Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Adeus, padrão

Desesperada por ibope, afiliada da Globo mostra cadáver em jornal às 7h da manhã

Reprodução/Rede Bahia

O repórter Vanderson Nascimento, com cadáver ao fundo, durante telejornal da Globo da Bahia - Reprodução/Rede Bahia

O repórter Vanderson Nascimento, com cadáver ao fundo, durante telejornal da Globo da Bahia

DANIEL CASTRO

Publicado em 27/2/2018 - 6h02

Em segundo lugar no Ibope diurno em Salvador e ameaçada de cair para o terceiro, a afiliada da Globo da Bahia resolveu apelar. Ontem (26), no Jornal da Manhã, o equivalente ao Bom Dia São Paulo local, exibiu o corpo de um homem morto, estirado no chão, como fazem os telejornais policiais de suas concorrentes da Record e do SBT _não só na Bahia.

Foi a primeira vez que o jornalismo da Globo mostrou um cadáver em uma reportagem policial comum, em plena luz do dia _eram 6h49. A rede diz que houve um "erro de enquadramento".

A imagem do corpo de um homem morto apareceu no vídeo durante 40 segundos, em segundo plano, durante um link ao vivo do repórter Vanderson Nascimento. O jornalista praticamente não tinha nenhuma informação, o que reforça o caráter apelativo da imagem. Apenas contou que o corpo foi encontrado pela manhã caído na avenida Vasco da Gama e que não aparentava sinais de violência (veja vídeo abaixo).

Controlada pela família Magalhães, a Rede Bahia está sob forte pressão no Ibope. Há um ano perde para os telejornais diurnos da TV Itapoan, a afiliada da Record. Depois do apagão analógico, em setembro, passou a ficar atrás da rival durante quase todo o dia. Em janeiro, foi derrotada na média das 7h às 17h, por 10,6 a 10,2 pontos.

A situação piorou ainda mais em fevereiro, e a afiliada da Globo se viu ameaçada pelo SBT. Em vários horários, como o do Mais Você, tem ficado em terceiro lugar. Na última sexta (23), o Fala Brasil, que compete com o programa de Ana Maria Braga, cravou média de 13,6 pontos em Salvador. No horário, a Rede Bahia deu 3,9, menos da metade do que os desenhos de Silvio Santos (8,5).

Até o Hoje Em Dia, que na Grande São Paulo é terceiro colocado, humilha a Globo baiana, com quase o dobro do ibope do Encontro com Fátima Bernardes.

Marcas consagradas como o Globo Esporte, o Jornal Hoje e o Vídeo Show não são páreo para o Balanço Geral Bahia, que registra audiência até 50% maior. A Sessão da Tarde perde para as reprises de novelas da Record.

Numa tentativa de mudar esse cenário, a direção da Rede Bahia trocou o comando do jornalismo. Roberto Appel, depois de 15 anos, se aposentou e cedeu o cargo, logo após o Carnaval, para Eurico Meira da Costa, ex-Globo de Santa Catarina. Depois disso, os telejornais locais passaram a investir mais forte em noticiário policial.

Procurada, a TV Globo negou que tenha mudado sua linha editorial, que recomenda expressamente que não se mostre imagens de cadáveres. Segundo a cabeça-de-rede, a Rede Bahia afirmou que foi "um erro de enquadramento". O Notícias da TV não conseguiu falar com executivos da Rede Bahia até a conclusão deste texto.

Veja o vídeo em que pela primeira vez o jornalismo da Globo mostrou um cadáver numa cobertura corriqueira:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.