Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Copa na TV

Em teatro mal ensaiado, Globo usa Copa para divulgar novelas e irrita o público

Reprodução/Globo

O narrador Cléber Machado e o comentarista Júnior falam sobre novelas nas transmissões da Copa - Reprodução/Globo

O narrador Cléber Machado e o comentarista Júnior falam sobre novelas nas transmissões da Copa

THELL DE CASTRO

Publicado em 20/6/2018 - 6h32

A Globo está aproveitando a boa audiência dos jogos da Copa do Mundo para divulgar suas novelas. Narradores e comentaristas estão interagindo sobre as tramas e, em alguns momentos, rolam até piadas sobre o tema. Mas nem todo mundo está gostando disso _tem muita gente reclamando nas redes sociais.

O maior problema é que algumas dessas promoções são claramente forçadas, como um teatrinho mal ensaiado. Os comentaristas aparentemente não fazem ideia do que estão falando, e tudo soa muito falso.

Na terça (19), na partida entre Japão e Colômbia, Luis Roberto bateu o recorde de citações de novelas. "Tem vilã em ação em Belíssima. Estamos falando do talento de atrizes como Fernanda Montenegro", anunciou, conversando com o ex-jogador Roger Flores.

No sábado (16), na transmissão de Argentina e Islândia, o mesmo Luis Roberto perguntou para Roger se ele era noveleiro. O comentarista disse: "Qual brasileiro não é? Lógico que a gente assiste às novelas. E Segundo Sol está bem, hein?.

Em seguida, o narrador informou que o capítulo do dia apresentaria "uma revelação importantíssima". Detalhe: Roger é ex-marido de Deborah Secco, que interpreta a vilã Karola, um dos principais papéis da trama.

Logo na estreia da Copa, entre Rússia e Arábia Saudita, na quinta-feira passada, Galvão Bueno falou várias vezes de Orgulho e Paixão e Deus Salve o Rei. "A vida do rei Augusto está em perigo. Não perca hoje o capítulo inédito de Deus Salve o Rei", disse o narrador durante a partida.

Na partida entre Brasil e Suíça, Galvão foi mais comedido. Fez o primeiro comercial aos 18 minutos do primeiro tempo. Ao comentar sobre a novela das nove, fez a tradicional pergunta: "Pode isso, Arnaldo". O comentarista de arbitragem resmungou qualquer coisa, numa demonstração de que não estava confortável para opinar sobre o assunto.

Os telespectadores certamente estavam esperando algum gancho para Galvão falar de Bruna Marquezine em Deus Salve o Rei, quem sabe um belo gol de Neymar. Mas, com o clima tenso, o narrador diminuiu os comentários sobre as tramas, especialmente no segundo tempo.

No Twitter, os telespectadores não perdoam. Muita gente reclama da quantidade de chamadas e promete mudar de canal. Outros se questionam se as novelas estão com audiência baixa, precisando de um empurrão ou até buscando um público novo. 

"Esses comentaristas da Globo obrigados a dizer que estão preocupados com a novela, em plena Copa do Mundo, é o marketing mais mentiroso que há", tuitou o perfil Impedimento. "A Globo tentando dar uma turbinada na audiência das novelas usando a Copa do Mundo e acabando virando piada. Os caras nem assistem novela e fazendo chamada, todos desengonçados", disse outro internauta.

O novato Gustavo Villani também não escapou. "Globo contratou o Gustavo Villani, um dos melhores narradores do país, pra fazer o cara ficar falando de novela durante a transmissão", esbravejou um torcedor.

Ainda no Twitter, o especialista em novelas e blogueiro do UOL, Nilson Xavier, deu a sua teoria. "Acho que esses chamadões de novelas têm a ver com a grade bagunçada por causa da Copa. Lembram da tragédia que foi em 2014", opinou.

Nem o padre Fábio de Melo perdoou. No domingo, em seu perfil no Twitter, ironizou: "Ao interromper a narração, num momento tenso do jogo, para falar dos conflitos da novela, Galvão experimenta o mesmo desconforto que Sonia Abrão experimenta sempre que precisa interromper um assunto pesado, difícil, para falar dos benefícios da plástica natural Heloísa Medina".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.