Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Encolheu mais um pouco

Em baixa no Ibope, Hoje em Dia 'seca' e perde mais 15 minutos no ar

ANTONIO CHAHESTIAN/TV RECORD

Os apresentadores Edu Guedes, Chris Flores e Celso Zucatelli, que comandam o programa Hoje em Dia - ANTONIO CHAHESTIAN/TV RECORD

Os apresentadores Edu Guedes, Chris Flores e Celso Zucatelli, que comandam o programa Hoje em Dia

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 8/1/2014 - 19h26
Atualizado em 9/1/2014 - 7h00

Desde a semana passada, o Hoje em Dia, da Record, está 15 minutos menor. Em queda no Ibope, o programa está entrando no ar por volta das 10h15 e saindo ao meio-dia. A redução no tempo de duração do matinal aconteceu na surdina, sem nenhum tipo de comunicado aos telespectadores.

Com a redução do Hoje Em Dia, o Fala Brasil ganhou mais 15 minutos. Como entra no ar às 8h40, o Fala Brasil tem agora mais de uma hora e meia de duração, uma eternidade para um telejornal que vive de reprisar reportagens do dia anterior.

A mudança tem a ver com audiência. O Fala Brasil é vice-líder consolidado em seu horário e eventualmente fica em primeiro lugar na Grande São Paulo, batendo o Mais Você, de Ana Maria Braga, na Globo. Já o Hoje Em Dia, desde que a Globo lançou o Encontro com Fátima Bernardes, sofre na disputa com os desenhos do SBT. Geralmente empata, mas não é raro perder, ficando em terceiro lugar.

A média do Fala Brasil gira em torno de 5 pontos, enquanto a do Hoje em Dia está na casa dos 4 pontos. Como o Balanço Geral SP, exibido depois, dá mais audiência (acima de 6 pontos), o Hoje Em Dia é um problema na grade da Record: derruba a audiência da emissora. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo. 

Essa não é a primeira vez que Hoje em Dia perde espaço na grade. Ao longo dos seus oito anos de existência, a atração foi tendo seu tempo de duração reduzido aos poucos, encolhendo de quatro horas para a atual uma hora e 45 minutos. Também já perdeu um dia de exibição, os sábados, para o Esporte Fantástico.

A última vez que o Hoje em Dia teve seu tempo encurtado foi também no começo de um ano, em 2012. À época, o programa deixou de ser exibido das 9h35 às 12h, passando a ficar no ar das 10h às 12h. Essa redução anterior também favoreceu o Fala Brasil.

Não é nada comum um telejornal tão grande, mas a Record aposta alto no jornalismo. No período da manhã, a rede coloca três telejornais na sequência: o Balanço Geral, o SP no Ar e o Fala Brasil. No começo das noites, esse quadro praticamente se repete, com o Cidade Alerta seguido pelo Jornal da Record.

Procurada desde a última terça-feira (7), a assessoria de imprensa da Record não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.

LEIA TAMBÉM:

Globo muda de estratégia e volta a divulgar programação no Facebook

Rafinha Bastos deve assumir Agora É Tarde no lugar de Danilo Gentili

Grávida de novo, Valdirene desmaia ao posar nua e sonha virar Xuxa

Aline esfaqueia Ninho e pega avião para a Europa

Niko dá o fora em Eron e decide conquistar Félix

Ator de Amor à Vida faz piada com Anderson Silva e se irrita com críticas

Apelo sexual é atrativo e ponto forte em Amores Roubados


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.