SHARK TANK BRASIL

Empreendedor intriga jurados com produto que transforma xixi em água

Divulgação/Sony

O empresário Ezequiel Vedrana, que criou uma suposta alternativa às descargas sanitárias - Divulgação/Sony

O empresário Ezequiel Vedrana, que criou uma suposta alternativa às descargas sanitárias

FERNANDA LOPES - Publicado em 12/01/2017, às 05h50

"Quero ver que tubarão está disposto a entrar nesse negócio e me ajudar a salvar a água do planeta". É com esse discurso extremamente otimista que o empresário Ezequiel Vedrana entra no estúdio do reality show Shark Tank Brasil. No episódio que vai ao ar nesta quinta (12) no Canal Sony, ele apresenta aos investidores um produto supostamente inovador e ecologicamente vantajoso, mas gera desconfiança por supervalorizar sua ideia.

Em frente a cinco dos empresários mais bem-sucedidos do país, Vedrana começa a falar sobre... xixi. Ele criou um dispositivo que pode ser acoplado a vasos sanitários para substituir a descarga na hora do número um. Um mecanismo dispara um produto químico dentro do vaso e "desconfigura" o xixi.

"No Brasil, são gastos por ano mais de 8 bilhões de litros de água potável em descargas. Por isso, desenvolvi o produto, um aditivo biodegradável que trabalha nas características da urina, removendo odor, alterando a coloração, eliminando germes e bactérias e deixando um perfume agradável", explica.

Os investidores entendem o impacto positivo que a invenção pode gerar ao meio-ambiente, mas questionam a patente do produto (que já é muito popular nos Estados Unidos, por exemplo) e principalmente o valor que Vedrana dá a seu empreendimento.

O empresário pede R$ 500 mil de investimento em troca de 10% de participação no negócio. Rapidamente, Cristiana Arcangeli entende que ele acredita que sua empresa vale R$ 5 milhões.

Vedrana explica que esse número foi calculado com base na perspectiva de lucro que o negócio pode ter, mas a investidora faz questão de deixar clara sua opinião: "O valuation (valor de um empreendimento) está errado. Para mim, sua estratégia está errada".

Depois de Vedrana, outro empresário apresenta aos "tubarões" uma ideia curiosa: o chef Fabrício Goulart criou um ketchup feito com massa de banana e quer ampliar sua linha de molhos. Ele precisa convencer os jurados de que seu produto não é apenas saboroso, mas também capaz de crescer no mercado.

Além deles, passam por esse episódio do programa um empresário que busca investimento para uma linha de suplementos e alimentos feitos para consumidores veganos e alérgicos e uma dupla que vende, por assinatura, caixas com produtos para gestantes e bebês.

Formato de sucesso em mais de 30 países, Shark Tank está em sua primeira temporada no Brasil. A cada episódio, o programa recebe novos participantes em busca de investimento para suas empreitadas comerciais. O reality show vai ao ar no Canal Sony todas as quintas-feiras, às 21h.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Ficha técnica: War for the Planet of the Apes. EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2017, 140 min. Direção: Matt Reeves. Elenco: Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn, Karin Konoval, Toby Kebbell. Disponível no Now.

Sinopse: Os macacos liderados por Caesar (Serkis) enfrentam os humanos do sanguinário Coronel (Harrelson) em uma batalha mortal. Depois de sofrer várias perdas, Caesar precisa lutar contra seus instintos mais sombrios para vingar sua espécie. Tem início uma nova guerra que vai redefinir o futuro do planeta.

Por que assistir: Indicado ao Oscar de efeitos visuais, o longa rendeu protestos contra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que optou por não indicar Serkis como melhor ator, já que a performance dele se deu por meio da captura de movimentos. Um dos mais badalados atores nesse segmento, Serkis dá show como Caesar, passando emoção na voz e nas expressões faciais do macaco com personalidade humana e muitos conflitos.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Mulheres em foco

Claudia Winkleman (à esq.) e Tess Daly, apresentadoras da BBC: salário menor - Reprodução/BBC A BBC, principal rede de TV do Reino Unido, anunciou um novo plano de carreira que melhorará a vida das funcionárias da empresa. Diretora da versão escocesa da emissora, Donalda MacKinnon será a responsável pelo ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook