Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Jornal do Campo

Criador do Globo Rural deixa a TV após 37 anos no comando do programa

Reprodução/YouTube

O jornalista Humberto Pereira, criador do Globo Rural, em entrevista publicada no Youtube - Reprodução/YouTube

O jornalista Humberto Pereira, criador do Globo Rural, em entrevista publicada no Youtube

DANIEL CASTRO

Publicado em 24/11/2017 - 8h42

Editor-chefe do Globo Rural desde a primeira edição do programa, em janeiro de 1980, o jornalista Humberto Pereira deixará a Globo em 31 de dezembro. Criador do formato consagrado do jornalístico, uma das maiores audiências da TV aos domingos, Pereira sai da emissora após 41 anos na casa. Deixa de ser, assim, o jornalista há mais tempo na direção de um programa.

Também deixará o Globo Rural no último dia de 2017 o chefe de Redação Gabriel Romeiro, também na revista semanal desde o início. Assim, de uma só vez, o programa perderá seu primeiro e segundo nomes nos bastidores. No entanto, não há nenhuma sinalização de mudança de linha editorial. O substituto de Pereira será Lucas Battaglin, chefe de reportagem, portanto terceiro homem na hierarquia atual do Globo Rural.

"Numa dessas coincidências que explicam tudo, Lucas Bataglin era estagiário quando Gabriel Romeiro chegou para liderar o jornalismo da TV Bandeirantes em 1974. Gabriel gosta de lembrar que ajudou na formação de Lucas, que, depois de uma passagem por outras emissoras, aportou na Globo, onde mais tarde encontrou o mestre. Em pouco tempo estava formado o trio que durante tanto tempo liderou o Globo Rural. Caberá ao Lucas  a missão de comandar o Globo Rural a partir de 1º de janeiro de 2018", anunciou Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo da Globo, em comunicado interno distribuído ontem (23) à noite.

Tanto Humberto Pereira, nascido em 1939, quanto Gabriel Romeiro, 75 anos, sinalizaram que não pretendem se aposentar. "Na nossa conversa, eu disse a ele [Pereira] que esse momento um dia chega, e chegará para todos nós. Muitos vão curtir a vida, se dedicar à família; Humberto fará tudo isso, mas deixou claro que continuará trabalhando com a mesma dedicação, a mesma energia e a mesma criatividade em algo que ainda não sabe o que é", relatou Ali Kamel no comunicado.

Humberto Pereira chegou à Globo em 1976, a convite do publicitário Carlito Maia, após passagem pela revista Realidade. Segundo o projeto Memória Globo, foi editor no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Amanhã e Jornal da Globo, além de ter trabalhado no Fantástico. Participou da cobertura das primeiras eleições diretas no país, ainda na Ditadura Militar (1964-1985), para deputados e governadores, em 1982, e criou as "reportagens pedagógicas", que ajudavam o eleitor, por exemplo, a usar seu título e a fazer questionamentos sobre seu candidato.

"[Humberto Pereira] Ajudou a criar o Bom Dia São Paulo, inaugurando um novo horário para o telejornalismo, 40 anos atrás. No final de 1979, recebeu a missão que marcaria a sua trajetória e a da Globo. O projeto do Globo Rural trouxe uma novidade para as telas da TV: informação sobre o campo para o público da cidade. Na redação, entre risos, os colegas apelidaram o novo programa: era o Mandioca News. Humberto achava graça", escreveu Ali Kamel na despedida "oficial" do jornalista.

"De um longínquo janeiro de 1980 até hoje, Humberto cuidou de todos os detalhes: das cartas em papel que ainda chegam à Redação pedindo dicas sobre hortas caseiras ao planejamento de séries memoráveis, inclusive para outros programas,  que levaram o telespectador aos rincões do Brasil e do mundo. A última delas a viagem pelo Rio Nilo, que Sonia Bridi e Paulo Zero levaram ao ar no Fantástico, um projeto que Humberto concebeu lendo os maiores egiptólogos do século 20", completou o diretor-geral.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.