o francês também leva gerentes e funcionários para lutar jiu-jítsu, passear de barco e até fazer um rally off-road.

As atividades fora da cozinha servem como dinâmica do grupo, com o propósito de unir as equipes. Mas, para Jacquin, também funcionam como terapia. "As pessoas precisam de um momento para elas e essas pessoas que trabalham com cozinha não têm, trabalham todos os dias, fim de semana... A vida não pode ser só o restaurante", ensina.

No programa, o jurado de MasterChef passa uma semana em cada estabelecimento _foram 13 no total. Nesse tempo, se depara com moscas e ratos na cozinha, carne de qualidade jogada na pia cheia sabão e até um homem que passa pelo salão enrolado em uma toalha. Mas os piores problemas, afirma ele, não são tão visíveis. "O pior é a falta de confiança. Sujeira você pode limpar, mas ouvir o dono falar: 'Eu não sou ninguém' é chocante", conta.

divulgação/Band

Erick Jacquin visita restaurantes à beira da falência no novo programa Pesadelo na Cozinha

Apontado pela direção da Band como uma escolha natural para comandar o programa, Jacquin já viveu na pele a experiência de levar estabelecimentos à falência: entre 2006 e 2013, ele comandou o La Brasserie, que fechou as portas por problemas financeiros. "A experiência é foda, só quem passou por isso sabe como é. Já chorei, já xinguei e estou pagando até hoje por isso", confessa.

Do La Brasserie, ele tirou uma lição: caso volte a ter um restaurante próprio, fará tudo diferente. "Lá, eu comecei comandando um barco com 90 funcionários. Se eu abrir algo, seremos eu, minha mulher e dois amigos. E nunca abriria às segundas-feiras [para poder descansar]", diz ele, que aproveita a experiência televisiva de uma forma inusitada. "No restaurante, eu xingava, mandava a pessoa embora e levava um processo trabalhista. Hoje, faço tudo isso e eles ainda me pagam", diverte-se.

'Não sou queijo para ter tipos'
Depois de xingar e criticar os participantes do MasterChef, Jacquin surpreendeu o público da Band na versão infantil do programa, em que revelou seu lado mais doce. Questionado sobre qual "versão" do chef vai dar as caras no Pesadelo na Cozinha, o revoltado ou o fofo, o francês não perde a piada.

"Não tem mais de uma versão de Jacquin, não sou um queijo para ter tipos. Vou ser no programa quem eu sou. Fico nervoso, às vezes a equipe até precisa me controlar (risos). Mas tenho emoção também. Cozinhar é minha paixão, se eu não gostasse não faria. Um padre que não acredita em Deus não pode rezar a missa", compara.

Um "tipo" que Erick definitivamente não viverá no programa é o de Gordon Ramsay, o desbocado chef inglês que comanda na Inglaterra e nos Estados Unidos o Kitchen Nightmares _formato que gerou o Pesadelo na Cozinha. "Nem sei quem é esse cara. Vi alguns minutos do Chicote [Alberto Chicote, da versão espanhola], mas não quis ser contaminado vendo o que os outros fazem", minimiza.

O Pesadelo na Cozinha será exibido na Band todas as quintas-feiras às 22h30 e, aos domingos, às 20h05, no canal pago Discovery Home & Health, com reapresentações às sextas-feiras, às 23h10.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.